InícioEscolaVantagens de ter uma biblioteca digital em sua IE

Vantagens de ter uma biblioteca digital em sua IE

Uma biblioteca escolar digital é uma grande ajuda para administradores escolares, bibliotecários e alunos. O sistema facilita o controle de livros e empréstimos e ainda oferece aos alunos uma maneira mais fácil de verificar se eles têm dívidas pendentes.

Possibilitando também um controle muito maior sobre a propriedade da escola. Os livros, além de serem recursos valiosos, não podem simplesmente desaparecer. Eles são muito importantes para o crescimento intelectual dos alunos e devem estar disponíveis o tempo todo.

O que é um sistema de biblioteca escolar digital?

Existem sistemas e sistemas. Alguns mais complicados do que outros. Alguns mais fáceis do que alguns. Tudo vai depender do nível de complexidade da sua escola.

Um bom exemplo disso pode ser observado com as bibliotecas universitárias precisam de um sistema muito robusto para trabalhar com todos os livros e fornecer uma interface de pesquisa para os alunos. Algo que o ensino médio e a faculdade não precisam. Mas, basicamente, um sistema de biblioteca escolar digital é uma forma de organizar digitalmente o acervo de sua escola. E oferecer, também digitalmente, uma forma de consultar empréstimos estudantis.

Em muitas escolas hoje, esse controle é feito manualmente, por meio de formulários individuais, ou por meio de tabelas. É assim mesmo que funciona. No entanto, não é escalável e não oferece a funcionalidade simplesmente necessária em tal plataforma. Por fim, um sistema de biblioteca escolar digital garantirá que você gerencie sua biblioteca com muito mais eficiência. E gere relatórios que informam sobre os hábitos de leitura de seus alunos.

Vantagens de um sistema de biblioteca escolar digital

As vantagens de uma biblioteca escolar digital são grandes, tanto para a gestão quanto para os próprios alunos. O que está acontecendo hoje é, na verdade, a transformação digital da educação em níveis muito acelerados. Existem plataformas para praticamente todas as áreas da escola, desde o controle financeiro até a própria biblioteca. Na verdade, este é um dos maiores benefícios de um sistema de biblioteca escolar digital. Vamos começar com ele:

Sistema prático com um leque de recursos adicionais

Hoje, é muito raro encontrar um sistema de biblioteca escolar apenas digital. A maioria deles oferece um pacote completo. Falo por experiência própria. Conhecemos o mercado porque fazemos parte dele. Um sistema que disponibiliza apenas uma biblioteca escolar digital está desatualizado e ultrapassado.

Os sistemas de hoje, completos e com maior funcionalidade para toda a escola, foram criados inclusive para resolver o problema de sistemas isolados. Muitas pessoas estavam apenas vendendo o sistema de recall. Ou um sistema de biblioteca. Ou secretária. Havia apenas um. A tendência atual é um sistema que resolva tudo isso de uma vez. E isso é ótimo para toda a escola.

Fácil o gerenciamento de cópias

Nas escolas, o gerenciamento de cópias geralmente é feito de maneira muito rudimentar. Ou manualmente, ou em tabelas não muito amigáveis. Na vida cotidiana, essas soluções improvisadas podem até funcionar bem. O problema surge com o registro de novos exemplares e bibliografias. Principalmente no início do ano letivo, quando chegam os livros didáticos e as novas edições dos livros de literatura.

Códigos precisam ser definidos, livros adicionados a coleções, basicamente uma organização mais profunda para tornar a lista de livros mais dinâmica e fácil de consultar no futuro.

Para fornecer um relatório mais completo, o bibliotecário passará vários dias digitando manualmente ou poderá precisar de um sistema digital de biblioteca escolar. O sistema permite que a organização realize no ato da inscrição. Gerar um relatório não é mais uma questão de quantas horas você terá que gastar, mas de quantos cliques.

Auxilia no controle do patrimônio escolar

O furto de livros e o esquecimento dos alunos de devolver os livros são problemas antigos na gestão de bibliotecas. E problemas sérios. Nas escolas particulares, esse problema é ainda mais complicado. Os livros geralmente são comprados diretamente da editora. Os investimentos são feitos na construção da biblioteca e outro, permanente, na sua manutenção.

A razão mais comum pela qual as bibliotecas escolares ficam sem fundos para comprar novos livros é a falta de controle sobre os livros. A direção e a administração da escola estão cientes de que os livros estão desaparecendo e estão cortando investimentos até que a situação seja resolvida.

A ideia é simples: “Por que continuar investindo na biblioteca quando o dinheiro investido desaparece? “. Uma biblioteca escolar digital proporciona imenso controle sobre o empréstimo de livros e ajuda muito no inventário. Como o registro é muito simples e inclui identificadores únicos para cada obra, é praticamente impossível “perder” os livros. E graças à facilidade de uso do sistema, você pode consultar todos os empréstimos em um determinado momento e por um período específico, filtrando por turmas e cursos, no caso de universidades e cursos técnicos.