InícioDicasVeja 7 dicas de como melhorar o relacionamento da escola com os...

Veja 7 dicas de como melhorar o relacionamento da escola com os pais

Uma escola que consegue promover um bom relacionamento com as famílias dos alunos, está um passo à frente de suas concorrentes.

Manter o diálogo fluido entre os pais e responsáveis, professores e gestores, além de ser um dever de todas as instituições de ensino, é primordial para alcançar as metas estabelecidas a cada início de ano letivo.

Porém já foram muitas as pedras encontradas pelos educadores, no caminho até a chegar às famílias dos estudantes. Algumas ainda assustam os profissionais da área de educação.

Situações comuns que podem comprometer o relacionamento da escola com os pais

Em uma rotina cada vez mais tumultuada e estressante, muitos pais não podem comparecer à reuniões com professores, em especial por motivos relacionados a trabalho.

Se os professores não encontrarem maneiras de resolver essa questão, ela pode se agravar a longo prazo, comprometendo o rendimento e o futuro dos estudantes.

Ruídos durante a emissão de uma mensagem também se tornaram comuns ao longo da história da educação. Em épocas nas quais só se tinha bilhetes, boletins impressos ou então telefone fixo para se comunicar com os pais e responsáveis pelas crianças, não foram poucos os mal-entendidos que, por muitas vezes, acabaram colocando as escolas em maus lençóis.

Vocabulários rebuscados, com terminologias que somente pedagogos compreendem totalmente, também podem acabar confundindo algumas famílias.

A chamada comunicação em massa também tem se mostrado inadequada na hora de conversar com os pais. Textos padrão, com informações excessivamente genéricas, demonstram pouca pessoalidade.

Com o passar do tempo, isso pode dar às famílias a impressão de que a escolas está tratando os seus filhos apenas como alunos a mais, e que a presença deles não faz diferença a sua instituição, convencendo-os a buscar outras opções que atendam melhor suas particularidades.

7 dicas de como melhorar o relacionamento da escola com os pais

Pensando em todos esses conflitos, listamos 7 dicas que irão melhorar muito o relacionamento da sua escola com as famílias de seus alunos. Confiram:

1 – Organização interna: Quando se trabalha na área de educação, uma boa administração é fundamental para que todos os objetivos de uma instituição sejam alcançados. Quando ocorre um fluxo de tarefas a serem desempenhadas por professores e gestores, isso reflete diretamente na hora de atender aos pais dos alunos, servindo como cartão de visita na hora de renovar e efetuar matrículas.

2 – Comunicação rápida e objetiva: Mantenha os pais e os responsáveis pelos seus alunos cientes de tudo que tenha relação com a rotina escolar, por meio de informações claras, e que cheguem até eles em tempo útil.

Quando a família sabe o que acontece com seu filho durante o período das aulas, ela consegue demonstrar mais interesse em suas tarefas e trabalhos de casa. Isso afeta positivamente o rendimento das crianças, que se sentem motivadas e amparadas emocionalmente.

3 – Conheça a rotina dos pais: Quando os professores e gestores estão em contato contínuo com os pais de alunos, torna-se possível conhecer seus empregos, seus horários e quais seus interesses relacionados a educação dos filhos. Assim, é possível traçar o perfil de cada família e descobrir qual é a melhor hora do dia para marcar uma reunião, na qual a maioria dos pais de uma turma possa comparecer.

4 – Trate cada família com pessoalidade: Por mais que sua escola tenha um público-alvo já estabelecido, cada família tem um perfil. Estudos na área do marketing e da comunicação comprovam que as pessoas compram contratam serviços com os quais se sintam especiais. Demonstre que cada aluno de sua escola é realmente especial, dando a cada pai e mãe atenção específica.

5 – Busque contato com pais ausentes em reuniões: Registre o que foi conversado na reunião com professores, sintetize e disponibilize essas informações aos pais ausentes. Mostre compreensão com cada caso, pois algumas famílias realmente não conseguem estar presentes pessoalmente, mas isso não quer dizer que elas não se importem com seus filhos.

6 – Estimule a execução de tarefas extracurriculares: Quando os alunos estão cumprindo com todas as suas obrigações, é hora de ir além. Ofereça aos pais a possibilidade de seus filhos participarem de grupos de estudos e atividades esportivas.

7 – Utilize aplicativos feitos para escolas: O Connect Escolas possui ferramentas que ajudam a colocar pôr em prática todas as dicas anteriores. Baixe nossa versão demonstrativa e avalie quais das nossas funções podem ajudar a melhorar o relacionamento da sua escola com os pais de alunos.