InícioAmbiente escolarConfira já nossa lista, para maximizar a comunicação da sua escola

Confira já nossa lista, para maximizar a comunicação da sua escola

Recentemente abordamos maneiras de aprimorar a comunicação interna da sua escola. Afinal, uma boa rede de conversação é importante para que as informações sejam passadas e ao mesmo evitem possíveis erros. Desta forma vamos pensar no seguinte: como eu posso maximizar essa teia/rede de comunicação da minha instituição? Continue lendo e veja se esse checklist está alinhado com a realidade atual de sua escola e fique por dentro do que é possível fazer para melhorar a situação!

1- Sua escola possui canais de comunicação claros?

Como está a comunicação em sua escola? Vamos do princípio, uma instituição de ensino com um canal de comunicação impreciso e confuso, tanto interno quanto com os pais de alunos é uma receita para o caos. Nesse processo, é fácil que informações se percam, por isso é importante possuir meios claros e objetivos. Desenvolver um ambiente em que seja possível ser escutado e ouvido facilita na obtenção de melhores resultados, e na forma efetiva de transmitir as mensagens. Quer saber mais sobre esse tema? Falamos recentemente sobre algumas formas de melhorar a comunicação interna da sua escola.

2- Sua escola possui um boletim informativo?

Seguindo a deixa do tópico anterior e sua pergunta inicial, como está a comunicação da sua escola com pais dos alunos matriculados? Sem uma comunicação regular, sua escola pode correr o risco de abrir brechas para uma outra instituição de ensino que pode estar fazendo uma comunicação melhor. Felizmente, foram desenvolvidas estratégias para garantir uma relação sólida entre a instituição de ensino e as famílias.

Uma dessas estratégias é o envio de boletins informativos, que consiste na transmissão de conteúdos interessantes para manter uma relação saudável entre o cliente (pais) e a escola. Os boletins são uma espécie de “newsletter” que podem ser encaminhados por e-mail, e seu recebimento é voluntário, ou seja, os pais podem realizar um cadastro e receberem informações úteis e atraentes, avisos, conteúdos especiais dentro do período de publicação determinado pela escola.

3- Sua escola possui uma caixa de sugestões para pais e funcionários?

Lembra que mencionamos a criação de um ambiente onde todos possam ser ouvidos? Uma caixa de sugestões é a ferramenta perfeita para isso. Um lugar onde pais, professores e funcionários possam expressar suas ideias, preocupações e sugestões relacionadas à educação dos seus filhos, infraestrutura da escola e outras demais necessidades. Isso faz com que eles se sintam valorizados e envolvidos no ambiente educacional.

4- A comunicação é fácil para todos?

Ela está ocorrendo de maneira objetiva e prática? Está atingindo o público-alvo de forma eficiente? Essas são algumas perguntas que devem ser consideradas. Uma comunicação fácil e precisa, tanto em termos de formato quanto de conteúdo, pode ajudar a fortalecer os relacionamentos internos e externos.

É essencial garantir que a comunicação seja clara, direta e adaptada. Utilizar linguagem acessível e evitar jargões técnicos pode ajudar na compreensão das mensagens. É importante utilizar canais de comunicação que os pais e os funcionários já estão acostumados ou um que facilite o dia a dia.

5- A sua escola possui um calendário de atividades e eventos atualizados?

Como está o calendário e o planejamento da sua escola? Uma agenda desatualizada ou mal administrada pode gerar problemas no cronograma escolar. Para resolver este problema, é importante ter um calendário que inclua datas comemorativas, eventos, provas e comunicados para alunos, pais e professores. Considere a utilização de recursos digitais para facilitar o acesso e atualização. Esteja ciente que um bom planejamento e processos claros, contribuem para uma comunicação eficiente, que minimiza conflitos e envolve toda a comunidade escolar.