Como melhorar a comunicação escolar entre pais e a escola
Close
Como melhorar a comunicação escolar entre pais e a escola
Redação Connect Escolas
/ Categories: Comunicação Escolar

Como melhorar a comunicação escolar entre pais e a escola

Trabalhar na gestão de uma escola exige do profissional diversas habilidades, competências e muita criatividade para que não aja problemas durante o percurso e conseguir encontrar as melhores soluções para determinadas dificuldades.

Porém, há um ponto em questão que merece receber maior atenção dos gestores de ensino, que é em relação a comunicação dentro do ambiente. Pelo fato de que sem ocorrer um bom diálogo entre todas as partes, fica realmente muito difícil de conseguir atingir as metas e objetivos traçados no início do ano letivo.

Uma informação passada de forma incorreta ou que não chegue a todos da equipe pode gerar conflitos desnecessários. Ou ainda, quando os pais ou responsáveis não recebem os avisos sobre reuniões e ocorrências dentro da escola, daí é problema na certa.

Os meios comuns, como por exemplo: agendas, bilhetes, informativos impressos e outros; se tornaram ferramentas obsoletas dentro do ambiente escolar. Muitos pais ou responsáveis, professores, alunos e demais funcionários já não se interessam mais por esse tipo de comunicação.

Podemos observar que a grande maioria tem sua atenção voltada aos aparelhos eletrônicos, durante todo o dia. Além de que a limitação ou a falta de horários é um problema na vida de bastante gente, com isso recadinhos em um papel muitas vezes passam despercebidos na correria do cotidiano.

Devido as grandes transformações que a tecnologia oferece na vida de toda a população, a escola se viu frente a uma necessidade urgente em se adaptar a essas mudanças e adequar o seu padrão que, até então, era tradicional ao mundo moderno e contemporâneo.

A partir dessa nova realidade em que vivemos, foram elaborados aplicativos online que auxiliam na agilização das informações entre todos os agentes que compõe o quadro escolar, otimizam a forma de gerir a instituição de ensino e ajudam na redução de custos.

Por que investir nas tecnologias voltada a comunicação escolar?

Bom, os impressos nem sempre são a melhor solução para manter uma boa comunicação entre a escola e os pais ou responsáveis de alunos. Os comunicados podem acabar se perdendo no caminho ou às vezes nem vistos.

Outra questão que pode prejudicar um bom relacionamento entre as partes é com relação a interferências, por exemplo, nas linhas telefônicas, professores que não estão disponíveis no momento ou ao contrário também, pais ou responsáveis que não conseguem comparecer em reuniões devido a agendas lotadas.

Como resolver esse dilema, de uma maneira que possa ser benéfico para todos? Foi pensando sobre esse tipo de relação que os aplicativos online de comunicação escolar foram inventados, a fim de dar maior suporte e simplificar a maneira de passar e receber informações importantes.

Vale dizer que muitas escolas irão economizar bastante no quesito comunicação, ao integrar esse tipo de sistema dentro do ambiente escolar. Além de contribuir para sustentabilidade do planeta, evitando de ter altos gastos com papeis impressos.

Como funciona essa novidade em comunicação escolar

Os aplicativos são sistemas integrados de fácil uso, que possibilitam mais organização na hora de gerenciar os planos de aulas, as agendas dos professores e a troca de mensagens sobre o que acontece na rotina escolar das crianças.

Com a ferramenta de plano de aula, o educador poderá descrever com a maior praticidade, os conteúdos a serem ensinados em sala de aula, programar as atividades da semana, traçar metas e os objetivos para cada bimestre e ainda controlar as notas e presenças dos alunos.

Os pais ou responsáveis terão acesso a uma visão sobre o cotidiano da criança na sala de aula e o desempenho acadêmico. Poderão acompanhar as lições e recados de professores através desse resumo diário.

Por meio de mensagens instantâneas, a escola e a comunidade de pais terão mais liberdade para falarem a qualquer momento sobre diversas situações. Utilizando-se desta função, todos poderão se comunicar em tempo real e as interações ficam salvas no sistema para dar maior segurança aos dois lados.

A visualização é bem dinâmica, como se fosse uma espécie de linha do tempo no qual o diálogo pode ser visto por completo e respondido pelas pessoas que tenham autorização para fazer isso. E mais, oferece maior autonomia para os professores que utilizam esse mecanismo, por terem a possibilidade de responder em seus horários de intervalos e organizar melhor suas tarefas.

Ganha-se mais tempo ao ter que fazer algum tipo de comunicado para os pais de alunos. Quando a escola tem que informar algum evento para os pais ou responsáveis, fazendo uso dos aplicativos de comunicação escolar há maior ganho em relação ao tempo, pois eles são enviados através de mensagens de texto no celular ou e-mail e ainda vem a confirmação se ocorreu a leitura da mensagem. Dessa forma, os professores e gestores irão contatar apenas os pais que ainda não receberão a informação.

Comunicação escolar modernizada

Com o que já foi apresentado até o momento sobre as mudanças que a tecnologia traz em uma instituição de ensino deu para perceber as inúmeras vantagens tanto em relação ao tempo quanto em economia.

Entretanto, as escolas que pretendem aderir aos sistemas online precisam testar antes de implantar no dia a dia escolar. Verificar qual irá se adequar melhor as necessidades atuais que estão enfrentando.

Além disso, é importante investir nos professores, ou seja, ensiná-los a utilizar a plataforma e mostrar como será vantajoso esse novo tipo de método. Porque muitos ainda preferem algo mais tradicional, por acharem que é algo complexo e que dificultará a rotina escolar.

Também é preciso conversar com os pais ou responsáveis sobre essa mudança na estrutura da escola. Alguns ainda são resistentes as tecnologias, e vão criticar essa tomada de decisão. Por isso, os gestores precisam conhecer muito bem o aplicativo para evidenciar suas vantagens e saber tirar todas as dúvidas que vão surgir com certeza durante o período de adaptação.

Não basta apenas colocar dentro do cotidiano, é preciso saber adequá-lo para se tornar uma ferramenta importante e ir aos poucos, transferindo as informações para esse novo sistema interligado.

Print
46392 Rate this article:
4.8

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2019 by Connect Escolas
      Back To Top