InícioEscolaComo melhorar o envolvimento dos pais nas escolas

Como melhorar o envolvimento dos pais nas escolas

Manter a comunicação com as famílias dos alunos é um dever das escolas, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os pais ou responsáveis têm todo o direito de conhecer o processo de aprendizagem de seus filhos, e de que maneira ele é conduzido pelos professores, diretores e demais funcionários da instituição de ensino.

A relação pais-filhos-escola é fundamental para alcançar todos os objetivos traçados pela escola, o que vem a ser o principal intuito tanto dos educadores, quanto das famílias, que confiam a eles a educação de suas crianças.

No entanto, encontrar maneiras adequadas de promover esse efetivo envolvimento dos pais na rotina escolar, ainda é um dos maiores desafios existentes para os profissionais que atuam na área. Seja por motivos de trabalho, que tornam a vida de todas as pessoas cada vez mais corrida e estressante, por questões pessoais ou simplesmente por falhas de comunicação com a escola, muitos adultos acabam não se atentando para questões relacionadas a educação de seus filhos, que podem vir a ser culminantes no futuro acadêmico deles.

Como melhorar o envolvimento dos pais nas escolas ajuda no desempenho dos alunos

As crianças se espelham nos adultos que a cercam. Portanto, promover melhorias na interação entre escola e família é um fator determinante para a sua aprendizagem.

Diversos estudiosos da área afirmam que, a partir do momento em que os pais demostram interesse na educação dos filhos, eles, por consequência, se sentem mais incentivados e vinculados ao ambiente escolar.

De acordo com o Observatório Sociológico Família-Escola, da Universidade Federal de Minas Gerais, esse maior envolvimento dos pais com a educação dá, inclusive, suporte emocional e afetivo às crianças, o que reflete no desempenho delas durante os períodos letivos.

Dessa forma, se estabelece um ciclo, nos qual os alunos identificam a importância de se aplicar em suas atividades, tanto no período em que estão em aulas, quanto nas tarefas de casa. Muitos acabam sentindo vontade de ir além, pois se sentem curiosos e impulsionados a realizar pesquisas mais aprofundadas sobre assuntos relacionados aos seus estudos, e também desenvolvem os hábito de leitura e do esporte.

Diante disso, é necessário buscar maneiras criativas e eficientes de melhorar o envolvimento dos pais nas escolas, utilizando ferramentas práticas e intuitivas, que possam otimizar a comunicação entre os profissionais de educação e as famílias dos estudantes.

Quais ferramentas auxiliam a promover um maior envolvimento dos pais nas escolas?

Hoje, todos os membros de uma família possuem suas obrigações. Pais, mães, avós e demais responsáveis pelos alunos, todos tem seus trabalhos e demais ocupações dentro e fora de casa, visando justamente ter um padrão de vida no qual possam garantir o conforto e o futuro de seus filhos.

Nesse dia-a-dia corrido, os aparelhos celulares com acesso à internet tornaram-se a maneira mais ágil e prática de se manter conectados aos assuntos mais importantes. Pensando nisso, foram desenvolvidos aplicativos que estabelecem a ponte de comunicação que faltava para promover o envolvimento dos pais nas escolas.

Dentro desses aplicativos, os educadores podem disponibilizar um resumo dos conteúdos a serem desenvolvidos em sala, ao longo do ano letivo. Assim, o pai fica sabendo de antemão o que seu filho está aprendendo, e pode estimulá-lo nas horas em que estiverem juntos, conversando e fortalecendo o vínculo com seus estudos.

Também é possível pontuar às famílias, de forma clara e objetiva, de todas as informações e avisos, que antes poderiam sofrer algum tipo de interferência, como no caso de bilhetes impressos, escritos à mão e também chamadas telefônicas que poderiam resultar inoportunas, dependendo do momento.

Os deveres de casa, que antes só podiam ser passados aos estudantes em livros e outros aparatos físicos, também podem ser estipulados diretamente nos aplicativos. Com isso, os pais têm acesso aos mesmos materiais, ficando à par das atividades extraclasse que devem ser entregues por eles.

Todos esses benefícios fazem com que os pais se sintam mais ativos na educação de seus filhos, os ajudem mais com suas tarefas e ainda se programem melhor para participar de eventos e reuniões com professores, desenvolvendo um vínculo saudável com as instituições de ensino.