InícioComunicaçãoPlataformas de comunicação: vantagens de sua escola adotar o uso desses sistemas

Plataformas de comunicação: vantagens de sua escola adotar o uso desses sistemas

No mundo em que vivemos, plataformas que atuam como auxilio na gestão de documentos pedagógicos, financeiros e administrativos se fazem presentes de forma constante, a tecnologia pode oferecer outro tipo de solução que certamente mudará a rotina escolar: os aplicativos de comunicação.

Essas ferramentas simples e práticas já são utilizadas com sucesso em diversas escolas do Brasil e do mundo, facilitando a transmissão de mensagens, bem como a troca de informações entre direção e professores, funcionários, pais e responsáveis.

Neste post, apresentaremos algumas boas razões pelas quais a adoção de um aplicativo de comunicação pode ser uma excelente estratégia para sua escola. Interesse? Então continue lendo para saber mais!

Vantagens de investir em um aplicativo de comunicação

Aparelhos como smartphones e tablets estão cada vez mais presentes na vida de grande parte da população. Nesse cenário, os aplicativos se tornaram alternativas muito úteis em diversas situações do dia a dia. Por isso, neste tópico vamos listar alguns dos principais benefícios que eles podem trazer para sua escola!

Interação mais prática e dinâmica entre a escola e os seus públicos

Um bom relacionamento no ambiente escolar é essencial não apenas para o bom funcionamento das atividades, mas também para o sucesso da administração e o estabelecimento proveitosa da trajetória de estudo dos alunos.

Nesse sentido, o aplicativo de comunicação permite uma interação diferenciada e extremamente eficaz que beneficie diferentes públicos:

  • Em termos de gestão e coordenação, é mais fácil conversar com pais e funcionários, além do fácil acesso às informações de cada aluno;
  • É possível que os professores enviem mensagens aos pais, trocem informações com outros educadores e com coordenação, compartilhem notas e atividades;
  • Além de disponibilizar documentos, a equipe da Secretaria também tem a capacidade de compartilhar mensagens importantes;
  • Por fim, as famílias podem conversar com os professores de seus filhos, fazer perguntas com orientação e acessar as informações de seus filhos de maneira mais conveniente.

Economia de tempo

Atividades aparentemente simples — como digitar os recados, imprimir e colá-los nas agendas ou telefonar a todas as famílias para transmitir os avisos escolares — demandam bastante tempo na prática! Além disso, em meio às inúmeras atividades do dia a dia, podem ocorrer imprevistos:

  • Comunicados impressos de forma incorreta e que precisam ser refeitos;
  • E-mails que não chegam ao destinatário;
  • Telefonemas dados quando os pais não estão em casa e que exigem novas tentativas.
  • Com um app eficiente, todo esse retrabalho pode ser evitado e os profissionais podem se dedicar a outras atividades que contribuam para o crescimento da escola.

Redução de custos

Você provavelmente ouviu a frase “tempo é dinheiro”. Bem, neste tópico, mostraremos que faz todo o sentido quando se trata de gerenciar a comunicação em sua escola.

Além de economizar várias horas de trabalho, otimizando várias atividades diárias, o uso do aplicativo garante uma economia significativa de papel gasto em avisos de impressão e também em contas telefônicas. Outro ponto positivo é o baixo custo de implementar e manter uma ferramenta tecnológica, que permite que os recursos financeiros da escola sejam direcionados a melhorar o próprio ambiente escolar.

Espaço para feedbacks

Ao investir em uma aplicação de qualidade, podemos dizer que a escola permite a criação de uma rua de mão dupla em termos de comunicação. Afinal, assim como os professores e o Secretariado podem emitir vários anúncios para as famílias dos estudantes, eles também podem usar a plataforma para entrar em contato. Dessa forma, um canal eficaz pode ser criado através do qual dúvidas, opiniões, sugestões e até queixas podem ser enviadas de maneira fácil e direta, garantindo uma maior participação dos pais no ambiente escolar.

Disseminação mais eficiente de eventos e atividades

Como mencionamos nos tópicos anteriores, o envio de notificações de impressão e email não garante que a mensagem atinja ao destinatário ou que ela será respondida em tempo hábil. Nesse sentido, o uso do aplicativo simplifica e simplifica bastante a promoção dos eventos escolares. Através da ferramenta de comunicação, é possível:

  • Plano de ação;
  • Acesso ao calendário escolar completo;
  • Condução de campanhas de registro;
  • Receber notificações sobre reuniões, partes, viagens e outras atividades;
  • Tenha informações sempre atualizadas e disponíveis on-line;
  • Confirme a participação nos eventos propostos.

Ter todas essas informações na ponta dos dedos – e em uma única plataforma – facilita não apenas todas as suas mensagens, mas também para gerenciar suas atividades. Além da comunicação mais eficiente, o aplicativo também permite atualizações rápidas, como alterações nas datas ou horários, limitando possíveis falhas.

Tópicos a se pensar ao ao escolher um aplicativo para a sua escola

Agora que você já conhece as principais vantagens de adotar um app de comunicação, fica a dúvida: que características a ferramenta deve ter para atender às necessidades da sua escola?

Em primeiro lugar, é importante compreender que cada local tem um determinado porte, além de um perfil pedagógico, administrativo e financeiro bastante próprio. Por isso, na hora de escolher a melhor opção, é interessante pensar nos seguintes tópicos:

  • Layout do aplicativo;
  • Funcionalidades disponíveis;
  • Facilidade para baixar;
  • Praticidade de uso;
  • Boa capacidade de armazenamento das informações;
  • Mais segurança para todos os usuários.

Ao levar esses pontos em consideração e alinhá-los à realidade da sua escola, é possível adquirir um aplicativo de comunicação que traga mais modernidade sem deixar de lado a qualidade no atendimento e na execução das atividades. Uma vez definido esse aspecto, o próximo passo é investir em um treinamento para que toda a equipe esteja bem informada sobre as funcionalidades dessa nova ferramenta e possa utilizá-la corretamente em seu dia a dia, com tranquilidade e eficácia.

Falando em plataformas que auxiliam na gestão escolar, que tal conferir a nossa plataforma Connect Escolas? Venha saber mais sobre nós e sobre nossos serviços!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares

Comentários Recentes