InícioEscolaConfira 5 novas tecnologias para usar dentro das escolas

Confira 5 novas tecnologias para usar dentro das escolas

Até dez anos atrás, computadores com acesso à internet eram realidade apenas para algumas escolas. Já atualmente, ferramentas de comunicação cada vez mais modernas passam a fazer parte do cotidiano de instituições de ensino, tanto da rede privada, quanto da pública.

Esse cenário é um dos reflexos da era da tecnologia. Todo mundo está conectado e recebe informações em tempo real. Os aparelhos celulares e tablets, por exemplo, se tornaram acessíveis a toda população.

Outro ponto importante é que, se para quem tem a partir de 30 anos de idade, ainda existe a lembrança de máquinas de escrever, folhas de almaço e outros antigos materiais utilizados para se comunicar e executar tarefas escolares, para as gerações mais novas, eles são praticamente artigos de museu.

As crianças e os adolescentes de hoje já nasceram num mundo conectado, e utilizar aparelhos eletrônicos, é para eles não só algo intuitivo, como também sua primeira opção na hora de se comunicar com outras pessoas e de realizar pesquisas sobre os assuntos que mais lhe interessam.

E para a maioria dos adultos não tem sido tão diferente, afinal. Ainda que muitos tenham relutado em um primeiro momento, os modernos aplicativos utilizados como meio de comunicação e plataforma de pesquisas se tornaram comuns também entre a maioria deles.

Como novas tecnologias influenciam a rotina as escolas

Se antes existia relutância por parte de muitos em aderir aos aparatos tecnológicos dentro das instituições de ensino, com o tempo foi percebido o quanto eles podem proporcionar benefícios tanto aos educadores, quantos aos alunos.

Existem aplicativos criados para especificamente melhorar o fluxo de informações entre as instituições de ensino e as famílias dos alunos, de modo que os pais possam acompanhar o dia-a-dia escolar de seus filhos, diretamente de seus celulares, que é o caso do Connect Escolas.

Também há uma preocupação em despertar o espírito colaborativo dos estudantes. O tempo em que eles apenas assimilavam conteúdos ministrados pelos professores em sala de aula está ficando para trás, dando lugar a uma época na qual eles participam ativamente na construção do aprender.

Veja quais são as 5 novas tecnologias para usar dentro das escolas

Feitas com o intuito de alcançar os objetivos citados até aqui, destacamos 5 ferramentas que auxiliam na rotina dentro das escolas. Confiram abaixo:

Aplicativos para comunicação escolar: Se antigos meio de comunicação como bilhetes, boletins impressos e telefonemas não estão mais dando certo, a melhor opção para as escolas é contratar um serviço como o da Connect. Com ele, é possível criar um aplicativo customizado, no qual as informações entre pais, alunos e educadores ocorre de maneira prática e veloz.

Agenda escolar: Tem o objetivo de complementar a função anterior. Com uma agenda escolar virtual, além de ficar mais fácil lembrar aos pais e responsáveis de reuniões e outros eventos, também é um modo de lembrar as crianças, diretamente do seu celular ou tablet, a cumprirem com suas tarefas extraclasse.

Plataformas para estudos online: Utilizadas há anos por instituições de ensino superior, as plataformas de estudo e comunicação online se tornaram também uma das formas de utilizar a internet à favor do desempenho escolar das crianças. Nelas, os alunos tem acesso à laboratórios virtuais e outras ferramentas de pesquisa, com fontes seguras. Também podem participar de grupos de discussão, agindo de forma ativa na construção do conhecimento.

Ensino Híbrido: Trata-se de um método multiplataforma, no qual o aluno trabalha em grupo, com materiais tradicionais utilizados em sala de aula, e também sozinho, acessando conteúdos via internet. É também uma forma de despertar cedo o espírito autônomo na criança, pois ela cumpre obrigações no seu ritmo, dentro de um ambiente virtual, mas tendo que respeitar os prazos de entrega de trabalhos e tarefas, complementando as atividades feitas na escola.

Jogos virtuais em sala: Se até adultos são fisgados por games, quem dirá as crianças. Antes vistos apenas como uma forma de dispersão da atenção dos alunos, foi comprovado que também é possível utilizar games que proporcionem a interação e estimulem o aprendizado. Dentro da escola e com o auxílio dos professores, os jogos ganham um efeito lúdico, pois prendem a atenção dos estudantes e ajudam a fixar os conteúdos de forma divertida. A prática também é chamada de gamificação.