InícioDiferençasEntenda a diferença entre atividade extracurricular e o ajuste curricular

Entenda a diferença entre atividade extracurricular e o ajuste curricular

Com a crescente preocupação em entregar uma educação completa para os estudantes, muitas escolas estão buscando alternativas para trazer um desenvolvimento mais completo e se diferenciar da concorrência. Com esse objetivo, algumas instituições estão implementando o ajuste curricular para desenvolver atividades complementares na educação infantil.

Por ser um tema relativamente novo, muitas pessoas acabam confundindo o ajuste curricular com as atividades extracurriculares convencionais. Embora pareçam semelhantes, existem diferenças essenciais entre essas duas práticas, conforme veremos a seguir.

Assim como nas atividades extracurriculares, o ajuste curricular propõe atividades fora do período de aulas, mas com uma abordagem diferente. Mais do que oferecer dinâmicas, brincadeiras e atividades recreativas, o ajuste curricular propõe o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma educação integral, mas de acordo com as afinidades e preferências da criança.

De acordo com o desenvolvimento de uma criança, é completamente natural que ela acabe preferindo um ou outro tipo de atividade de acordo com seus gostos e personalidade. Pensando nisso, o ajuste curricular buscar agregar uma maior personalização das atividades extracurriculares propostas pela escola, permitindo que a criança foque naquilo que é mais compatível com seus interesses.

O fundamento da aprendizagem está na colaboração dos alunos com os professores, e ao impor atividades incompatíveis ou que não gerem interesse na criança, não é possível estabelecer uma interação positiva. Ao oferecer opções diversas, mas com embasamento pedagógico, o desenvolvimento das potencialidades das crianças fica muito mais sensato e eficiente.

Desenvolvimento de competências por meio de atividades

Pensando em um desenvolvimento completo, os ajustes curriculares, fundamentados em critérios pedagógicos, podem agregar muito valor ao ensino. É possível estabelecer o que a criança deve aprender, como e quando o aprendizado deve acontecer. Veja a segui alguns benefícios dessa prática para os alunos:

• Desenvolvimento de aptidões: ao ser incluída em atividades mais compatíveis com as suas preferências, a criança poderá desenvolver com mais profundidade as suas aptidões. Ao promover o desenvolvimento acadêmico com mais foco, a escola ajuda o aluno a estabelecer metas e ambições para o seu futuro.
  • Melhora o rendimento escolar: as atividades propostas não são aleatórias. Tudo que apresentado para os alunos tem como objetivo um desenvolvimento específico e pré-determinado, auxiliando a criança de forma ativa nos estudos. O aluno passa a ressignificar determinados conteúdos e a sua aplicabilidade na vida real. Os projetos multidisciplinares incentivam e agregam valor ao que já é apresentado na escola.
  • Desenvolve habilidades socioemocionais: tão importante quanto o desenvolvimento acadêmico, é a capacidade de interagir com inteligência e empatia, pois são habilidades essenciais no mercado de trabalho. Ao propor atividades em grupo, é possível demonstrar para a criança a importância da diversidade, do respeito e da empatia, lidando com suas emoções de forma mais eficiente.

Gostou de aprender mais sobre atividade extracurricular e ajuste curricular? Acesse o nosso blog e tenha acesso à muito mais conteúdos interessantes para você!