InícioAmbiente escolarComo adotar a educação socioemocinal em sua IE?

Como adotar a educação socioemocinal em sua IE?

Formar cidadãos capazes de solucionar todos os problemas sociais que os cercam vai muito além da aquisição de conhecimentos. A escola de hoje, portanto, investe cada vez mais na educação socioemocional, que trabalha dentro do currículo escolar atividades que ensinam os alunos a lidar melhor com suas emoções.

Por meio desse processo de aprendizagem, as instituições educativas garantem a formação integral dos alunos e os tornam pessoas conscientes de suas responsabilidades e plenamente capazes de desempenhar um papel mais ativo e relevante na sociedade. Você quer ajudar seus alunos a desenvolver seu lado socioemocional? Confira neste post as melhores dicas para trabalhar um tema na escola!

O que é educação socioemocional?

A educação socioemocional consiste no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, que decorre no contexto das instituições educativas, com a devida adaptação aos currículos escolares tradicionais. Assim, é necessário promover as seguintes competências:

Autoconhecimento — conhecimento de si mesmo e de suas características e como lidar com elas; Criatividade — a capacidade de criar e produzir coisas novas; Empatia — a capacidade de simpatizar com a situação do outro; Resiliência — a capacidade de lidar com problemas e se adaptar à mudança; Pensamento crítico — capacidade de analisar fatos e formar opinião; Colaboração — a capacidade de cooperar com os outros; Inteligência emocional — equilíbrio e consideração na resolução de conflitos.

No contexto da escola, o ensino socioemocional está integrado a todas as disciplinas, faz parte das atividades didáticas sem se tornar uma disciplina estudada isoladamente. Portanto, os educadores devem incluir os princípios socioemocionais no planejamento estratégico de suas salas de aula.

Como funciona a educação socioemocional na escola?

Para que as instituições de ensino e os professores possam oferecer uma formação integral, devem utilizar métodos que criem espaço para a resolução de problemas sociais, permitindo assim que os alunos reconheçam suas emoções e tenham mais controle sobre elas. Veja como trabalhar as habilidades socioemocionais em sala de aula.

Adaptar o currículo às habilidades sociais e emocionais

O currículo escolar tradicional deve ser adaptado para trabalhar as habilidades socioemocionais. Na prática, isso significa que essas habilidades devem ser incluídas em todas as disciplinas por meio do planejamento de coisas como autoconsciência, resiliência e empatia. A conexão entre a aprendizagem cognitiva e a aprendizagem socioemocional aumenta a capacidade de aprendizagem dos alunos. A combinação contribui para a formação integral de alunos que, mais do que aprender e dominar conteúdos pedagógicos pertinentes à sua faixa etária, também compreendem a importância de ser um cidadão responsável do ponto de vista social.

Use materiais didáticos atuais e contextuais

Outro ponto essencial é a disponibilização de recursos e infraestrutura que serão utilizados para o desenvolvimento do lado socioemocional da turma. Nesse sentido, o material didático também deve estar de acordo com as habilidades e emoções a serem trabalhadas para servir de suporte durante todo o processo de aprendizagem do aluno.

Materiais atualizados do Currículo Nacional Comum (BNCC) já contemplam e estão alinhados às questões que envolvem tecnologia e aprendizagem socioemocional, visto que esses dois fatores estão entre os pilares da educação no século XXI.

Com base em materiais atuais, contextualizados à realidade de crianças e jovens, os alunos terão mais facilidade para se conectar com o que estão aprendendo. Ao falar sobre cidadania, por exemplo, os materiais podem mostrar situações comuns do cotidiano do aluno, o que leva à identificação e o estimula a se engajar na atividade e, posteriormente, a ter uma consciência cidadã.

Invista em atividades que vão além do tradicional

Quando a aula é muito expositiva, tende a se tornar monótona e dificilmente prende a atenção do aluno atual que está acostumado com a tecnologia e todos os estímulos sonoros e visuais que ela proporciona.

Por isso, é ideal investir em atividades que fujam do tradicional e tirem o aluno da zona de conforto. A aplicação de atividades que utilizam livros, músicas, filmes e ferramentas diversas auxiliam na descoberta de novos conteúdos e na sensibilização dos alunos para outra realidade – condição que promove a empatia e a compreensão de que existem outras vivências socioemocionais que precisam ser reconhecidas e respeitadas.

Em atividades coletivas em que devem se comunicar com seus pares para atingir o mesmo objetivo, os alunos ampliam a compreensão de suas emoções e das pessoas ao seu redor. Essa troca de experiências melhora a inteligência emocional, a colaboração, a reflexão e a construção do pensamento crítico.

Abrace a pedagogia afetiva

Em um mundo tecnológico, destacam-se métodos de ensino que valorizam o lado humano. Mesmo a inclusão da educação socioemocional na BNCC mostra claramente a importância de formar jovens com consciência emocional. Uma pessoa com boa inteligência emocional administra com mais facilidade os conflitos no mercado de trabalho e ocupa cargos de liderança.

Por isso, a pedagogia afetiva é uma metodologia poderosa para adotar em suas salas de aula, pois considera as interações afetivas como um aspecto indispensável para o sucesso do processo de aprendizagem. Nela, cada aluno é visto como um sujeito com emoções e necessidades únicas, que está em formação e que precisa de um ambiente confortável e saudável para dar asas à sua curiosidade e criatividade.