InícioEscolaAtendimentoLidando com a reclamação dos pais

Lidando com a reclamação dos pais

Ter que ouvir e administrar a reclamação dos pais ou responsáveis faz parte da rotina de todas as escolas. Há várias causas e circunstâncias que provocam este comportamento, e cabe a instituição de ensino administrar isto da melhor forma. Pensando neste aspecto, veja a seguir quais são as melhores alternativas para lidar com as queixas. Além disto, saiba como o aplicativo Connect Escolas pode ajudá-lo a encarar este desafio da melhor forma.

Entendendo os motivos pelos quais os pais reclamam

Todo e qualquer tipo de insatisfação de pais ou responsáveis tem algum motivo. Por isto, o mais importante é ter em mente o que está causando a frustração que vira queixa:

• Podem haver falhas na comunicação, gerando mal-entendidos e desconforto dos pais e responsáveis pelos alunos;
  • Outro motivo comum de descontentamento está relacionado a notas baixas, assim como comportamento de professores e colegas;
  • Também é comum reclamações com relação a métodos de ensino, atividades diversas, a forma como os alunos são cobrados e questões similares.

É claro que não há como adequar sua escola de acordo com os desejos exatos dos clientes. Mas administrar críticas e reclamações de uma forma produtiva faz toda a diferença. E outro fator de grande importância é contar com soluções simples e eficientes para isto.

Medidas que diminuem críticas e reclamações

Independentemente da natureza da reclamação dos pais, é importante ter algumas estratégias já pré-definidas. Entre as melhores maneiras de lidar com estas queixas incluem:

• Conversar periodicamente com todos os funcionários da escola, levantando pontos positivos e negativos do que presenciam e de como trabalham;
  • Ter um posicionamento firme e educado, sobretudo com relação a reclamações feitas por raiva, vaidade ou mimo aos filhos;
  • Fortalecer canais de comunicação com pais e responsáveis, proporcionando uma visão mais ampla do universo escolar.

Neste sentido, uma ótima solução é adotar o Connect Escolas. Este aplicativo contribui para que se estreitem laços entre a instituição de ensino e seus clientes.

Como funciona o Connect Escolas?

Há várias funcionalidades neste aplicativo que podem ajudar a direcionar, entender e diminuir as reclamações de pais e responsáveis. As principais são:

• Ferramentas de comunicação contínua com os pais e responsáveis pelos alunos, com a possibilidade de divulgar informações e documentos diversos;
  • Recursos como agenda, calendário e divulgação de mensagens sobre as atividades da escola em geral;
  • Possibilidade de criar formulários com espaço para críticas, sugestões e reclamações, fomentando assim discussões produtivas.

Ao contrário do que pode parecer, a tecnologia por trás do Connect Escolas não distancia os clientes da instituição de ensino. Por criar um canal de comunicação contínuo, ela proporciona as melhores soluções para conversa e resolução de problemas.

Mais alguns conselhos valiosos

Naturalmente, não há como agradar a todas as pessoas, e nenhuma escola está imune a queixas e reclamações. Mas adotar estas medidas e contar com um aplicativo que aproxima os pais e responsáveis faz uma grande diferença. O papel do Connect escolas é auxiliar na resolução de problemas com uma comunicação eficiente. Isto ajudar a resolver muitas situações complicadas.

Venha conhecer mais o aplicativo escolar Connect Escolas!