InícioComunicaçãoConheça os principais riscos ao utilizar o Facebook como canal de comunicação...

Conheça os principais riscos ao utilizar o Facebook como canal de comunicação com os pais

O processo de aprendizagem só se torna completo se existe o diálogo aberto e a interação entre pais e escola. Independente da faixa etária dos filhos, é fundamental que haja um canal de comunicação com os pais. Portanto, as reuniões de pais são bimestrais ou trimestrais. E insuficientes quanto ao tempo.

Logo, a interação não acontece como necessária. Uma vez imersos na era digital, onde a troca de informações acontece muito rapidamente, viramos pessoas interativas. Estamos online o tempo todo. Ainda assim, a entidade escolar sente falta de ter um canal exclusivo de comunicação com os pais.

Nos dias de hoje, o Facebook se tornou a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. Criado em 2004, o Facebook é uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos, fotos, textos e áudios. Permite a formação de grupos de interesse e páginas com finalidades comerciais e de entretenimento. É a maior rede social para atuação digital, tanto na quantidade de usuários quanto na sua frequência de utilização.

Escolas estão utilizando o Facebook não apenas para propaganda e divulgação de atividades, vídeos, fotos, matérias, dias comemorativos, entre outros. Estão utilizando a rede social como canal de comunicação com os pais. Pense bem! Facebook é uma rede social que pode ser usada para propaganda e divulgação, mas jamais como canal de comunicação com os pais. Por quê?

Veja alguns pontos negativos:

A – Exposição da privacidade – Os professores podem ter sua privacidade exposta pois possuem perfil pessoal na rede. O mesmo acontece com os pais de alunos.

B – O perigo dos comentários –  Comentários pessoais em posts podem ser mal interpretados. E opiniões pessoais podem trazer exposição desnecessária.

C – Compartilhamento restrito – Nem todas as informações podem ser compartilhadas, principalmente as mais individuais.

D – Conteúdo e duplo sentido – O conteúdo a ser postado deve ser bem formulado e orientado a determinado grupo de alunos para que não haja conflito entre os grupos.

E – Conteúdo generalizado – Os conteúdos serão mais generalizados uma vez que, na rede, será difícil particularizar todos os conteúdos postados.

F – Público atingido – A escola não poderá garantir que todos os alunos estão visualizando as postagens diárias. Bem como não pode garantir o mesmo sobre os pais.

Todos os pontos negativos destacados aqui são relevantes. O canal de comunicação com os pais, mesmo que seja virtual, deve ser privado. O Facebook fará isso de forma muito geral. Sua melhor utilidade é somente para a propaganda e a divulgação.

Conheça o aplicativo Connect Escolas e saiba como aproximar o canal de comunicação com os pais

A rede social não prioriza o canal de comunicação com os pais.

Em vista desta necessidade, foi desenvolvido um aplicativo escolar específico que prioriza a comunicação com os pais. Não somente com pais, como também a comunicação com os alunos!

O aplicativo escolar Connect Escolas é diferenciado. Possui uma interface interativa, porém de fácil interpretação e manuseio. A escola pode agendar reuniões, provas, trabalhos e lições de casa. O aplicativo escolar permite o uso de vídeos e imagens no próprio calendário.

Os pais podem acessar os compromissos dos seus filhos com riqueza de conteúdo, o que facilita a comunicação com a entidade escolar e o acompanhamento diário. Os pais podem avisar na escola quando estão chegando, o que oferece maior agilidade na saída escolar. Abrange mensagens instantâneas entre professores, pais, alunos, secretaria. Tudo isso com agilidade, privacidade e segurança.

Com a agenda escolar há a possibilidade de se fazer pesquisas de satisfação de pais e alunos com relação ao que acontece na escola. Há a possibilidade de criar formulários dinâmicos sobre alimentação e lições de casa. Existe também o gerenciamento de conteúdo e a segmentação de público-alvo, disponibilizando comunicados e informações de relevância para determinados grupos de pais e alunos de forma simples.

O aplicativo escolar Connect Escolas proporciona aos pais um canal de comunicação aberto, diário, eficiente, individual e privativo. A solução ideal para a dinâmica da vida moderna, a interação deve ser constante e o tempo é cada vez mais curto!

Conheça esta solução e deixe o Facebook somente para divulgação.