Adaptação é a chave para a inovação
Close
Adaptação é a chave para a inovação
Redação Connect Escolas

Adaptação é a chave para a inovação

Adaptação é a chave para a inovação 

A transição de métodos de ensino do espaço físico para o virtual tem sido o maior desafio da educação atual. Levando em consideração a importância crescente do ensino virtual, inclusive em caráter de necessidade diante do isolamento social, adaptar-se a ele é fundamental. Assim sendo, veja a seguir algumas considerações importantes sobre esta nova realidade. Saiba também como é possível utilizar as tecnologias certas a seu favor, como o Connect Escolas. 

 

Tendências inovadoras trazidas pelo ensino virtual 

Dentro desta nova de ensino, o desenvolvimento da sala de aula virtual dentro de uma lógica de ensino EAD tem sido a maior tendência atual. Dentro deste contexto, tal panorama trouxe e solidificou tendências inovadoras, tais como: 

  • Aprimoramento de tecnologias educacionais como ensino multimídia e aplicativos específicos de ensino, entre outros; 

  • Utilização de gamificação para realização de atividades diversas de sala de aula. Este recurso também é aplicado em diferentes matérias e áreas; 

  • Desenvolvimento das múltiplas inteligências dos estudantes. Mesmo à distância, a atual tendência é valorizar os pontos fortes de cada um dos alunos; 

  • Aprendizagem coletiva, focada em um trabalho em equipe sólido e verdadeiro. Isto ultrapassa simples apresentações e tarefas em grupos, desenvolvendo a sala como um todo. 

É interessante notar como estes processos integram-se de forma harmônica dentro da sala de aula, sobretudo virtual. Um dos segredos para esta adaptação ser bem-sucedida é contar com os recursos certos, como o aplicativo Connect Escolas. 

 

O melhor aplicativo para o ensino virtual 

A criação de uma sala de aula virtual com todos os recursos citados acima é apenas uma das características do Connect Escolas. Trata-se de um programa que dispõe de ferramentas diversas para a consolidação do ensino, envolvendo alunos, pais, docentes e escolas, pois: 

  • Agrega uma grande gama de recursos de comunicação, privilegiando o contato direto com todas as pessoas cadastradas; 

  • Diversos recursos para promover o ensino, realizar atividades variadas garantir um aprendizado completo para cada aluno presente; 

  • Ferramentas de controle administrativo e financeiro para a instituição de ensino, o que permite um bom nível de funcionamento para a escola em geral; 

  • Menu simples e intuitivo, permitindo um acesso facilitado para todos os usuários. Além disto, tudo isto está disponível com a melhor relação custo-benefício. 

Ciente do quadro de contínuas mudanças proporcionadas pelo quadro atual, a Wetok Software, responsável pelo Connect Escolas, desenvolveu um aplicativo completo. Graças a seus recursos, o processo de migração para uma sala de aula virtual se torna mais simples e eficiente. 

 

Considerações para uma adaptação bem-sucedida 

Uma das coisas mais importantes para se ter em mente é o fato de que o atual quadro de educação virtual veio para ficar. Independentemente do que acontecerá no futuro, fatores como a educação 4.0 tornam estas tendências permanentes. Assim sendo, preste atenção no seguinte: 

  • Uma adaptação bem sucedida, sobretudo em ambientes virtuais, requer um bom nível de planejamento prévio. Por isto, a atual metodologia deve contemplar as limitações e potencialidades de uma sala de aula digital; 

  • A comunicação deve ser uma prioridade, envolvendo toda a comunidade escolar, os alunos e suas respectivas famílias. A digitalização do ensino contribui para facilitar este processo, de forma que o aprendizado se torna mais fácil e amplo; 

  • Outro aspecto que precisa de máxima atenção é a possibilidade de incluir recursos nunca antes pensados em uma sala da aula virtual. Entre estes, destaca-se a inteligência artificial (IA), concentração de dados em Big Data e uso de realidade aumentada. 

Uma coisa importante a ser considerada é o fato de que o processo de adaptação de uma sala de aula virtual é similar ao de qualquer empresa. Virtualizar o trabalho e as interações é algo novo e que traz vários desafios. Porém, se for feito de maneira bem sucedida seus benefícios são muitos. 

 

Em prol de um desenvolvimento adequado 

Levando em conta as considerações descritas acima, torna-se pertinente pensar de forma ampla e a longo prazo sobre a educação atual. Quando se trata do ensino virtual em salas de aulas digitais, adaptação e inovação andam de mãos dadas. Dentro deste contexto, algumas dicas podem ajudar muito neste sentido: 

  • Utilize os recursos trazidos pelo Connect Escolas para promover a interdisciplinaridade entre os professores e os alunos. O virtual auxilia muito neste processo, contribuindo para um elo contínuo de construção de conhecimento entre diversas matérias; 

  • Como contato com a tecnologia tornou-se parte de um processo contínuo, incentivar os alunos com a cultura do DIY pode ser uma ótima alternativa. Explore habilidades de criação, desenho, pintura e demais processos fora do virtual; 

  • Também é muito importante que haja o respeito aos limites e as dificuldades de todos em meio ao panorama atual. O momento pelo qual o mundo passa hoje é complicado para alunos, pais e docentes. Por isto é importante seguir estes passos com calma. 

É claro que a educação virtual é uma faca de dois gumes. Se por um lado auxilia com recursos e possibilidades, por outro pode frustrar pela falta de contato humano. Assim sendo, o mais importante é considerar estes dois fatores e encontrar um equilíbrio entre ambos. 

 

Um futuro promissor pela frente 

Muitas pessoas, inclusive especialistas, divergem com relação ao que pode acontecer no futuro da educação após a pandemia. Porém, não há como negar que as tendências atuais indicam novas perspectivas, que podem ser permanentes. A sala de aula virtual se encaixa neste quadro, o que não é algo ruim. A partir de consolidação, podem surgir perspectivas muito positivas: 

  • O uso do aplicativo escolar Connect Escolas, e o aperfeiçoamento das salas de aula virtuais abrem espaço para fortalecer o ensino pela transmissão de conhecimento; 

  • Na medida em que os alunos percebem as possibilidades que o ensino digital oferece, a tendência é que haja cada vez mais interesse em aprender; 

  • A facilidade em construir uma rede de ensinamento conjunta, não só envolvendo o aluno e o professor como todos a sua volta, fará uma grande diferença. 

Leve estes fatores em consideração. Assim, a adaptação para o ensino digital será bem-sucedido, e poderá ajudar muito na construção de um futuro melhor para os alunos. 

Print
68 Rate this article:
No rating

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top