Gestão em tempos de crise: internet é a chave na área educacional
Close
Gestão em tempos de crise: internet é a chave na área educacional
Redação Connect Escolas
/ Categories: Gestão Escolar

Gestão em tempos de crise: internet é a chave na área educacional

Além dos tradicionais desafios diários que uma empresa conhece e precisa encontrar meios de ultrapassar, 2020 pegou todo mundo de surpresa. Hoje, o esforço para manter o equilíbrio entre a gestão de pessoas, qualidade de produto ou serviço e a estabilidade financeira, é muito maior. Mas como nem tudo precisa ser tão sofrido assim, a internet está aí para auxiliar na hora de tentar amenizar essas questões. A gestão no segmento educacional é um dos exemplos que não se escapam da obrigação de tentar se reinventar, principalmente em tempos de crise.  

 

Coronavírus e a paralisação das escolas 

Logo nos primeiros meses de 2020, a pandemia do Cornavírus-COVID 19, chegou de forma avassaladora para todos os eixos da sociedade. Com as orientações para manter isolamento social, evitar a circulação de pessoas e uma série de restrições para os locais de trabalho, quase todo mundo segue em busca de novas rotas e planejamentos. Assim como a maioria das áreas, no ramo educacional a melhor saída para vencer as dificuldades tem sido a internet. Mas não basta estar presente na internet, é preciso aprender a se destacar na rede, apresentar soluções inteligentes e construir identidade para a marca. Até o ano passado, o ensino à distância (EAD) era fortemente conhecido apenas no nível superior, mas à pandemia mudou esse cenário. Com a paralisação das escolas, para evitar uma disseminação ainda maior do Coronavírus, o método EAD abraçou todas as séries.  

 

Como manter uma boa gestão escolar em tempos de crise? 

No momento e também a projeção que se faz para o futuro, a ação mais eficaz é investir nos diferenciais da escola, fazendo uso da tecnologia. Veja algumas dicas em como fazer isso, trabalhando três pilares: gestão de pessoas, qualidade no serviço e gestão financeira. 

 

Gestão de pessoas durante a crise 

Assim como a tecnologia é excelente para fidelizar o vínculo com o seu público consumidor, não esqueça de pensar em quem trabalha pela rede. Em tempos onde todos precisam estar afastados e que o principal meio de contato é pela internet, valorize seus colaboradores. Apresente suporte para que eles desempenhem suas funções da melhor maneira possível, sem que se sobrecarreguem de tarefas. Isso pode ser facilmente resolvido com um aplicativo personalizado, por exemplo. Ao investir neste tipo de tecnologia, a rede também demonstra que está investindo em seus próprios colaboradores, pois o aplicativo serve para otimizar as rotinas. Esse é um exemplo de boa gestão, fazendo uso da tecnologia e valorizando o humano.  

Outra grande vantagem é o fato de a escola contar com uma plataforma para troca de mensagem entre os funcionários da rede. Com este recurso, professores podem trocar informações e também fortalecer o coleguismo que já mantinham quando estavam todos juntos na escola. Não é porque estão fisicamente isolados, que todos precisam se sentir sozinhos. A escola deve usar a tecnologia para acompanhar a situação de cada um de seus funcionários. Pode parecer óbvio, mas muitas marcas pecam neste quesito e o que acaba acontecendo? Funcionários desmotivados, com baixa ou nenhuma produtividade, desencontro de informações, atraso nos processos. Quando pensar em investir, não esqueça das pessoas que compõem seu time. Para conquistar pelo serviço prestado, todos precisam estar alinhados e mentalmente saudáveis em suas funções. 

 

Qualidade de serviço 

Se todos os seus funcionários estão bem orientados e amparados pela gestão da escola, é hora de focar na qualidade do serviço. Ao usar um aplicativo como o Connect Escolas, se certifique de que sua oferta de solução é estratégica e eficaz. Conte com suas características intuitivas, de boa legibilidade, rapidez e objetivas. Em uma plataforma como essa, a escola pode disponibilizar os trabalhos, cronograma de provas (e as próprias provas), permitir o pagamento de mensalidade, manter contato direto com os alunos e com os responsáveis. 

Ao personalizar um aplicativo, preste bastante atenção no seu público consumidor. O que chama atenção de um aluno que está nas séries iniciais, dificilmente vai ser atrativo para um estudante do ensino médio ou superior. A sua marca precisa estabelecer qualidade de serviço considerando esse fator. Não adianta ter um meio de tecnologia com excelente performance, se o seu aluno sente imensa dificuldade para se adaptar a plataforma (ou não se sente atraído para aprender a usá-la). Ao apostar neste tipo de tecnologia, tudo precisa estar em sintonia na gestão da escola: bom conteúdo, profissionais capacitados, ótimo sistema de tecnologia em informática (o bom e necessário setor de TI) e assim por diante. Nessa engrenagem de fatores, duas palavras resumem os pontos que a escola não pode falhar: organização e comunicação. Para que tudo funcione com perfeição e a marca possa se orgulhar por fazer uma ótima gestão, estes dois eixos não podem ter ruídos. A boa comunicação é consequência da organização e vice e versa. Aproveite a tecnologia e versatilidade da internet, para manter o equilíbrio entre estes pontos. 

 

Gestão financeira durante a crise 

Se tem uma coisa que a crise estabelecida pelo Coronavírus está exigindo de todos, é uma reeducação financeira. Não há quem não esteja preocupado, o que muda é o grau da situação de cada pessoa, socialmente falando. Com a maioria dos adultos trabalhando em esquema home office e os estudantes em casa, a área educacional precisa estar muito atenta sobre como manter a saúde financeira. É fundamental que os gestores façam um estudo de mercado e avaliem todos os gastos da escola. Esse estudo deve passar minuciosamente por questões como: o salário dos funcionários, manutenção da estrutura física (apesar de ela não estar em uso), entrega dos serviços necessários aos alunos e projeção para investimentos. Sim! Investimentos! Não pense em estacionar na crise. 

A melhor maneira de sair dela é descobrindo um jeito de continuar a escalada em busca do lado positivo da régua. Como sua escola tem atuado nos últimos meses? Como está o engajamento da marca nas redes sociais e demais plataformas digitais? Não tem como fugir da internet para atingir bons resultados. Faça seu planejamento financeiro considerando os investimentos. O retorno de um investimento em aplicativo, por exemplo, pode ser o equilíbrio que está faltando para quitar sua planilha de contas.

Conheça o aplicativo escolar Connect Escolas.

Print
131 Rate this article:
No rating

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top