InícioComunicaçãoConheça as principais tendências de comunicação nas escolas

Conheça as principais tendências de comunicação nas escolas

A expansão tecnológica que, até anos atrás, era apenas uma previsão de estudiosos e aficionados por tecnologia, considerada fantasiosa por muitos, hoje já é uma realidade. Vivemos cercados de máquinas e outros mecanismos modernos, feitos para melhorar e otimizar nossas tarefas do dia-a-dia e a nossa forma de nos comunicar, em todos os setores da vida, principalmente nos estudos e no trabalho.

Muitos ainda se negam a aceitar essas mudanças, pois para algumas gerações de adultos, existe um desafio: o da adaptação. Determinados aplicativos e modelos de aparelho de celular, por exemplo, são considerados ferramentas complexas, principalmente por aqueles que sempre estiveram acostumados a métodos físicos para transmitir mensagens, como cartas, bilhetes e jornal impresso.

Há ainda os que encaravam os computadores e a internet apenas como um meio de comunicação a mais, e acreditavam que seus efeitos seriam passageiros. No entanto, existe somente um consenso: essas pessoas estavam enganadas.

Prova viva disso e fator decisivo para aderir as novas tendências de comunicação em escolas, é o comportamento das novas gerações com relação à tecnologia. Os jovens e adolescentes, nascidos até o ano 2000, chamados de ‘millenials’, possuem total afinidade com smartphones, aplicativos e todos os benefícios que essas ferramentas trazem as suas vidas, seja para estudos, seja para lazer.

Já os adolescentes e crianças que nasceram depois do ano 2000, sequer conheceram outra realidade – aquela das cartas e jornais de papel. Desde tenra idade, eles têm tendência a utilizar genuinamente aparelhos eletrônicos tanto como para brincar, como para estudar e se comunicar com os adultos.

E mesmo a maioria dos adultos estão a cada dia tão conectados e engajados com as novas tecnologias quanto as crianças, lançando assim o desafio da mudança de cultura que vem acontecendo dentro das escolas em geral.

Conheça as tendências que se destacam na comunicação das escolas

Diante do cenário de mudanças pelo qual a comunicação tem passado, algumas as tendências têm se destacado ao contribuir para o melhor andamento das atividades dentro das instituições de ensino.

As plataformas e os aplicativos utilizados na a comunicação dentro das escolas trazem diversos benefícios tanto aos educadores, como aos alunos e também aos seus pais e responsáveis.

É o caso das ferramentas desenvolvidas pela Connect Escolas. Dentro delas, a comunicação acontece de maneira efetiva e em tempo real. Desde situações corriqueiras, como avisar a um professor o horário de chegada e saída de um aluno, até assuntos extraordinários, como notificar aos pais de reuniões e comemorações escolares. Tudo isso pode acontecer diretamente dos aparelhos celulares, otimizando o tempo de todos os envolvidos.

Dentro dessas plataformas também é possível disponibilizar os conteúdos das aulas aos estudantes, e como suas famílias também tem acesso ao mecanismo, podem acompanhar e participar mais de perto do seu processo de aprendizagem.

Isso tudo por ser customizado, de acordo com as preferências e necessidades de cada instituição.

Outra tendência é a de utilizar laboratórios virtuais, que podem ser acessados pelos alunos de onde eles estiverem. É uma maneira de disponibilizar conteúdos e fontes confiáveis de pesquisas aos estudantes, prática semelhante a que ocorre em instituições de ensino superior. Isso desperta a autonomia e também o espírito colaborativo das crianças, o que vem a ser um ponto a favor delas mais tarde, ao ingressar na vida acadêmica.

Os benefícios de aderir as novas tendências de comunicação nas escolas

O primeiro efeito benéfico que pode ser sentido, ao aderir a essas novas ferramentas dentro dos ambientes escolares, é de se comunicar de maneira simétrica com os alunos. Entender como funciona um celular moderno e um aplicativo de última geração, por exemplo, nos ajuda a compreender o raciocínio rápido das novas gerações.

Se as crianças de hoje estão acostumadas a prestar mais atenção em celulares e tablets, a forma mais assertiva de despertar seu interesse para os estudos é utilizando essa tecnologia a favor do ensino.

Otimizar a comunicação dos professores com a direção e destes com os demais funcionários, é outro benefício, bem como auxiliar no processo de comunicação escola-família.

Utilizando aplicativos, é possível enviar avisos de educador para coordenador, de coordenador para pai e de pai para filho. Todos integrados pelo menos sistema, em busca de um só objetivo, que é o de construir uma educação melhor e mais moderna.