InícioEmpreendedorismoO que é empreendedorismo?

O que é empreendedorismo?

Embora a palavra “empreendedorismo” venha sendo utilizada com bastante frequência nos últimos anos, muitas pessoas ainda tem dúvidas do que realmente significa ser um empreendedor. É a capacidade de abrir um negócio? É ter ideias lucrativas? É conseguir gerenciar um negócio de sucesso?

Para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas, confira esse artigo explicativo que preparamos para você!


O conceito de empreendedorismo

Mais do que abrir um negócio, o empreendedorismo se refere à disposição para identificar uma oportunidade e investir não só dinheiro, mas tempo e dedicação para criar um projeto ou negócio do zero. O objetivo desse investimento é contribuir com mudanças, tanto para a sociedade, quanto para si próprio.

Por incrível que pareça, a palavra empreendedorismo não esteve sempre no dicionário. Se voltarmos 20 anos na nossa história, esse termo, embora já utilizado, nem fazia parte da língua portuguesa de forma oficial. Mas os empreendedores sempre estiveram lá, mudando e transformando o mundo em que vivemos. Sem eles, boa parte do que faz parte da nossa rotina nem sequer existiria

Apesar de constar recentemente em nosso vocabulário, o empreendedorismo já vem tomando seu espaço a décadas. No século XVII, Jean Baptiste Say e Richard Cantillon, economistas franceses, afirmaram que o empreendedorismo se refere à capacidade de produzir, gerir e assumir riscos para criar.

O conceito de empreendedor

Dada essa definição, o empreendedor é a figura dotada de toda essa capacidade, capaz de lutar e trabalhar para alcançar um objetivo, investindo recursos e transpondo obstáculos. Pessoas com o perfil empreendedor possuem algumas características, como:

  • Iniciativa e faro para encontrar boas oportunidades;
  • Perseverança;
  • Coragem e disposição para correr riscos;
  • Capacidade de planejar e cumprir uma programação;
  • Liderança;
É claro que não existe uma regra para determinar se uma pessoa tem capacidade de empreender ou não, depende de cada negócio e características de quem busca se aventurar.

Existem tipos diferentes de empreendedorismo:

  • Empreendedorismo: é voltado para o negócio que busca solucionar um problema ambiental ou social, mas diferentemente das ONGs, ele resulta em lucros para o empreendedor. Esse tipo de negócio vem crescendo cada vez mais, movimentando cerca de US$60 bilhões por ano (dados da Ande Brasil).
  • Empreendedorismo corporativo: nesse caso, se refere à uma postura empreendedora dentro de outro negócio, como funcionário de uma empresa, por exemplo. Nesse caso, o empreendedor está sempre atento à novas oportunidades e possui muita proatividade. É quem possui a postura de dono do negócio sem necessariamente o ser.
  • Empreendedorismo digital: esse tipo de empreendedor atua no meio digital com comércio eletrônico, por exemplo. Ele pode atuar na venda de produtos físicos ou infoprodutos, como aulas, apostilas ou cursos.
  • Empreendedorismo em série: esses empreendedores estão sempre empreendendo. Ou seja, ele não fez isso apenas uma vez, ele encontra boas oportunidades, realiza um gerenciamento eficiente e obtém sucesso em mais de uma tentativa. Como é impossível estar em tantos lugares ao mesmo tempo, esse tipo de empreendedor inicia o projeto, mas a gestão fica sob a responsabilidade de outra pessoa

Gostou de aprender mais sobre o que é empreendedorismo? Acesse o nosso blog e tenha acesso à muito mais conteúdos interessantes para você!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes