InícioAmbiente escolarComo otimizar o tempo em sua gestão escolar?

Como otimizar o tempo em sua gestão escolar?

O cotidiano da escola é intenso e corrido, porque vai muito além do ensino. Toda a estrutura de uma gestão escolar está por trás da atividade pedagógica e educacional. Inclui assistência a pais e alunos, organização de consultas pedagógicas e gestão de recursos humanos e pedagógicos. Além de cumprir os trâmites burocráticos, manter a instituição funcionando sem problemas e na mais perfeita ordem.

Em suma, integrar o corpo de educadores e gestores escolares é uma bela missão, mas também muito desafiadora. É por isso que exige planejamento e organização para agilizar e otimizar os processos. Quer saber como economizar seu tempo escolar sem comprometer negativamente a qualidade do ensino? Continue lendo nosso artigo!

Saiba distribuir as tarefas

Para aumentar a produtividade de professores, coordenadores, secretárias e demais membros da comunidade escolar, aprenda a descentralizar tarefas e dividir responsabilidades. O diretor não precisa acumular funções! O diretor deve saber fazer atribuições entre os colaboradores, levando em consideração as capacidades e limitações de cada um. Ninguém será sobrecarregado dessa maneira.

Reuniões produtivas poupam tempo

Reuniões muito longas são improdutivas! Idealmente, eles devem ter um horário de início e término. O início da reunião deve ser pontual, a reunião deve ser comunicada aos participantes com antecedência e as pautas devem ser claramente definidas para evitar devaneios e prolongamentos desnecessários. Isso economizará seu tempo escolar e você não terá reuniões chatas que nunca levam a lugar nenhum.

Crie um bom planejamento escolar

Deveria ser proibido abrir mão do planejamento escolar. Nesse contexto, a organização deve ir além das questões pedagógicas. O planejamento deve fazer parte de tudo, desde a obtenção de materiais até o planejamento do baile de carnaval. Adquira o hábito de planejar estrategicamente sua gestão!

Planeje lançamentos de mídia, crie listas de tarefas diárias, crie planos de atividades semanais e crie um calendário anual. Graças a essas medidas, você economizará tempo escolar durante o ano letivo, minimizará erros de execução, bem como imprevistos que nos obrigam a reprogramar nossa rotina.

Tenha a tecnologia como uma aliada

Atualmente, as ferramentas tecnológicas têm um grande potencial para tornar os processos escolares mais eficientes. Hoje, equipamentos como tablets e computadores dividem espaço com livros, agendas e arquivos físicos nas escolas, facilitando a preparação de materiais, emissão de documentos e também a organização do dia a dia da instituição escolar.

Como se não bastasse, existem plataformas e aplicativos voltados para melhorar a comunicação entre pais e professores. Além de sistemas informatizados de gestão que permitem consultar passivos e recebíveis e integrar diversos setores e diversas unidades caso a instituição possua filiais.

Tenha um quadro de horário planejado para os professores

Acabe com a história de horários soltos, professores substitutos, procrastinação e professores insatisfeitos com o horário das aulas! Ao organizar melhor o seu horário escolar, você economizará tempo na escola. Uma boa forma de tornar isso possível é utilizar ferramentas modernas que configuram as melhores combinações de horários em poucos minutos, respeitando as exigências de todos os profissionais da escola.