InícioAulasInovando a didática: Vídeos explicativos em sala

Inovando a didática: Vídeos explicativos em sala

Num mundo cada vez mais tecnológico, você pode até pensar que o vídeo em sala de aula não causa tanto impacto como antigamente. Porém, com os alunos tendo acesso a diversos aplicativos a um toque de sua mão através do smartphone, o professor foi obrigado a se reinventar e usar da criatividade para poder prender a atenção de cada aluno. E isso usando o vídeo como forma de inovar o aprendizado na sala de aula.

Mesmo diante desta nova realidade, cabe ao professor trabalhar o seu lado crítico na hora de utilizar este método como apoio da aprendizagem. Em primeiro lugar, cabe a ele avaliar se o vídeo oferece ensinamentos em sua maioria ou se é somente entretenimento. É importante atentar para o fato de que os alunos entendem quando seus professores colocam um vídeo apenas para ocupar um tempo ocioso ou quando isso acontece quando o professor falta, por exemplo. Ou, ainda, os professores que usam o vídeo para manter a turma sob controle. Uma ideia que não é nada boa.

Vídeo em sala de aula deve ser usado para promover debate

Quando bem utilizado, o vídeo em sala de aula é um excelente material de apoio no processo de aprendizagem. E isso vale para um conteúdo que já tenha sido assistido pelos alunos em casa, por exemplo. Isso se dá pelo fato de o próprio ambiente escolar favorecer um debate mais profundo sobre determinado tema e, o que é melhor, em grupo. Sem contar que uma imagem vale mais do que mil palavras, principalmente quando se trata de alguns fatos isolados. Uma explosão, um maremoto ou uma cena de mais impacto tem outra leitura quando mostrada através da linguagem audiovisual.

Outro ponto a ser observado é que cada vídeo deve ser estudado detalhadamente pelo professor para que escolha cada trecho a ser exibido, isso em caso de vídeos explicativos. Vídeos didáticos podem ajudar o professor a estimular o pensamento crítico de cada aluno, mas sempre respeitando a opinião de cada um.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração pelo professor é o tempo que será gasto na exibição de cada vídeo. Os filmes duram entre 90 e 120 minutos. Isso quer dizer que, se um professor decidir passar um filme na íntegra, irá ocupar dois horários de aulas ou mais. Por isso é interessante buscar alternativas para que exiba exatamente trechos necessários para a aula e de acordo com a matéria, se for o caso. Mesclar a aula com vídeo e o método tradicional é a melhor maneira de poder ensinar para alunos cada vez mais conectados. E que têm acesso a todo tipo de informação e por diversos meios.

Benefícios de se usar o vídeo em sala de aula

Existem muitos pontos positivos para optar por usar os vídeos em sala de aula. Com o crescimento constante da tecnologia, existem canais educativos feitos especialmente para serem usados com o objetivo de facilitar a vida de alunos e professores. Sem contar que os professores podem usar o material em vídeo para que os alunos estudem em casa.

Uma aula que mescla ensinamentos tradicionais com os mais novos, como o vídeo, por exemplo, pode aumentar o rendimento da classe em mais de 50%. Os estudantes de hoje têm mais facilidade de aprender com elementos visuais. E tem mais: os vídeos podem ser um método muito eficiente para o aprendizado de alunos com necessidades especiais.

Logo, por que não apostar nessa nova forma de ensinar?

Existem, ainda, muitas formas de usar a tecnologia audiovisual para ultrapassar barreiras geográficas com seus alunos. O mercado oferece uma série de aplicativos escolares disponíveis que podem levar seus alunos a uma viagem para outros locais. E do outro lado do planeta! Além de poderem visitar virtualmente outros países e cidades, podem visitar os museus mais famosos do mundo através de um tour online por aplicativos. É uma nova forma de aprender geografia!

Na educação física, por exemplo, os vídeos podem surpreender até mesmo uma disciplina que pode parecer não combinar com esta tecnologia. Aplicativos podem ensinar jogos de tênis, regras de futebol e até mesmo esgrima. Ou seja, todas as disciplinas podem usufruir do vídeo como forma de conectar alunos e professores. Dentro e fora da sala de aula.