Facilidade na cobrança da mensalidade pelo app, com lembretes
Close
Facilidade na cobrança da mensalidade pelo app, com lembretes
Redação Connect Escolas

Facilidade na cobrança da mensalidade pelo app, com lembretes

A necessidade de investimento para a manutenção da infraestrutura e do ensino não é pequena. Ao contrário, manter o correto funcionamento escolar demanda planejamento adequado e o cumprimento dos responsáveis em termos de pagamento da mensalidade. Existem várias formas de cobrar o valor, contudo, a técnica que vem despontando no momento é a cobrança da mensalidade pelo app.

A capacitação de professores, o desenvolvimento de métodos de ensino, a adequação da infraestrutura para o recebimento dos alunos, a entrega de materiais didáticos, tudo isso depende da forma como os recursos financeiros são administrados.

Um dos principais entraves no manejo correto de tais recursos é a inadimplência. O simples atraso no pagamento da obrigação por parte dos pais também impacta o funcionamento adequado da instituição. Mas, como é possível resolver o problema, encarar a situação e obrar a mensalidade?

 

Mensalidade atrasada pode gerar uma situação embaraçosa

Ao contrário do que muitos gestores pensam, a hora de cobrar a mensalidade não precisa ser uma situação tensa. A cada dia, mais escolas optam pela cobrança de mensalidade pelo app que adotaram como ferramenta de comunicação com a família do estudante. Atualmente, este configura uma solução efetiva, já que muitos pais esquecem o pagamento por conta das excessivas tarefas do dia-a-dia.

A situação complica um pouco quando se fala em um atraso significativo da mensalidade, por exemplo, aluno A não paga a mensalidade há 3 meses. As instituições de ensino precisam estar preparadas para este tipo de evento, especialmente, a área administrativa.

Nesse sentido, é importante recordar que a situação costuma ser agravada em épocas de crise, uma vez que a relação escola-aluno costuma ser um relacionamento de longo prazo.

O ideal é tentar resolver a situação de uma forma eficiente e respeitosa. Independente da forma como a mensalidade será cobrada, é importante garantir que o aluno não será constrangido.

A Lei 9.870 ampara o estudante e garante que não sofra nenhum tipo de constrangimento para efetuar o pagamento do valor em débito. Conforme a lei, fica terminantemente proibido reter documentação, impedir que o estudante faça as provas ou sejam aplicadas outras penalidades.

Em casos extremos, medidas legais podem (e devem) ser tomadas como é o caso de ação judicial e não renovação da matrícula.

 

Como efetuar a cobrança da mensalidade pelo app e evitar a bola de neve

Para que esquecimentos sejam reduzidos e não aconteça o acúmulo de mensalidades sem pagamento, o melhor é adotar soluções práticas. Conforme mencionado anteriormente, a cobrança de mensalidade pelo app tem se tornado uma prática frequente nas escolas.

Mesmo que aparente ser uma medida frágil, ela ajuda os pais a se organizarem melhor na rotina de pagamentos, uma vez que evita que estes esqueçam de pagar a mensalidade e vire a famosa “bola de neve”.

Através da adoção de um aplicativo adequado à realidade escolar, é possível efetuar a cobrança de mensalidade pelo app mediante o encaminhamento de lembretes. Esta é uma forma bastante simpática, segura e confiável de cobrar o valor sem constranger as pessoas envolvidas.

Esta funcionalidade serve, inclusive, para quem não está com a mensalidade em atraso e deseja ser avisado na proximidade da data de pagamento. Optar pela cobrança de mensalidade pelo app é uma solução educada e que potencializa a organização financeira dos responsáveis.

Quer saber mais informações sobre esta solução? Acesse o site do aplicativo escolar Connect Escolas e conte conosco!

Print
825 Rate this article:
5.0

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2019 by Connect Escolas
      Back To Top