InícioEscolaAdministraçãoCapacite seu time e promova a colaboração!

Capacite seu time e promova a colaboração!

Em nossa última matéria, destacamos a importância de possuir uma equipe organizada e mencionamos vários benefícios que sua instituição de ensino obterá ao promover um trabalho em conjunto. Agora, que tal conferir o nosso checklist para verificar se o seu colégio atende todas as necessidades de um espaço colaborativo?

Construa uma escola de sucesso: Capacite seu time e promova a colaboração para um ambiente de aprendizado excepcional!

1.  Você já estabeleceu metas e objetivos?

Este é um processo crucial, pois aqui você se adequa às necessidades da sua escola juntamente com as dos seus clientes. É importante que isso fique claro para todos os envolvidos. Considere também instaurar visões e valores que deseja transmitir. Já as tem bem definidas? Se não, não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Vamos apresentar alguns exemplos de princípios que você pode adotar.

Então, suponha que você tenha um colégio de educação infantil, que atende bebês e crianças de 1 a 5 anos. A partir dessa informação, é possível definir algumas características do público: pais de crianças novas e até mesmo de primeira viagem. Portanto, quais seriam os receios desse público? Alguns deles podem ser: ansiedade e preocupações ao se separar do(a) filho(a), incertezas sobre a adaptação, entre outros.

Agora, com uma breve noção de como o seu público funciona, vamos estabelecer nossas visões:

1. Procuramos sempre oferecer excelência educacional.

2. Mantemos um ambiente acolhedor e seguro.

3. Construa uma parceria com as famílias.

4. Estimulamos a curiosidade e criatividade de nossos alunos.

5. Buscamos constantemente o aprendizado com empatia.

Por fim, nossos valores:

1. Respeito, cuidado e afeto.

2. Integridade.

3. Colaboração.

4. Inclusão.

5. Responsabilidade.

Com estes pontos determinados, podemos traçar um exemplo de objetivo: Quero garantir uma atmosfera que trás segurança, onde as crianças se sintam amadas, respeitadas e valorizadas em seu crescimento individual.

Portanto, baseando-se nesse propósito, algumas metas poderiam ser:

1. Criar uma atmosfera acolhedora em que as crianças se sintam amparadas, facilitando sua adaptação.

2. Implemente regras de convivência e comportamento para promover um local de amparo para todas as crianças.

3. Fomentar a empatia e a compreensão mútua entre todos.

Dessa forma, estaremos alinhados com as necessidades e expectativas dos clientes, promovendo uma experiência positiva e enriquecedora para os envolvidos.Este foi o nosso exemplo, mas para definir corretamente seu ponto de partida, você precisará entender quem realmente é o seu cliente. Uma sugestão é que você crie pesquisas de satisfação, analise em qual categoria o seu público se encaixa e compare com o tipo de serviço que é oferecido em sua instituição de ensino.

2.  Você oferece oportunidades para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores?

Desenvolver visões, valores, metas e objetivos não é apenas relevante para os clientes, mas também deve ser integrado a todos os membros, a fim de motivá-los a disseminar esses princípios por todo o ambiente de trabalho. Levando essa informação em consideração, vamos explorar algumas formas que podem ajudar a motivar seus funcionários e proporcionar mais aberturas para crescimento:

1. Considere aplicar workshops e treinamentos internos: aqui é interessante abordar tópicos relevantes para a prática pedagógica e desenvolvimento da equipe. Assim, inclua metodologias de ensino, gestão de sala de aula, estratégias para um aprendizado lúdico, entre outros assuntos.

2. Participação de eventos educacionais: crie um incentivo para todos os envolvidos participarem de conferências ou seminários, para que possam se atualizar sobre últimas tendências e melhores práticas em seus respectivos setores.

3. Grupo de estudo e trocas de conhecimento: Aqui podem ser discutidos livros, artigos ou pesquisas relacionadas à educação, experiências e aperfeiçoamento. Considere também agregar bolsas de estudo e cursos.

4. Reconhecimento e colaboração: é muito importante reconhecer quando se faz um bom serviço, principalmente para as pessoas que buscam constante desenvolvimento profissional. Considere criar um plano de carreira, caso seja possível, pois isso trará confiança para seu time.

3. Sua escola possui um ambiente de colaboração e trabalho em equipe?

“Uma das competências que a escola tem buscado estimular em crianças, jovens e adultos é a capacidade de trabalhar em equipe, de forma colaborativa, visando um objetivo em comum. Para a escola, enquanto comunidade de aprendizagem, e partindo do pressuposto de que nela todos aprendem uns com os outros, essa competência não é somente algo que se espera do estudante ao final de seu processo formativo, mas é a própria forma como se devem construir as demais aprendizagens no meio escolar.”

Gestão Escolar

Como mencionado anteriormente, ter um time que colabora e se apoia tornará o espaço mais saudável e trará benefícios significativos para a imagem de seu colégio, especialmente aos pais que se sentem ansiosos e inseguros. Isso transmitirá a confiança necessária. Funcionários confiantes tendem a agregar ainda mais valor à sua instituição de ensino!

4. Existe um constante estímulo à inovação?

Capacite seu time e promova a colaboração!

Essa prática pode ser adotada por todos os times, oferecendo espaço para que seus funcionários possam receber e dar feedbacks. Ideias incríveis para aulas ou melhorias na organização podem surgir dessa troca de ideias. Algumas dessas avaliações podem ser aplicadas em âmbito coletivo ou individual, sendo importante estar atento ao perfil de cada funcionário.

5. Sua escola possui uma atmosfera de respeito e confiança?

Falando em feedback, esse é um ponto que abordamos constantemente em nossas matérias. Imagine o seguinte cenário: um pai visita sua instituição de ensino para conhecê-la, mas encontra funcionários despreparados, mal-humorados e sem empatia… Que segurança ele teria para matricular seu filho? Nenhuma, não é mesmo? Ninguém gosta de ser mal atendido e muito menos confia que essas pessoas cuidarão de forma adequada da educação de seu filho. Portanto, é fundamental prestar muita atenção a atmosfera que seu colégio possui, tente sempre garantir que seus colaboradores se sintam seguros e respeitados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes