InícioOrganizaçãoComo organizar melhor uma reunião de pais

Como organizar melhor uma reunião de pais

Os educadores têm o dever de transmitir aos pais e responsáveis pelos alunos tudo o que é relacionado a rotina escolar. Além de comunicar como está o andamento das aulas, e de que maneira os conteúdos são conduzidos dentro dela, os professores precisam comunica-los à respeito de situações extraordinárias, realização de eventos e demais assuntos que sejam do interesse da família dos estudantes.

Ao longo da história da educação, a maneira mais comum de tornar esse processo efetivo foi a criação da chamada reunião de pais e mestres. Trata-se de um momento no qual os professores têm a oportunidade de expor aos pais, mães e demais responsáveis, tudo aquilo que ocorre relacionado ao desempenho de seus filhos, durante as horas em sala de aula.

Entretanto, algumas falhas se tornaram comuns na realização dessas reuniões, com o passar dos anos.

Citando alguns exemplos, temos a ausência de um número considerável de pais, tanto por motivos de trabalho, quanto outras ocupações, insatisfação da família ao se dar conta das notas baixas dos filhos, ruído na comunicação entre o pai e a mãe de algum aluno e abordagem equivocada na hora de conversar com eles.

Neste artigo, vamos mostrar como organizar melhor uma reunião de pais, evitando esses e outros problemas no seu decorrer, e de que maneira a Connect Escolas pode te ajudar.

Como ter um bom relacionamento com os pais antes da reunião

Até anos atrás, era totalmente compreensível que os pais levassem um susto ao se deparar com notas negativas de seus filhos. Ocupados por seus fazeres, confiavam nas instituições de ensino a educação de suas crianças, e não tinham a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia.

Da mesma maneira, os professores não tinham como dar um feedback em tempo real às famílias, a não ser por meio de bilhetes ou telefonemas, muitas vezes feitos sem sucesso.

Hoje, temos a tecnologia ao alcance de toda a população, graças ao advento da internet e aos celulares e computadores.

Utilizando os serviços da Connect, é possível comunicar aos pais via aplicativo, não só a rotina escolar de seus filhos, como também de avanços feitos no processo de aprendizagem deles, suas notas e o que pode ser feito para melhorá-las, quando necessário.

Tudo isso pode ser feito em rede social privada, na qual assuntos mais delicados são tratados com discrição, diretamente com as famílias de uma determinada criança. Tanto o pai quanto a mãe podem ter acesso ao aplicativo, o que evita possíveis mal-entendidos.

Mantendo os pais e responsáveis informados acerca de seus filhos durante todo o período letivo, e não somente após fechar suas notas, é um modo eficaz de criar um bom relacionamento com eles.

Conversas contínuas com as famílias dos alunos também possibilitam que os educadores compreendam melhor as particularidades de cada caso. Estudos em marketing mostram que, hoje, os indivíduos contratam um serviço buscando ser atendidos de forma personalizada.

O aplicativo da Connect proporciona que as escolas tenham um diálogo contínuo, se mostrando mais presentes junto aos pais dos alunos. Assim, é possível entender quais são seus horários, como falar com eles de uma maneira compreensiva e, chegada a hora de marcar a reunião presencial, esta será um sucesso.

Como ter sucesso em uma reunião de pais

No dia da reunião, para que tudo ocorra dentro do esperado, é preciso que professores e coordenação sigam alguns passos básicos.

Se foi possível estabelecer um diálogo contínuo com ao menos uma boa parte dos pais, não há desculpas para não ter em mãos todas as anotações, levantamentos e as notas que farão parte da pauta da reunião. Organização no ambiente escolar é o mínimo esperado pelas famílias dos alunos, e mostra a competência da administração da sua instituição.

No caso de professores responsáveis por mais de uma turma, o mais aconselhável é que não se sobrecarreguem. Uma pausa entre uma reunião e outra faz toda a diferença, possibilita que recarregue suas energias e se prepare para receber os pais da próxima turma.

Lembrando que os assuntos tratados também são de interesse dos pais que não puderam comparecer. Por isso e importante registrar tudo o que for discutido em ata, e mais tarde sintetizado e transmitido às demais família, o que também pode ser feito dentro do Connect Escolas.