InícioAplicativoIncentivando os usuários a utilizarem o aplicativo de sua escola

Incentivando os usuários a utilizarem o aplicativo de sua escola

Certamente, você já sabe quão efetivo é um aplicativo na hora de promover uma melhor comunicação entre uma empresa e os seus clientes, não é mesmo? O que muita gente desconhece é que essa ferramenta tecnológica também é extremamente relevante para a comunidade acadêmica.

Nesse sentido, a escola pode potencializar a comunicação com as famílias dos alunos mediante a adoção de um aplicativo que desempenhe uma série de funções interessantes para tanto para a escola quanto para alunos e família. Assim sendo, é possível reconhecer a necessidade de contar com um aplicativo de qualidade e que tenha como foco potencializar e estreitar o relacionamento escola-família-alunos.

Após perceber a extrema necessidade de contar com um aplicativo escolar e a instituição buscar a melhor alternativa do mercado, aparece uma dúvida bastante expressiva: Como incentivar os usuários a utilizarem o aplicativo de sua escola?

Nem sempre essa pergunta é respondida e é comum que diversas instituições acabem acreditando que o aplicativo de sua escola tornou-se obsoleto perante os olhos dos alunos e da família. Como sabemos que esta situação não é a mais adequada para a sua escola, decidimos abordar no texto uma variedade de dicas interessantes de como estimular o uso do aplicativo de sua escola. Estas dicas serão fundamentais para que o aplicativo se transforme em um ótimo mecanismo de contato entre a escola, a família e os estudantes.

A importância dos aplicativos na vida escolar

O uso dos aplicativos está cada vez mais em alta. As vantagens oferecidas pelos dispositivos móveis têm sido indispensáveis para diversos setores, entre eles a educação. Neste sentido, não há como negar que a era digital tem transformado de maneira significativa as metodologias de ensino.

Na sociedade da informação, os avanços tecnológicos são uma proposta enriquecedora que tem beneficiado o âmbito educacional. Isso porque o número de escolas que buscam nos aplicativos uma fonte de entrega de conhecimento está cada vez mais abrangente. Acorde as instituições que adotam um aplicativo para gerenciar a agenda escolar do aluno, é perceptível a diferença nos resultados acadêmicos e no processo de ensino-aprendizado do estudante.

Além dos aspectos citados anteriormente, é preciso esclarecer que há outras diversas vantagens de contar com um aplicativo escolar, porém, para que esta ferramenta seja realmente efetiva é fundamental pensar em novas metodologias de ensino que acompanhem a evolução tecnológica e conceitual enfrentada pelos alunos. É fundamental que a escola demonstre sintonia com as necessidades dos estudantes perante a nova era tecnológica e da informação. Após efetuar esse alinhamento, é possível detectar vantagens como:

• Comunicação real entre alunos, professores e direção.
  • Agiliza e torna mais eficiente a entrega de conteúdos e materiais.
  • Permite o compartilhamento de conteúdos interativos com os demais interessados.
  • Elimina a barreira geográfica entre a escola e a família.
  • Promove uma melhor interação e atividade dos alunos no meio escolar.

Embora todas as vantagens, benefícios e diferenciais sejam atraentes para a instituição, é preciso avaliar se o aplicativo de sua escola está sendo interessante para o aluno e sua família. Quando o uso do aplicativo não é recorrente, é preciso lançar mão de algumas ações em prol da melhor utilização do mesmo.

4 dicas para melhorar o uso do aplicativo de sua escola

• Aplicativo com atualizações frequentes

Um dos principais pontos na hora de escolher a melhor alternativa de app para a sua escola é verificar se ele promove atualizações frequentes. As atualizações são importantes para que o app funcione de maneira correta e se mantenha ágil. Outro ponto relacionado é investir em uma solução que integre funções. Prefira a opção que proporcione um abundante número de funções escolares relevantes para o seus alunos, escola e família.

• Compartilhe materiais relevantes

Algo que chama a atenção das pessoas é o conteúdo interativo. Apostar no compartilhamento de vídeos de atividades dos alunos, imagens de folders da escola com algumas novidades, enfim… Informações relevantes para os alunos e para os pais. Mas atenção, para que esta dica seja eficiente é preciso optar pelo compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-meta da escola. Caso contrário, o efeito poderá ser oposto ao pretendido.

• Apresente o app nas redes sociais

Se a escola tem uma forte presença nas redes sociais e nutre este canal de relacionamento com as famílias e os alunos, fazer postagens explicando o funcionamento é uma ótima opção. Quanto mais pessoas conhecerem as funcionalidades e os benefícios atribuídos ao aplicativo de sua escola, mais interesse manifestarão em usá-lo.

• Deixe de lado outros mecanismos de comunicação

É claro que os bilhetes escolares dificilmente deixarão de existir, afinal, imprevistos acontecem. No entanto, potencialize o contato com a família mediante o aplicativo de sua escola. Mas antes, faça uma reunião de pais e alunos e informe a nova metodologia de comunicação da escola. Nesse encontro, esclareça todas as dúvidas quanto ao uso do aplicativo e incentive o controle de notas, faltas e demais informações mediante o app.

Saiba mais informações sobre o melhor aplicativo escolar do mercado através dos artigos do site. Conte conosco caso precise esclarecer algumas dúvidas sobre o Connect Escolas.