InícioComunicaçãoDescubra qual a importância da tecnologia da informação e comunicação na educação

Descubra qual a importância da tecnologia da informação e comunicação na educação

A tecnologia faz cada vez mais parte da realidade na sociedade a qual estamos inseridos. Graças a sua evolução, passamos praticamente o dia todo conectados a tudo e a todos por meio da internet. Podemos acessá-la de qualquer lugar, em aparelhos celulares, computadores, notebooks, tablets e até em relógios. Estando tão disponível, é claro que ela está também dentro das escolas, e por isso é cada vez mais importante aprendermos a importância da tecnologia da informação e comunicação para a educação

O boom da era da informação e da tecnologia mudou completamente o cenário da educação. Do ponto de vista de profissionais que atuam em instituições como o Senac, com os avanços das tecnologias, é possível que os educadores ampliem a relação ensino-aprendizagem, fazendo uso de recursos que diminuam as barreiras físicas e do tempo, indo além da sala de aula convencional.

Entram em cena os ambientes virtuais e sites colaborativos. É necessário se adequar a esta nova linguagem, para despertar mais interesse nos jovens, que já estão a todo tempo bombardeados de estímulos e informações. As escolas precisam virar o jogo e usar a tecnologia em prol da educação.

A trajetória dos avanços da tecnologia da informação e da comunicação nas escolas e na educação

Os avanços da tecnologia trouxeram grandes mudanças para os professores, mudou a forma de aprendizados dos alunos, e até a comunicação com os pais. Em um primeiro momento, a ideia de crianças terem acesso à internet dentro da escola, e até a outras ferramentas de comunicação, pareceu assustadora, e com razão, ainda estávamos lidando com uma novidade desconhecida.

As gerações anteriores estavam acostumadas a utilizar somente fontes de informação física, como grandes bibliotecas, jornais e enciclopédias. Primeiro vieram as ferramentas de busca, que centralizaram as informações. Foi positivo, pois facilitou o acesso a diversos conhecimentos. Porém os professores tiveram de ficam muito mais atentos aos trabalhos feitos no estilo “copiar e colar”.

Mas a tecnologia se desenvolve a passos largos, e tão logo, os celulares foram encarados como um meio de dispersão da atenção dos estudantes. A internet, que inicialmente foi apontada como um facilitador no processo de pesquisa, com o tempo passou a diminuir a capacidade e o interesse dos alunos em se aprofundar nos estudos.

Não se pode negar que a tecnologia utilizada de forma desregrada pode trazer efeitos negativos no rendimento de uma pessoa, e não só em crianças e dentro das escolas, em indivíduos de todas as faixas etárias e em qualquer ambiente.

Mas, quando aliada de maneira adequada e monitorada aos estudos, a tecnologia se torna um importante elemento na construção do conhecimento dos alunos.

Pensando nisso, cada vez mais são desenvolvidos jogos educativos e interativos, que já fazem parte da rotina escolar de muitas instituições. Afinal, se os celulares tiravam a atenção dos alunos, uma maneira inteligente de fazê-los se voltar novamente para as aulas, seria justamente encontrando utilidade para os aparelhos.

Outro exemplo de bom uso das tecnologias em favor da educação, foi a criação das plataformas virtuais com as quais os estudantes têm acesso a conteúdo e participam de grupos de discussões. Esta área sofreu um processo de desenvolvimento emergencial para se adaptar ao momento de pandemia. Vimos escolas implantando formas de EAD e professores usando toda a criatividade para dar aulas virtuais.

Quando a tecnologia da informação é aliada a métodos convencionais de estudos, são chamadas de ensino híbrido, pois mesclam os métodos on e off-line de estudos, com monitoramento dos professores que acompanham a evolução do aprendizado.

Também são uma maneira de despertar a autonomia nas crianças desde pequenas, pois dentro destas plataformas, há tarefas e prazos de trabalhos a serem cumpridos.

A mudança na dinâmica da comunicação entre escola e família

Além de melhorar e modernizar o processo de aprendizagem, a cada ano são desenvolvidos novos mecanismos de comunicação que visam primordialmente melhorar os relacionamentos na área de educação. Seja dos professores com coordenadores ou dos professores com os pais e responsáveis pelos alunos.

Essa é a principal função do aplicativo Connect Escolas , que pode ser customizado por cada instituição, aprimorando a organização e o fluxo de informações entre os seus funcionários. Este aplicativo está disponível nas lojas de apps da Google e da Apple, além de ter acesso por computador.

Na era da tecnologia todos vivem conectados, e com isso estamos sendo sobrecarregados de informações, muitas até desnecessárias, ou fakes. Manter um diálogo saudável com as famílias dos alunos nunca foi tão difícil, e tão cheio de ruídos.

As antigas agendas de papel estão caindo definitivamente em desuso, sendo substituídas pelas virtuais, podendo ser acessadas tanto via celular, quanto em computadores, como o caso da Agenda Google.

Como o intuito de facilitar a comunicação entre a escola e os pais dos alunos, e buscando benefícios nos avanços tecnológicos, a Connect Escola desenvolveu a Agenda Digital. Com ela é possível programar todos os avisos importante para os pais de alunos, de forma clara e objetiva.

Criou-se um novo canal de comunicação, mais direto e livre de ruídos. Através de um diálogo prático pode haver uma melhora no fluxo de atendimento das escolas com os pais e responsáveis.

Na Agenda Digital também é possível disponibilizar as datas de avaliações e trabalhos que devem ser entregues pelos alunos. Assim, os pais ficam sabendo de tudo que acontece na rotina escolar de seus filhos.

Por incrível que pareça, o uso deste tipo de tecnologia também ajuda na proximidade dos pais com os filhos. Através do aplicativo os pais podem acompanhar se os deverem de casa estão sendo entregues, e os professores podem enviar fotos dos exercícios que estão sendo feitos pelos alunos em tempo real.

Para os pais de crianças no berçário são enviadas fotos diariamente, das crianças e das atividades que estão sendo realizadas. Isso faz com que os pais não sintam que estão perdendo o desenvolvimento dos filhos. Além de ser uma boa forma de marketing para a instituição, já que é bem provável que os pais mostrem as fotos de seus filhos para colegas de trabalho.

Alunos mais velhos também se beneficiam das facilidades de ter as informações escolares na palma da mão. Podem recorrer ao aplicativo para verificar o boletim, e para ter acesso aos deveres de casa passados em aula. O envio das tarefas online ajuda na economia de papel, o que é bom para a economia escolar, e bom para o meio ambiente.

O surgimento deste tipo de aplicativo pode vir a ajudar muitas escolas, solucionando problemas de comunicação, e facilitando a gestão de diversas áreas da escola, como envios de declaração de saúde, reuniões online, acompanhamento quando as crianças precisam tomar algum remédio, ou tem uma alimentação restritiva, controle dos pagamentos e envio de boletos online.

Com o uso da tecnologia da informação na comunicação escolar, é possível manter uma comunicação fluida com todos os envolvidos na educação. Da mesma maneira que a rotina dentro das escolas é otimizada, o relacionamento delas com os pais e alunos também funciona muito melhor.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes