O que é BNCC e como elaborar um plano de ensino seguindo o mesmo
Close
O que é BNCC e como elaborar um plano de ensino seguindo o mesmo
Redação Connect Escolas
/ Categories: Gestão Escolar

O que é BNCC e como elaborar um plano de ensino seguindo o mesmo

Conhecida como Base Nacional Comum Curricular, o BNCC é um documento de extrema importância para o ensino do país. Isto porque, trata-se de uma ferramenta que institui todas as normas de ensino para escolas e instituições de ensino em geral. Dentro deste contexto, a elaboração de um plano de ensino de acordo com suas diretrizes é algo fundamental. Assim sendo, confira dicas para executar este processo de maneira certa a seguir. 

 

Considerações importantes sobre o BNCC 

Implementar o BNCC em uma instituição de ensino e em um plano de ensino é um procedimento importante. Para fazer isto, em primeiro lugar é importante ter em mente algumas de suas principais diretrizes: 

  • Este documento institui normas, técnicas e métodos de ensino, desenvolvimento de habilidades e de aprendizado em geral por parte dos alunos; 

  • Para tanto, ele separa seu conteúdo em categorias, divididas entre ensino básico, fundamental e médio. O objetivo é garantir que todos os alunos desenvolvam suas potencialidades em cada uma das etapas; 

  • Além disto, o BNCC também traz orientações didáticas, pedagógicas e curriculares para todas as matérias e informações trazidas aos alunos. 

Junto com estes fatores, a BNCC também possui uma divisão entre a parte comum e a parte diversificada. Enquanto a primeira contém os itens acima, a segunda está relacionada com práticas que enriqueçam ainda mais suas técnicas e métodos. Depois de levar estes aspectos em consideração, é hora de começar a pensar em seu plano de ensino de acordo com o documento. 

 

Primeiros passos do plano de ensino pela BNCC 

Antes de tudo, o ideal é realizar uma reunião com todos os funcionários da escola e apresentar o conteúdo da BNCC. Feito isto, o próximo passo é revisar o projeto pedagógico da instituição de ensino para começar a aplica-lo. Além disto, outros métodos também se fazem necessários: 

  • Atualização dos materiais didáticos para a BNCC é algo que fará uma grande diferença; 

  • Também será preciso pensar na formação continuada por parte do docente; 

  • Uma base de diálogo sólida deve ser estabelecida entre escola, pais e responsáveis; 

  • A reelaboração curricular também deve ser levada em conta, conforme o documento; 

  • Cada passo para sua implementação deve ser dado de forma contínua; 

  • No caso de qualquer problema ou dúvida, contate a secretaria de educação local. 

Trazer todos estes aspectos para um plano de ensino e um plano de aula requer organização, disciplina e paciência. Levando em conta o atual contexto de pandemia, o cumprimento desta tarefa deve ser planejado com ainda mais cuidado. Assim, veja algumas dicas importantes para poder fazer isto a seguir. 

 

Planos de ensino pela BNCC durante a pandemia 

Nos últimos meses, o coronavírus trouxe grandes mudanças para todo o contexto educacional do Brasil e do mundo. E quando se trata de instituir a BNCC, estes detalhas acabam fazendo ainda mais diferença. Assim sendo, a melhor forma de implementa-lo em um plano de ensino dentro deste contexto é seguir as seguintes dicas: 

  • É muito importante contar com ferramentas que organizem e automatizem o trabalho dos professores na elaboração dos planos de aula; 

  • Outro aspecto necessário é que a o plano de ensino escolar priorize, mesmo que de forma virtual os direitos de aprendizagem, a experiência, múltiplas inteligências (incluindo a emocional) e a empatia; 

  • A diversificação na forma de abordar conteúdos e tópicos de ensino, principalmente com a ajuda da tecnologia, pode fazer uma grande diferença; 

  • Ao mesmo tempo, toda a parte burocrática da organização de aulas, administração das matérias e da própria escola não deve ser deixada de lado. 

A melhor forma de conseguir cumprir com estes desafios é contando com uma plataforma que ofereça recursos para adotar todos estes diferenciais. Dentro deste contexto, contar com o Connect Escolas é a sua melhor escolha. 

 

Como o Connect Escolas pode ajudar com seu plano de ensino? 

Na medida em que vários programas e plataformas de comunicação surgem em meio a pandemia, a alternativa certa é fundamental. Desenvolvido pela Wetok Software, o aplicativo Connect Escolas traz uma série de vantagens de uso para sua instituição de ensino: 

  • Trata-se de uma plataforma que une recursos de ensino, comunicação e administração do ambiente escolar de forma totalmente virtual; 

  • Permite a integração com pais, alunos, professores e demais funcionários da instituição de ensino, permitindo grande assertividade; 

  • Possui uma interface simples e intuitiva, uma série de recursos para atender a todos os seus usuários e a melhor relação custo-benefício. 

Algo que se destaca ao utilizar o Connect Escolas é o fato de que, graças aos seus recursos, fica mais fácil implementar a BNCC. Tanto em planos de ensino quanto planos de aula, sobretudo virtuais, a plataforma oferece todas as condições para você adotar as diretrizes do documento.  

 

A importância de uma educação sólida na atualidade 

Mesmo com as atuais limitações trazidas pelo coronavírus, o âmbito educacional vive uma fase de reinvenção. O crescente uso da tecnologia e da virtualização traz perspectivas interessantes para o futuro, na medida em que a permanência destas tendências é certa. Assim sendo, a Base Nacional Comum Curricular também abre espaços interessantes para abraçar o novo: 

  • Na medida em que o documento é lido e assimilado, torna-se clara a sua priorização para o exercício de diferentes habilidades por parte dos alunos. Isto inclui o uso de novas mídias, a cultura do DIY e a resiliência emocional; 

  • As perspectivas da BNCC também levam em consideração fatores importantes relativos a dar conta dos desafios do ensino remoto e a educação EAD; 

  • Outros detalhes que também devem ser considerados, dentro deste contexto, é a forma como as aulas serão recuperadas pós-pandemia e a instituição de avaliações no futuro; 

  • Por fim, também é preciso destacar a importância das atividades complementares para os alunos, bem como os planos de comunicação entre todos. 

Considerando estes detalhes, é possível implementar o modelo da BNCC em seu plano de ensino com sucesso. Aproveite para conhecer os diferenciais que o aplicativo escolar Connect Escolas tem para ajudá-lo e inicie o planejamento para sua instituição de ensino hoje mesmo. Assim, com certeza todos sairão ganhando, alunos, pais, professores e a própria escola.

Print
208 Rate this article:
3.0

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top