InícioPais e responsáveisO papel fundamental dos pais no encorajamento a pesquisas e tarefas escolares

O papel fundamental dos pais no encorajamento a pesquisas e tarefas escolares

O mundo em que vivemos vivemos é cercado por grandes avanços tecnológicos que auxiliam no avanço de nossa sociedade, e com a vasta quantidade de benefícios que tais avanços podem geral, também possibilita algumas desvantagens como a fácil propagação do desinteresse dos alunos pela pesquisa escolar.

Os alunos se vem muito apegados apenas à interpretação e visão do professor sobre determinado assunto em sala de aula. Quando chegam a casa, mal fazem os trabalhos de casa e começam a fazer outras atividades que mais lhes interessam.

O fato de não serem pesquisadores e leitores persistentes ameaça seu desenvolvimento intelectual, pois o educador deve ser visto como um facilitador, ou seja, o aluno deve seguir em frente em busca de novos horizontes.

Para isso, ele precisa saber que o aprendizado é constante e ao mesmo tempo infinito. Para um feedback satisfatório, é essencial colocar em prática tudo o que você aprendeu depois de sair da escola, buscar novas fontes bibliográficas.

Para isso, é necessário que os pais participem sempre e estimulem seus filhos a buscarem novas fontes de conhecimento a partir da pesquisa e leitura constante de bons livros. Tal hábito contribui para o crescimento intelectual, para o aprimoramento da competência linguística e principalmente para o bom desempenho do aluno.

Um bom recurso também é incentivá-los a assistir a programas de televisão na tentativa de se manterem informados sobre os acontecimentos que permeiam a sociedade em geral. Assim, estarão mais aptos a participar de um debate, escrever uma dissertação com base em argumentos específicos e assim por diante.

O incentivo é a principal fonte de qualquer atividade como seres sociais. Por isso, é fundamental que os pais sempre proporcionem atitudes que revelem bons exemplos, pois os filhos tendem a se espelhar nas formas captadas e colocá-las em prática.

Portanto, não se trata apenas de sua liderança, é preciso que haja total interação no meio dessa relação.