InícioConnect EscolasComo organizar o horário escolar usando o Connect Escolas

Como organizar o horário escolar usando o Connect Escolas

A cada final de recesso ou do período de férias de final de ano, os educadores têm sempre um grande desafio pela frente: a organização do horário escolar.

Ao longo dos anos de história da educação, gestores e professores sempre buscaram maneiras de montar grades curriculares eficientes, nas quais fosse possível otimizar tanto o tempo dos alunos, quanto dos profissionais que necessitassem dar aula para mais de uma de uma turma.

Para que esse processo pudesse ocorrer de forma na qual todas as classes e professores fossem contemplados, e não surgissem desencontros, nem janelas desnecessárias nas grades, era necessário passar horas em reuniões, utilizando papel e caneta, até que o horário escolar resultasse bom para todos.

Não se nega que as reuniões administrativas, com a presença de todos os educadores, são indispensáveis para esclarecer determinados assuntos, como por exemplo, a real disponibilidade de cada um para assumir novas responsabilidades.

Esse ainda é um dos métodos mais efetivos para se evitar falhas na comunicação e promover a interação entre os profissionais da sua escola a cada início de ano letivo.

O ponto aqui é que, com a série de avanços que a tecnologia trouxe para a vida de todos nós, é possível otimizar a construção de um horário escolar, em um rápido espaço de tempo.

O Connect Escolas possui funcionalidades que vão te auxiliar a montar, de um jeito rápido e eficiente, o horário mais adequado às necessidades da sua instituição.

Como a tecnologia era vista antes dentro das escolas

Até alguns anos atrás, o máximo que poderia ser feito para agilizar a montagem de uma grade escolar, com o auxílio da tecnologia, seria a digitação de informações como início e fim das aulas, nome dos professores e em quais turmas eles estariam em determinados horários.

Mesmo com os computadores e notebooks se tornando populares entre as pessoas e dentro das instituições de ensino, seus programas não eram tão fáceis de serem usados. Assim, a tecnologia era encarada apenas como um complemento às maneiras já existentes de se montar um horário escolar.

Após longas reuniões internas, os coordenadores digitavam as informações discutidas, em ferramentas de edição de texto ou planilhas. Por fim, as imprimiam, fixando em murais que poderiam ser visualizados por todos os interessados.

E então, quando tudo parecia finalmente resolvido, surgia alguma mudança interna. Como consequência, o horário escolar teria de ser alterado, e todo o ciclo recomeçava.

Quando novas soluções tecnológicas foram descobertas, resultando em aparelhos celulares, notebooks e tablets cada vez mais modernos, surgiram os aplicativos, como o Connect Escolas.

Com ele, todo esse processo de montar e alterar um horário ganhou um novo sentido, tornando-o muito mais prático.

Porque organizar o horário escolar usando o Connect Escolas é mais prático

Os avanços tecnológicos podem não evitar possíveis alterações no horário escolar, mas possibilitam que elas ocorram de forma mais prática e, e alguns casos, podem ajudar a evitar mudanças desnecessárias.

Com os recursos da Agenda Digital do Connect, por exemplo, é possível organizar todas as informações das quais os professores e demais funcionários da sua escola precisem ter conhecimento.

Dentro da Agenda, podem constar os horários de aulas, calendário de provas e outras atividades a serem desenvolvidas em todas as turmas. Ou seja, não é mais necessário interromper as secretárias, para que elas passem horas digitando e imprimindo esses dados.

Como o acesso acontece via internet, diretamente no aparelho celular de cada um dos envolvidos, todos podem acessar o horário escolar e conferir se a disposição de suas tarefas está devidamente alinhada a suas possibilidades.

Isso tudo pode ser feito antes do início do período letivo, evitando que possíveis falhas ganhem o conhecimento dos pais, causando aborrecimentos e mal-entendidos entre eles e os professores.

Isso facilita a vida dos educadores, pois não é mais necessário esperar que a grande com os horários esteja impressa e fixada em algum local.

Todas essas questões e possíveis erros de escala, podem ser comunicados a coordenação da sua escola, diretamente do aplicativo do Connect, utilizando nossa função de Comunicação, com total privacidade e segurança.

Assim como as informações são lançadas diretamente do seu celular, também podem ser corrigidas com ele. Isso pode ser feito somente por aqueles que tem acesso a essas funções, pois os logins são diferenciados, de acordo com a função de cada profissional.