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O que é gestão escolar?

Para responder essa pergunta sobre o que é a gestão escolar, é preciso entender quem são os agentes considerados os integrantes fundamentais dessa gestão. Aqui entram o papel de pais ou responsáveis, dos alunos, dos professores e principalmente da direção escolar. Todos influenciam para o perfeito funcionamento da instituição.

O objetivo dessa prática é o de promover um planejamento adequado a realidade daquele ambiente educacional, isto quer dizer que as metodologias aplicadas devem levar em consideração aspectos da comunidade, do público alvo e da infraestrutura.

Procura-se sempre aplicar a organização dentro do local e na parte burocrática, assim como nas relações estabelecidas. A estrutura tem que estar de acordo com as necessidades das pessoas que ali frequentam e proporcionar a elas a possibilidade de desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Fazendo um trabalho no qual consiga incluir todos esses pontos importantes, a gestão escolar irá caminhar rumo ao crescimento institucional e ao avanço de suas práticas cotidianas.

Por isso muitos profissionais preocupados com as questões escolares trazem à tona sobre a importância em ter um olhar diferenciado para a gestão escolar. Muitos dizem que é esse um dos grandes fatores que interferem no sucesso ou até mesmo no fracasso dos alunos, vale dizer que não é esse o único fator responsável, porém faz parte.

Compreensão mais afundo sobre o que é gestão escolar

É preciso saber que a gestão escolar está dividida em três grandes conceitos que abrangem de maneira especifica todas as funções exercidas nessa atuação, são elas: gestão administrativa, seguida da pedagógica e por fim a de recursos humanos. Para que se tenha bons resultados, essas três correntes devem estar interligadas entre si.

Acerca da gestão administrativa é preciso saber que é onde funciona a parte burocrática e financeira. Nesse campo os profissionais que atuam como gestores precisam ter um conhecimento prévio em relação as leis que regem os deveres e inclusive os direitos das crianças e jovens, dos funcionários e demais agentes escolares.

Estar sempre atento a estrutura da escola. Observar se ela se enquadra nas condições mínimas para estar em funcionamento. Reformas, manutenção e troca de material devem ser constantes para diminuir os riscos de problemas e dar melhores condições a todos que ali frequentam diariamente.

O recurso financeiro também está a cargo da administração, com isto todos os gastos devem ser controlados por esse setor. Incluído a entrada e saída de dinheiro, seja para qualquer eventualidade.

Todas as suas práticas administrativas devem estar documentadas para evitar conflitos, pois é muito importante ter algo que comprove os planejamentos e objetivos traçados anteriormente. Esses documentos são o Plano Escolar e o Regime Escolar.

A gestão pedagógica tem finalidades mais complexas e que envolvem diretamente questões relacionadas aos métodos de ensino e as possibilidades de aprendizagem dos alunos.

Uma parte muito delicada que deve receber muita atenção na hora de sua elaboração. Nela constam os objetivos que os professores pretendem atingir com suas turmas em cada bimestre até o final do ano.

As linhas de atuação são discutidas entre os professores e propostas as mais convenientes para aquela realidade onde a escola se situa. Além disso, é definido quais as metas coletivas que deverão ser obrigatoriamente atingidas, e planejar quais os meios para se chegar lá.

O gestor pedagógico fica responsável por acompanhar todo esse processo e avaliar constantemente se está sendo seguido e quais os pontos a serem melhorados ou modificados. A avaliação ocorre em todas as áreas, com professores, alunos e funcionários.

O Projeto Pedagógico serve como uma forma de manter todas essas especificidades documentadas e acessíveis a todos dentro do ambiente escolar, para que possam assistir de perto quais os objetivos da escola e poderem se adequar a eles.

A última gestão apresentada é referente aos recursos humanos. Aqui é onde se lida diretamente com as pessoas, tornando essa parte uma das mais importantes e que merece grande atenção.

Isso ocorre por conta de que as pessoas precisam de constante motivação para estar produzindo. Professores, alunos, funcionários e até mesmo pais ou responsáveis tem a necessidade de se sentirem ouvidos pelos gestores, pois às vezes são as dificuldades que estão os tornando insatisfeitos com a escola, mas que normalmente são passíveis de resolução, basta dar uma atenção e estar aberto ao diálogo.

O que falta muita das vezes nas questões que surgem sobre conflitos de relações humanas é a conversa. Muita coisa pode ser solucionada a partir de uma boa comunicação e informações sobre o que se deve ou não fazer.

Os gestores precisam ter esse conhecimento e aplicar no seu cotidiano, somente assim poderão alcançar bons resultados com a instituição de ensino, não apenas em questões acadêmicas, mas também em nível de relacionamento interpessoal.

O que é gestão escolar dentro do ambiente de ensino

Até o momento foram apresentados alguns conceitos, entretanto quem opta por trabalhar com esse campo de atuação precisa saber que a formação é um dos pontos cruciais. Não basta ser formado na área de educação, é preciso sempre estar buscando formas de se reciclar e obter mais conhecimento.

Trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil e exige muito conhecimento, tanto nas teorias de ensino quanto com relação a prática. É preciso ter controle emocional para lidar com situações delicadas que envolvem várias pessoas.

Também é importante ser um bom líder. A liderança é um fator fundamental para quem é gestor escolar, pois são as mais diversas tomadas de decisões que precisam ser tomadas no dia a dia, e às vezes mudanças tem que ocorrer, e sabemos que nem sempre são aceitas pelas pessoas que estão acostumadas com o tradicional.

O gestor escolar necessita de mais uma característica que faz toda a diferença na hora de administrar, que é a criatividade. Os planejamentos e melhorias passam na mão da gestão escolar, sendo assim, os profissionais precisam conhecer muito bem a realidade na qual a escola está inserida e verificar as possibilidades dentro de seus recursos para promover alguma mudança; e criar a partir disso soluções.

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