InícioEscolaComo realizar o controle de frequência dos alunos?

Como realizar o controle de frequência dos alunos?

Faltas são algo comum nas Instituições de Ensino, mas ainda assim são um desafio a ser batalhado no campo da educação, mas infelizmente, não raro, poucas iniciativas são implementadas para reverter o problema. Segundo dados do Censo da Educação Superior – realizado pelo INEP – 59% dos alunos que ingressaram em uma instituição em 2010 não haviam concluído o curso até 2019.

No entanto, é importante ressaltar que essa questão não se limita ao contexto da educação superior. O absenteísmo é observado em todas as etapas da formação, desde a educação básica até as especializações, o que apenas evidencia a importância do acompanhamento da assiduidade dos alunos.

Considerando a importância do tema, neste post vamos explicar porque é interessante manter esse controle de forma eficaz, como mensurar e reduzir a evasão nas instituições de ensino, entre outros pontos não menos importantes.

A importância de manter um controle de frequência dos alunos?

A retenção dos alunos é uma meta que as instituições de ensino perseguem de forma consistente, até porque a não participação nas aulas é um dos indicadores que mais frequentemente apontam para a possibilidade de graduação precoce no futuro, o que implica na graduação precoce. Nesse sentido, é necessário adotar estratégias que possam limitar a taxa de vazamento.

Esse termo costuma ser um dos tópicos mais debatidos nos círculos educacionais porque o desgaste estudantil nunca é visto de forma positiva. Afinal, além de prejudicar significativamente o processo de ensino e aprendizagem, a raridade pode ameaçar a credibilidade da instituição e até mesmo desencadear um cenário de crise.

Por isso, verificar a frequência dos alunos ajuda, inclusive, a manter a saúde financeira da instituição.

Como medir o percentual de estudantes ausentes?

Dependendo do contexto, é possível recorrer a diferentes formas de calcular a percentagem de alunos ausentes. A seguir, vamos nos concentrar nos principais.

Como fazer a porcentagem de alunos presentes nas aulas?

Nesse caso, é necessário dividir o número total de alunos presentes no dia da aula pelo número total de alunos matriculados e depois multiplicar o resultado por 100. Se considerarmos, por exemplo, uma turma de 60 alunos, vamos supor que apenas 38 deles participaram no dia da aula dada, neste caso o cálculo será feito da seguinte forma:

38/60 x 100 = 0,63.

Ou seja, 63% classe está presente.

Como realizar o cálculo de percentual de presença de cada aluno?

Outro cálculo interessante envolve o percentual de presença de cada aluno – individualmente – durante a aula. Para verificar a frequência do aluno, neste caso, é necessário dividir o número de horas que o aluno frequentou pelo número total de horas letivas.

Assim, se, por exemplo, foram premiadas 100 aulas e o aluno esteve presente em apenas 78, temos:

78/100 x 100 = 0,78.

Logo, a sua frequência é de 78%.

Como realizar o cálculo de carga horária total dos alunos?

Este método de cálculo leva em consideração a carga horária total do aluno. Para monitorizar a assiduidade dos alunos, é necessário recorrer à seguinte fórmula:

(Tempo geral – número de faltas) / tempo geral x 100

Para chegar ao resultado correto, é importante levar em consideração que a carga geral representa a soma da carga efetiva de todas as disciplinas em que o aluno está matriculado.

Como controlar os índices de frequência dos alunos?

Existem diversos métodos que possibilitam o controle da frequência dos alunos nas instituições de ensino. A folha de presença, por exemplo, é um recurso que vem sendo utilizado há muitos anos, mas nem sempre é uma alternativa realmente eficaz, pois não há garantia de que o aluno tenha permanecido na aula após a assinatura.

Nesse sentido, principalmente na era da transformação digital em que vivemos e em que a tecnologia se tornou uma grande aliada – inclusive no campo da educação – o mais indicado é recorrer à automação.

Um bom exemplo é a utilização de sistemas de controle de acesso que facilitam a identificação das pessoas que ingressam em uma instituição de ensino. Um padrão de reconhecimento como crachás magnéticos, senhas, biometria, etc. costuma ser adotado para controlar os horários de entrada e saída dos alunos. Essa alternativa pode até ser interessante para impedir o acesso de estranhos.