InícioAmbiente escolarComo o carnaval pode ser abordado em sala de aula de maneira...

Como o carnaval pode ser abordado em sala de aula de maneira criativa?

O carnaval escolar é um período muito esperado pelos alunos, pois além de expressão artística e cultural, é também um momento de diversão para eles. Por isso, é importante desenvolver atividades festivas que estimulem a participação e a criatividade dos alunos.

Para não repetir as mesmas atividades, a equipe deve sempre buscar novas referências para trabalhar o carnaval em sala de aula. Continue lendo para descobrir como abordar o tema em sua escola!

Como o carnaval pode ser utilizado em sala de aula?

Use o tema para estimular o pensamento crítico dos alunos. Muito mais que uma data comemorativa, o Carnaval é uma expressão histórica e um evento cultural muito importante na história do Brasil. Faça perguntas para ajudar os alunos a ver o valor cultural da celebração. Ao invés de iniciar a aula com o contexto histórico, faça algumas perguntas aos alunos e deixe-os pensar: Por que o carnaval brasileiro se destacou no mundo? Como isso aconteceu? Por que ainda é comemorado hoje? Qual o significado da festa na construção da nossa identidade cultural?

Aproveite para confrontar as respostas dos alunos com a construção histórica que levou a esses fatos! A estimulação é o primeiro passo. Para preparar um dia ou uma semana de atividades, reunimos algumas dicas criativas para comemorar o carnaval na escola.

Ideias criativas para a sala de aula

As brincadeiras e atividades carnavalescas acabam se tornando repetitivas e muitas vezes limitadas aos alunos mais jovens. No entanto, o tema é muito rico e pode ser desenvolvido em todas as aulas. Separamos algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em sua escola para comemorar essa data de forma divertida e educativa.

Pense em como adaptá-los à sua realidade e crie um plano de aula. Considere a faixa etária dos alunos. As atividades podem cruzar diferentes áreas do conhecimento e estimular a sociabilidade, a criatividade e o interesse pela cultura do país. É possível desenvolver a ludicidade e a reflexão sobre temas sociais e históricos. E quanto à plataforma, você pode desenvolver atividades audiovisuais ou optar por trabalhar com materiais recicláveis.

1 – Use a matemática para calcular o carnaval

Aulas de matemática não devem ser perdidas! Que tal usar as formas e produções carnavalescas para desenvolver cálculos matemáticos e físicos? Calcule o custo da festa, meça as proporções dos carros alegóricos e mostre como os números são necessários para compor o samba. Crie um questionário com problemas surgidos no carnaval. Os carros alegóricos envolvem muita geometria e física, use-os como um trampolim para explicar o conteúdo.

2 – Carnaval com ecologia e biologia

Os plásticos dominam os oceanos e em breve superarão o número de peixes. O enfrentamento dessa realidade também requer ações educativas. Nesse sentido, carnaval e ecologia são temas muito interessantes que podem ser incluídos nas aulas de ciências. Incentive os alunos a debater e fazer fantasias recicláveis, discutir o impacto do uso de microplásticos, como purpurina, e explorar alternativas.

É possível fazer bioglitter com os alunos ou preparar uma apresentação de trabalhos com alternativas ecológicas para reduzir o uso de plásticos em fantasias e objetos de decoração.

3 – Mostre a literatura que o carnaval inclui

Você sabia que o primeiro bloco de carnaval foi criado por José de Alencar? Que Portinari pintou várias telas sobre a festa? Que Manuel Bandeira tem uma coleção chamada Carnaval? Talvez isso seja novidade para seus alunos. Mostre como os artistas expressaram seu amor pelo festival por meio de seus trabalhos. Se a sua escola tem um projeto de leitura, trabalhe o carnaval durante esse projeto e aula.

4 – Música não pode faltar

Quando a gente pensa em carnaval, a primeira coisa que vem na cabeça é samba, né? Mas você pode ir além e trabalhar com os alunos outros ritmos brasileiros que são tão carnavalescos como maracatu, afoxé, coco, frevo, etc. Aplicá-los nas aulas de música e muito mais. Se possível, você pode trazer alguns instrumentos para a sala de aula, mostrar como cada um soa e permitir que os alunos interajam com eles.