InícioEducação5 tendências para a educação em 2023

5 tendências para a educação em 2023

Quando falamos de áreas afetadas pela pandemia do COVID-19, a educação tem sido uma que sofreu diversas mudanças e forçada a se renovar, principalmente pela aceleração da transformação digital. As oportunidades de negócios são promissoras para quem está no setor, e as principais tendências da educação em 2023 apontam para caminhos cada vez mais disruptivos.

Isso porque, enquanto o ensino tradicional foi severamente afetado, os startups educacionais, conhecidas como edtech, tiveram um crescimento exponencial e ajudaram a construir uma educação mais democrática e inclusiva. À medida que o setor cresce, espera-se que o ensino tradicional seja reformulado e adaptado ao contexto tecnológico e aos alunos com mais vontade de inovar.

Edtechs no Brasil

O Brasil é um terreno fértil para a inovação. E isso se reflete no número de startups que existem hoje no país. Por exemplo, no setor de educação, existem 813 edtechs ativas, de acordo com o mapeamento Edtech 2022 da Abstartups.

Segundo o relatório, houve um aumento de 44% no número dessas empresas. Além disso, as projeções do setor são mais otimistas para os próximos anos. De acordo com o Distrito Report, espera-se que a edtech movimente mais de US$ 350 bilhões globalmente até 2025. As instituições de ensino estão, portanto, adaptando e modernizando seus currículos e usando a tecnologia para educar crianças, jovens e adultos.

Quais são as 5 principais tendências para a educação em 2023?

Como vimos ao longo, o mercado educacional e especialmente a edtech têm perspectivas animadoras para o futuro. Veja quais são as principais tendências da educação em 2023.

1. Cultura de aprendizagem ao longo da vida

Uma cultura do lifelong learning, que promove a aprendizagem contínua ao longo da vida, ganha cada vez mais adeptos. Uma pesquisa do Pew Research Center revelou que 73% dos americanos se consideram aprendizes ao longo da vida. Aos poucos, essa tendência começa a surgir por aqui, e cada vez mais pessoas demonstram interesse em continuar seus estudos por meio de qualificação e requalificação.

Enquanto o upskilling visa melhorar as habilidades e competências, o retreinamento se concentra na requalificação profissional em um novo campo.

2. Educação híbrida

Herdada da pandemia, a educação híbrida provou que veio para ficar e continuará como tendência na educação em 2023. Ao mesclar o ensino presencial com o ensino online por meio da tecnologia, a educação híbrida permite mais autonomia para os alunos, além de ajudando a otimizar rotinas.

3. Customização do estudo

Com a digitalização acelerada da educação, a personalização dos estudos ganhará ainda mais força em 2023. Esse processo leva em consideração os interesses, o ritmo e as dificuldades de cada aluno. Dessa forma, a ideia é desenvolver o potencial de cada um deles. Desta forma, você pode melhorar o potencial individual de cada um deles.

4. Desenvolvimento socioemocional

Além do conhecimento formal adquirido em escolas, cursos e universidades, o mercado de trabalho valoriza cada vez mais as soft skills.

Eles nada mais são do que um conjunto de habilidades sociais e inteligência emocional que têm chamado a atenção dos recrutadores. Portanto, esta é uma tendência que deve continuar no futuro e parece ser uma grande oportunidade para a edtech.

5. Microaprendizagem

Considerado semelhante ao e-learning, o microlearning é uma abordagem educacional que favorece o aprendizado a partir de blocos menores de conteúdo. Na prática, isso significa que o conteúdo é menor, mais digital e voltado para as necessidades específicas do aluno, levando em consideração as limitações de armazenamento de informações.

Ao longo do artigo, você teve um panorama das principais tendências da educação em 2023. E, como vimos, a tecnologia continuará tendo um papel decisivo no desenvolvimento desse setor.