InícioAlunoLidando com alunos indisciplinados com o auxílio dos pais

Lidando com alunos indisciplinados com o auxílio dos pais

Não é fácil lidar com um aluno indisciplinado em sala de aula. Se já não é simples para os pais, imagina para os professores, direção e até mesmo a administração da escola. E, muitas vezes, esse tipo de comportamento se dá pelo fato de que os pais estão cada vez mais distantes do processo pedagógico dos filhos, seja pela correria do dia a dia ou até mesmo pela falta de interesse.

Então, o que fazer quando o seu filho começa a agir desta forma e se tornar um problema em sala de aula? O primeiro passo é que os pais realmente precisam participar da situação de forma ativa. Em seguida, a escola deve estabelecer um diálogo com os pais do aluno.

A coordenação e professores devem propor que a solução deve ser feita em conjunto. A ideia é justamente investigar os motivos para essa reação indisciplinada do aluno e como ambos podem mudar a situação. Deixar de lado o tom de acusação é fundamental, bem como avaliar como anda o relacionamento da família do aluno indisciplinado. Muitas vezes, o que acontece em casa pode afetar o comportamento do aluno na escola.

Aluno indisciplinado deve aprender a maneira correta de agir

Visto isso, se o aluno continuar a causar problemas em sala de aula, o professor deve estar preparado para lidar com essa situação da melhor maneira possível. Portanto, tudo depende da idade do aluno em questão. Nos casos de alunos do ensino médio, o professor deve procurar imediatamente a coordenação e decidir, com ela, aplicar uma punição como a perda de pontos, por exemplo.

Essa tática funciona como uma forma de aprendizado. É importante que todos os alunos aprendam a se comportar não por medo de punições, mas porque entendem que se espera um certo tipo de conduta deles e que existe sim uma maneira correta de agir. Portanto, se os incidentes se repetirem com frequência, não deixe de comunicar aos pais dos alunos.

Conheça o poder da Agenda Digital

Com a tecnologia, é muito mais fácil melhorar o relacionamento entre pais, alunos e a escola. Você já ouviu falar da Agenda Digital? Ela substitui a agenda escolar convencional com muitos recursos, além de trazer inúmeros benefícios para a escola e os pais. Com a Agenda Digital, a escola pode agendar reuniões, provas, trabalhos e até mesmo a lição de casa com uso de imagens e vídeos no próprio calendário.

Já os pais podem acessar a qualquer momento os compromissos dos seus filhos. Ou seja, tudo que acontece em sala de aula está ali, pronto para ajudar no relacionamento escolar. E isso significa que toda a comunicação está a um toque do smartphone ou tablet. Na Agenda Digital, o comportamento do aluno indisciplinado pode ser anotado e transmitido em tempo real para os pais, que ficam sabendo o que está acontecendo com seu filho, sem surpresas.

Com a Agenda Digital, há um controle maior do que acontece, oferecendo uma segurança maior para todos os envolvidos. A plataforma oferece que a escola possa fazer um registro minucioso de tudo o que vem acontecendo em sala de aula com o aluno indisciplinado. Isso facilita quando chegar a hora de a escola conversar com os pais sobre o comportamento deste aluno, que já terá olhado nos relatórios como está o andamento do processo pedagógico do seu filho.

A Agenda Digital faz parte do app Connect Escolas. O aplicativo promove uma integração total entre alunos, pais e escola. Todos os envolvidos passam a fazer parte do mesmo ambiente virtual, onde podem acessar a qualquer hora e de qualquer lugar as mais variadas informações.

É um aplicativo que aproxima todos da escola, beneficiando não apenas o pai ou o aluno – que ganha respostas mais rápidas e personalizadas às suas dúvidas e problemas -, mas também a escola, que recebe feedbacks mais constantes e tem a possibilidade de melhorar continuamente a sua solução.

Deixe a comunicação escolar com quem entende do assunto! Para outras informações, acesse o nosso site: https://www.connectescolas.com.br