InícioEscolaGestãoInadimplência na IE: como combater a inadimplência em sua escola?

Inadimplência na IE: como combater a inadimplência em sua escola?

O pagamento das mensalidades é o combustível para o bom funcionamento da instituição, pois viabiliza a qualidade do ensino e a estrutura física. Nesse cenário, um bom planejamento e previsibilidade são essenciais para o controle financeiro dos custos fixos e variáveis, além do investimento em melhorias. Tudo isso só é possível quando o nível de falência da instituição é baixo e controlado.

A redução da inadimplência pode ser feita de forma preventiva, ou seja, pela instituição que oferece meios para facilitar o pagamento pontual, ou de forma proativa, cobrando criteriosamente os inadimplentes, oferecendo benefícios e alternativas para facilitar o pagamento. Neste post vamos aprender 3 técnicas para coletar defaults e como utilizá-las.

1. Disponibilize benefícios para facilitar o pagamento

Para suportar pagamentos, a melhor alternativa é criar benefícios de acordo com as condições de pagamento oferecidas, por exemplo:

Oferecer descontos no pagamento de dívidas à vista;

Permitir o pagamento de dívidas para pagar quem não pode pagar em dinheiro;

Se possível, reduza as taxas de juros;

Torne a data de vencimento flexível.

2. Ofereça inúmeras formas de pagamento

A ampliação das alternativas de pagamento é mais uma ferramenta para a instituição reduzir o tempo de atraso, já que o aluno ou responsável poderá utilizar o meio de pagamento de sua preferência.

Um exemplo claro é quando o responsável quer pagar as dívidas, só pode fazer com cartão de crédito e a instituição só aceita pagamento por ordem de pagamento. Essa limitação abre espaço para longas falhas, o que ameaça o planejamento financeiro da instituição.

Ao disponibilizar a opção de pagamento com cartão, a instituição dá a oportunidade de resolver a questão na hora, dando mais autonomia ao aluno/responsável. Isso vale para outras formas de pagamento modernas, como o uso do PIX e plataformas de pagamento.

3. Tecnologia como uma aliada

Não é bem uma técnica, mas uma ferramenta que pode ser aliada das técnicas, contribuindo para otimizar a cobrança de inadimplentes. Os sistemas de gestão permitem a automação de uma série de processos burocráticos e repetitivos, além de contribuir para a centralização de dados.

Com a utilização da tecnologia ao seu favor, será possível disponibilizar aos pais e alunos a opção de gerar os boletos de pagamento, de forma autônoma, utilizando o portal do aluno, reduzindo assim a possibilidade de esquecimento.

Com a centralização de dados e facilidade de acesso, fica mais fácil fazer o monitoramento dos alunos inadimplentes, facilitando a criação de planos de ações mais efetivos, tanto para beneficiar quem para em dia quanto para facilitar a negociação com que está em débito, evitando atrasos que podem resultar em acúmulo de juros que dificultam o pagamento.

As técnicas de cobrança de inadimplentes são necessárias para que a instituição consiga receber o mais rápido possível os valores devidos e para que o aluno possa voltar às suas atividades, quando interrompidas. A melhor ferramenta contra a inadimplência é a prevenção e as três dicas dadas neste post contribuem para esse processo.