InícioInstituiçãoBenefícios de se adotar pagamento recorrente na sua IE

Benefícios de se adotar pagamento recorrente na sua IE

Quando falamos dos efeitos causados ​​pela pandemia do COVID 19, podemos observar os efeitos causados ​​na economia, que revelaram um velho problema conhecido no setor educacional: a inadimplência desorientada que afeta e prejudica toda a cadeia institucional e as relações entre os alunos, responsáveis e instituições.

Instituições que não têm uma boa gestão inicial sofrem mais, o que pode criar uma bola de neve para o problema e aumentar as chances de perdas irreversíveis.

Especialmente nesta fase turbulenta da economia, as instituições procuram encontrar medidas para limitar o incumprimento de obrigações e garantir a fidelização dos seus alunos. Uma delas é o pagamento recorrente, que regula a forma de contratação do serviço de aprendizagem.

Continue lendo este post para saber mais sobre esse conceito e as suas vantagens em sua instituição.

O que significa pagamento recorrente?

O pagamento recorrente consiste na faturação automática, designadamente por débito automático, cartão de crédito ou débito direto, pela subscrição de serviços prestados durante o período acordado entre o contratante e a entidade contratante.

O termo “recorrente” significa que, se o plano for pago durante um período especificado, o serviço é garantido. O pagamento recorrente como forma de aluguel pode ser encontrado em estabelecimentos que utilizam planos mensais, semestrais e anuais, como academias, clubes, canais por assinatura e claro, instituições de ensino.

Apesar de não ser uma modalidade nova de renda, o principal motivo para a adoção do pagamento recorrente nas instituições de ensino é a praticidade e garantia de renda, de forma rápida e sem burocracia, já que todas as autorizações para cobrança acontecem no momento da assinatura do contrato. Também aumenta a chance de redução da inadimplência, como veremos adiante.

Quais são os benefícios do pagamento recorrente para a gestão escolar?

Com a automatização proporcionada pelo pagamento recorrente, a gestão escolar ganha força com benefícios em diversas áreas como financeira, administrativa, relacionamento estudantil e familiar, etc. Confira nossa lista abaixo.

Reduzindo a inadimplência

Os problemas financeiros nem sempre são a principal causa do insucesso escolar. Há certos casos em que o esquecimento é um fator que faz com que o ensino permaneça aberto. Como o pagamento recorrente é agendado, o valor é descontado automaticamente na data acordada sem afetar nenhuma das partes, o que ajuda a reduzir os atrasos.

Melhorar o relacionamento com os gestores financeiros

Os atrasos nas mensalidades podem ser um forte ponto de atrito com os alunos ou responsáveis ​​financeiros. Dependendo da abordagem da instituição, as consequências dessa conversa podem ser desfavoráveis, levando não só à evasão dos alunos, mas também a uma imagem negativa da instituição no mercado.

Para pagamentos recorrentes, além da automatização do faturamento, como dissemos, há flexibilidade na data de pagamento. Com as considerações financeiras pesando muito na escolha ou permanência em uma instituição de ensino, esse detalhe pode fazer toda a diferença e ser um diferencial competitivo, tanto na atração quanto na retenção de alunos.

Melhoria na gestão administrativa e financeira

O serviço de assinatura fornece à instituição um conjunto de dados em tempo real, o que permite uma maior gestão administrativa e financeira. Por exemplo, é possível saber com mais precisão quando e quanto a instituição de ensino receberá pelos serviços prestados, mas também quais mensalidades já caíram e quantas estão prestes a vencer.

Além de um controle financeiro muito maior, isso permite uma melhor previsão para uma melhor tomada de decisão.

Produtividade aumentada

Com a automação de pagamentos, sua equipe financeira não perderá mais tempo realizando tarefas repetitivas e improdutivas, como contatar inadimplentes um a um. Além do pagamento automático, os lembretes podem ser acionados instantaneamente para os mutuários. Dessa forma, as finanças podem ser destinadas a tarefas estratégicas que exigem concentração, gerando resultados reais para a instituição. O setor ganha tempo e agilidade.