InícioInovaçãoAdaptação é a chave para a inovação

Adaptação é a chave para a inovação

A transição de métodos de ensino do espaço físico para o virtual tem sido o maior desafio da educação atual. Levando em consideração a importância crescente do ensino virtual, inclusive em caráter de necessidade diante do isolamento social, adaptar-se a ele é fundamental. Assim sendo, veja a seguir algumas considerações importantes sobre esta nova realidade. Saiba também como é possível utilizar as tecnologias certas a seu favor, como o Connect Escolas. 

Tendências inovadoras trazidas pelo ensino virtual 

Dentro desta nova de ensino, o desenvolvimento da sala de aula virtual dentro de uma lógica de ensino EAD tem sido a maior tendência atual. Dentro deste contexto, tal panorama trouxe e solidificou tendências inovadoras, tais como: 

  • Aprimoramento de tecnologias educacionais como ensino multimídia e aplicativos específicos de ensino, entre outros; 

  • Utilização de gamificação para realização de atividades diversas de sala de aula. Este recurso também é aplicado em diferentes matérias e áreas; 

  • Desenvolvimento das múltiplas inteligências dos estudantes. Mesmo à distância, a atual tendência é valorizar os pontos fortes de cada um dos alunos; 

  • Aprendizagem coletiva, focada em um trabalho em equipe sólido e verdadeiro. Isto ultrapassa simples apresentações e tarefas em grupos, desenvolvendo a sala como um todo. 

É interessante notar como estes processos integram-se de forma harmônica dentro da sala de aula, sobretudo virtual. Um dos segredos para esta adaptação ser bem-sucedida é contar com os recursos certos, como o aplicativo Connect Escolas. 

O melhor aplicativo para o ensino virtual 

A criação de uma sala de aula virtual com todos os recursos citados acima é apenas uma das características do Connect Escolas. Trata-se de um programa que dispõe de ferramentas diversas para a consolidação do ensino, envolvendo alunos, pais, docentes e escolas, pois: 

  • Agrega uma grande gama de recursos de comunicação, privilegiando o contato direto com todas as pessoas cadastradas; 

  • Diversos recursos para promover o ensino, realizar atividades variadas garantir um aprendizado completo para cada aluno presente; 

  • Ferramentas de controle administrativo e financeiro para a instituição de ensino, o que permite um bom nível de funcionamento para a escola em geral; 

  • Menu simples e intuitivo, permitindo um acesso facilitado para todos os usuários. Além disto, tudo isto está disponível com a melhor relação custo-benefício. 

Ciente do quadro de contínuas mudanças proporcionadas pelo quadro atual, a Wetok Software, responsável pelo Connect Escolas, desenvolveu um aplicativo completo. Graças a seus recursos, o processo de migração para uma sala de aula virtual se torna mais simples e eficiente. 

Considerações para uma adaptação bem-sucedida 

Uma das coisas mais importantes para se ter em mente é o fato de que o atual quadro de educação virtual veio para ficar. Independentemente do que acontecerá no futuro, fatores como a educação 4.0 tornam estas tendências permanentes. Assim sendo, preste atenção no seguinte: 

  • Uma adaptação bem sucedida, sobretudo em ambientes virtuais, requer um bom nível de planejamento prévio. Por isto, a atual metodologia deve contemplar as limitações e potencialidades de uma sala de aula digital; 

  • A comunicação deve ser uma prioridade, envolvendo toda a comunidade escolar, os alunos e suas respectivas famílias. A digitalização do ensino contribui para facilitar este processo, de forma que o aprendizado se torna mais fácil e amplo; 

  • Outro aspecto que precisa de máxima atenção é a possibilidade de incluir recursos nunca antes pensados em uma sala da aula virtual. Entre estes, destaca-se a inteligência artificial (IA), concentração de dados em Big Data e uso de realidade aumentada. 

Uma coisa importante a ser considerada é o fato de que o processo de adaptação de uma sala de aula virtual é similar ao de qualquer empresa. Virtualizar o trabalho e as interações é algo novo e que traz vários desafios. Porém, se for feito de maneira bem sucedida seus benefícios são muitos. 

Em prol de um desenvolvimento adequado 

Levando em conta as considerações descritas acima, torna-se pertinente pensar de forma ampla e a longo prazo sobre a educação atual. Quando se trata do ensino virtual em salas de aulas digitais, adaptação e inovação andam de mãos dadas. Dentro deste contexto, algumas dicas podem ajudar muito neste sentido: 

  • Utilize os recursos trazidos pelo Connect Escolas para promover a interdisciplinaridade entre os professores e os alunos. O virtual auxilia muito neste processo, contribuindo para um elo contínuo de construção de conhecimento entre diversas matérias; 

  • Como contato com a tecnologia tornou-se parte de um processo contínuo, incentivar os alunos com a cultura do DIY pode ser uma ótima alternativa. Explore habilidades de criação, desenho, pintura e demais processos fora do virtual; 

  • Também é muito importante que haja o respeito aos limites e as dificuldades de todos em meio ao panorama atual. O momento pelo qual o mundo passa hoje é complicado para alunos, pais e docentes. Por isto é importante seguir estes passos com calma. 

É claro que a educação virtual é uma faca de dois gumes. Se por um lado auxilia com recursos e possibilidades, por outro pode frustrar pela falta de contato humano. Assim sendo, o mais importante é considerar estes dois fatores e encontrar um equilíbrio entre ambos. 

Um futuro promissor pela frente 

Muitas pessoas, inclusive especialistas, divergem com relação ao que pode acontecer no futuro da educação após a pandemia. Porém, não há como negar que as tendências atuais indicam novas perspectivas, que podem ser permanentes. A sala de aula virtual se encaixa neste quadro, o que não é algo ruim. A partir de consolidação, podem surgir perspectivas muito positivas: 

  • O uso do aplicativo escolar Connect Escolas, e o aperfeiçoamento das salas de aula virtuais abrem espaço para fortalecer o ensino pela transmissão de conhecimento; 

  • Na medida em que os alunos percebem as possibilidades que o ensino digital oferece, a tendência é que haja cada vez mais interesse em aprender; 

  • A facilidade em construir uma rede de ensinamento conjunta, não só envolvendo o aluno e o professor como todos a sua volta, fará uma grande diferença. 

Leve estes fatores em consideração. Assim, a adaptação para o ensino digital será bem-sucedido, e poderá ajudar muito na construção de um futuro melhor para os alunos. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes