Plano de aulas para ensino infantil, ensino fundamental e médio durante a pandemia
Close
Plano de aulas para ensino infantil, ensino fundamental e médio durante a pandemia
Redação Connect Escolas
/ Categories: Gestão Escolar

Plano de aulas para ensino infantil, ensino fundamental e médio durante a pandemia

A elaboração e cumprimento de um cronograma de plano de aulas durante a pandemia não é algo fácil. Este desafio afeta professores, alunos, pais e os responsáveis pela instituição de ensino de formas diferentes. Assim sendo, é importante adotar uma série de estratégias que permitam aplicar metodologias e didáticas assertivas, tanto para o ensino infantil quanto para o fundamental e o médio. Por isto veja mais informações sobre este assunto a seguir. 

 

Considerações importantes sobre o plano de aulas 

Em primeiro lugar, é importante levar em consideração que a construção de um plano de aulas deve levar em conta algumas etapas básicas importantes. Assim sendo, este processo se caracteriza por: 

  • O planejamento de todo o conteúdo de determinada matéria que será dada para o aluno, bem como as diretrizes para seu processo de aprendizado; 

  • A definição do tema e do objetivo de cada aula, além das referências bibliográficas e tarefas que serão passadas aos alunos; 

  • O estabelecimento de objetivos a serem alcançados por meio daquela aula, levando em conta detalhes como a metodologia, os recursos didáticos e as diferentes formas de avaliar o aprendizado do aluno. 

Além destes detalhes principais, é importante ter em mente que o plano de aulas varia conforme o ensino infantil, médio e fundamental. Por isto, o próximo passo é entender as particularidades de cada uma destas etapas. Mais do que isto, entender também como adapta-las na pandemia. 

 

Configurando o plano de aulas conforme turmas e idades 

Planos de aula para ensino infantil 

Nesta fase, o mais indicado é estimular o lado lúdico e as múltiplas inteligências das crianças. Para tanto, o plano de aula ideal nesta idade voltado para a quarentena consiste em utilizar a tecnologia ao seu favor. Procure aliar recursos coo salas de aula virtuais com livros e atividades artísticas e manuais. Além disto, também é importante que, na medida do possível, os pais ou responsáveis engajem-se nas atividades propostas para os pequenos. 

Planos de aula para ensino fundamental 

Do primeiro ao quinto ano o aluno já está fazendo uso de habilidades específicas, como a leitura e a escrita. Assim sendo, o ideal é que, independentemente da matéria ministrada, o plano de aula feito durante a pandemia estimule estes dois fazeres. Além disto, o pensamento lógico e matemático dos alunos também deve começar a ser desenvolvido, tanto por meio de atividades teóricas quanto práticas. Tecnologia e criatividade para aulas online são fundamentais. 

Planos de aula para ensino médio 

Alunos que estão indo para a etapa final de sua vida escolar devem ter uma atenção especial com relação as suas aulas. O ideal para aulas online é, portanto, priorizar as técnicas e o fazer teórico, na medida do possível. Aproveitar a tecnologia para promover a interdisciplinaridade com outras matérias em meio a atividades conjuntas e tarefas avaliativas pode ser ideal para estimular os estudantes. Além disto, investir na comunicação e no diálogo traz bons resultados. 

 

Algumas considerações importantes 

É claro que este é apenas um panorama básico das melhores formas de se desenvolver plano de aulas para ensino infantil, fundamental e médio. Porém, levando em consideração o panorama atual para o ensino, é preciso adotar algumas medidas para garantir a eficiência de possíveis estratégias para se adotar em suas aulas: 

  • Contar com o aplicativo certo é de grande importância para organizar adequadamente suas aulas. Isto inclui horários, tarefas e exposição de conteúdos; 

  • Outro detalhe importante é considerar que toda a organização comunicacional entre alunos, professores, pais e toda a instituição de ensino será totalmente virtual. Assim sendo, é muito importante contar com uma plataforma específica para isto; 

  • Também é necessário pensar em questões sobre as limitações da aula online, bem como a logística e infraestrutura da escola. Isto porque, de uma forma ou de outra, todo o sistema educacional da instituição passa a ser online. 

Diante destas questões, uma das melhores coisas que podem ser feitas é contar com um aplicativo como o Connect Escolas. Desenvolvido pela Wetok Software, trata-se de uma ótima plataforma para centralizar sistema de ensino, comunicação e administração da instituição educacional. Tudo isto acaba contribuindo para a consolidação de planos de aula eficientes para todos os níveis de ensino. 

 

O que mais priorizar o plano de aulas online? 

De forma geral e mesmo depois que a pandemia passar, a tendência é de que as perspectivas do ensino mudem completamente. Isto significa que, mesmo que esta seja uma época de aprendizado, acertos e erros, as bases estabelecidas agora serão fundamentais para o futuro. Dentro deste contexto, em um plano de aula online não deixe de priorizar: 

  • Tópicos de interesse dos alunos, que de algumas forma se relacionem com as matérias passadas. Aqui, criatividade é a palavra-chave; 

  • A integração de diferentes tipos de mídia para passar conhecimentos e informações para os estudantes. O atual uso da tecnologia veio para ficar, por isto é melhor planejar como aproveitar ao máximo o que este recurso oferece; 

  • Uma construção colaborativa do conhecimento, aproveitando para envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizado. Isto fará uma grande diferença, além de estabelecer novas bases para uma educação mais sólida. 

É claro que nem sempre será possível colocar em prática estas sugestões de forma literal. Mas com um pouco de flexibilidade e capacidade de adaptação, além do uso do Connect Escolas, em pouco tempo será fácil contornar a maioria dos problemas que podem aparecer em planos de aula para ensino online.

 

Por fim 

Assim como qualquer outra questão relacionada a atual pandemia do coronavírus, a elaboração de um plano de aula online precisa de paciência e persistência. Nem sempre tudo o que você pensou dará certo na hora de executar, por isto é preciso ter um plano B. E se estiver em dúvidas ou com problemas, abra o diálogo com os alunos, seus pais e a própria escola. 

Por meio destas medidas e seguindo as dicas de organização de seu plano de aula, certamente você será capaz de alcançar os resultados pretendidos. Leve em conta as características de cada nível de ensino e busque sempre o melhor. Conheça o aplicativo Connect Escolas.

Print
1099 Rate this article:
4.7

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top