InícioComunicaçãoComo melhorar a comunicação interna na escola

Como melhorar a comunicação interna na escola

Uma comunicação eficiente é importante para qualquer empresa ou instituição que tenha um número considerável de funcionários, uma vez que garante que informações sejam transmitidas de forma correta para todos, além de servir como um canal aberto para compartilhar ideias. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo para saber como melhorar a comunicação com seus funcionários!

Reuniões eficientes entre equipes

Saber preparar, conduzir e organizar uma boa reunião da equipe escolar é um momento importante, pois esse tipo de evento permite troca de experiência, estudo, esclarecimento de dúvidas e aprendizados tanto para o corpo docente quanto para a equipe administrativa. Desta maneira, os funcionários podem expor suas opiniões e críticas, além de receber  esclarecimentos sobre a gestão institucional. Permitir que essa troca de experiências ocorra é enriquecedor e possibilita o crescimento da escola.

Compartilhar a agenda de atividades com outros colaboradores promove a cooperação, transparência, eficiência e comunicação efetiva dentro da equipe. Isso ajuda no planejamento e organização das tarefas, melhora a colaboração e facilita a adaptação às mudanças e imprevistos. Algumas empresas investem em ferramentas online de agendas, como o Trello e o Google Calendar que auxiliam na organização e no compartilhamento das mesmas.

Comunicação aberta e transparente

Se tratando de escolas, ter uma equipe impulsionada por um objetivo comum facilita o alcance de melhores resultados. Contudo, é preciso compreender as motivações e preocupações da equipe, o que possibilita uma conversação no tom certo e com a mensagem certa. Desenvolver uma comunicação acessível ajuda os funcionários a se sentirem mais engajados na missão e no sucesso da escola.

Eventos e atividades de integração

Uma forma de aumentar a sinergia da sua equipe, ao mesmo tempo em que se trabalha a comunicação,é através de eventos e atividades que promovam a integração. Ações como café da manhã de boas-vindas para os novos funcionários, programas de mentoria, eventos sociais como happy hour, festas temáticas e apresentações de equipes são sugestões que podem aproximar ainda mais os funcionários. Lembre-se de adaptar essas ações de acordo com as necessidades e cultura da sua escola. A chave é criar um ambiente acolhedor, possibilitando a criação de um vínculo de confiança, além de fazer com que os envolvidos se sintam parte da instituição.

Delegue tarefas

A delegação eficaz ajuda a distribuir o trabalho de forma equilibrada, permitindo a utilização eficiente dos recursos, promovendo o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. Se aplicada de maneira adequada, prioriza a escolha das pessoas certas para as tarefas certas,define as expectativas de forma clara, fornece suporte e orientação, além de reconhecer o desempenho dos colaboradores, valorizando seu trabalho e esforço.