InícioEducaçãoEducação bilíngue: 6 benefícios para os alunos

Educação bilíngue: 6 benefícios para os alunos

A educação bilíngue está cada vez mais presente no currículo das escolas no Brasil. Isso ocorre porque cada vez mais pais estão percebendo a importância de aprender um novo idioma para o futuro de seus filhos. Dito isso, chegou a hora de falar dos principais benefícios que a educação bilíngue infantil representa para os alunos. Afinal, falar duas línguas é um poderoso estímulo para o desenvolvimento cognitivo e memória em jovens, por exemplo.

Continue lendo e conheça 6 benefícios da educação bilíngue para crianças.

1. Desenvolvimento mental

Um aluno que aprende inglês em tenra idade, ou qualquer outro idioma que não seja sua língua materna, tende a se sair melhor em atividades intelectualmente estimulantes. Isso também acontece em situações que exigem resolução de problemas e compreensão das estruturas de um programa pouco detalhado em português. A verdade é que os alunos que falam duas línguas tendem a se sair melhor na hora de escrever uma redação.

2. Melhora a memória

Está cientificamente comprovado que falar duas línguas é um grande impulso para a memória das crianças. E isso também acontece em situações não verbais, quando os pequenos repetem certas cenas e imagens. Tem mais: quem fala dois idiomas tem a vantagem de retardar o aparecimento de doenças degenerativas que prejudicam a memória, como o Alzheimer, em comparação com pessoas que falam apenas um idioma.

3. Mais sensibilidade cultural

O jardim de infância com uma proposta verdadeiramente bilíngue incorpora elementos do método de ensino da cultura estrangeira da segunda língua ensinada aos alunos. Portanto, desde cedo eles aprendem sobre as culturas de outros países. Isso permite que essas crianças compreendam melhor o conceito de diversidade cultural. Isso é familiar e tende a aumentar a empatia por outras pessoas.

4. Mais oportunidades de trabalho

Ingressar em uma educação bilíngue em inglês principalmente, principalmente por se tratar de um idioma que é considerado um idioma global, falar fluentemente abre muitas portas no mercado de trabalho. Basta analisar os profissionais que ocupam cargos nas primeiras posições das empresas, para ver que os que estão lá têm salários melhores do que os que só falam português.

5. Mais segurança se relacionado

Para termos relacionamentos interpessoais de sucesso – seja no espaço empresarial, familiar ou pessoal – precisamos ter habilidades de comunicação. Quando uma criança é ensinada em uma escola bilíngue, ela pode falar bem a segunda língua. Isso faz com que eles se sintam seguros quando crianças e pelo resto de suas vidas para participar de interações em inglês. Ser bilíngue significa ter mais confiança e relacionamentos mais fáceis em geral.

6. Visão expandida

Ser verdadeiramente bilíngue, especialmente se o idioma for o inglês, é sempre útil quando decidimos viajar internacionalmente. Não importa se a viagem é a negócios ou a lazer, falar inglês faz tudo funcionar. Além disso, trocar ideias com outras pessoas que só falam inglês é muito mais rico do que quando traduzido. Afinal, expressões e palavras em um idioma nem sempre podem ser traduzidas para transmitir exatamente o mesmo significado.

E isso não é apenas em viagens, mas também em livros, filmes, músicas e muito mais, que são canais de aprendizado para ver o mundo expandido.