Início Aluno Integração de alunos com necessidades especiais

Integração de alunos com necessidades especiais

Integração de alunos com necessidades especiais

Nos dias de hoje, muito tem sido dito com relação ao tema integração dos alunos com necessidades especiais. Esse conceito está em evidência devido a ações governamentais, debates da sociedade civil e novas metodologias aplicadas em sala de aula.

A educação, como um segmento que passa por frequentes avanços precisa ser acompanhada por todos os profissionais envolvidos. Seja pessoal relacionado com afazeres administrativos, tecnológicos, pedagógicos, esportivos e até psicológicos. Na atualidade, os professores, os pais de alunos, os estudantes e a comunidade de maneira geral possuem necessidades e exigências diferenciadas.

Isso significa que os pais de alunos com necessidades especiais têm dimensão da importância da integração e do ensino no desenvolvimento saudável. A questão da inclusão está dentro dos debates, medidas e até projetos de lei.

Esses movimentos colocam o assunto cada vez mais em voga e aceleram a integração de pessoas de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais.

Tudo isso é de vital importância para que os estudantes possam crescer enquanto cidadãos, com direitos e deveres de participação social devidamente assegurados. Contribuição social que possa ser incentivada ali, mas deve ultrapassar a sala de aula.

Integração de alunos com necessidades especiais dentro e fora de sala

Vale salientar que esse debate amplo sobre a inclusão teve origem na movimentação histórica pela conquista dos direitos humanos. Apesar disto, essa não é uma pauta nova tanto no Brasil quanto no exterior.

Levando em consideração, esses princípios já fazem parte de Declarações e Diretrizes Políticas desde 1948. Isso tudo em função da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Desde então, existe a preocupação em garantir e oferecer na prática as devidas condições aos alunos com necessidades especiais. Afinal, o contexto educacional também foi contemplado na Declaração Universal dos Direitos Humanos desde os seus primórdios.

O fato é que ainda há muito que ser debatido e aprimorado a respeito das formas e atividades de inclusão. É preciso encontrar elementos humanos que estejam verdadeiramente comprometidos na realização desta missão, além do conhecimento prático e teórico.

Essa integração precisa acontecer em um ambiente com recursos e suporte técnico para que o aluno possa se desenvolver e crescer ali. Os alunos com necessidades especiais carecem de apoio complementar ao aprendizado de sala de aula tradicional.

E com uma estrutura adequada é muito mais simples impedir que o estudante se sinta desanimado ou frustrado. Com a ajuda e o ambiente ideal, a probabilidade de evasão escolar é reduzida consideravelmente.

Tecnologia para facilitar a integração dos alunos com necessidades especiais

As ferramentas tecnológicas podem ser extremamente úteis para facilitar a integração dos alunos com necessidades especiais. Com suporte moderno, o professor tem muito mais chance de se aproximar e chamar a atenção do estudante.

Em contrapartida, o aluno se sente desafiado e estimulado a desenvolver o seu potencial ao máximo com as novas tecnologias. Até algumas dificuldades podem ser dribladas com uso de softwares, programas, aplicativos e a internet. A transmissão do conteúdo se torna muito mais interativa e interessante.

Neste contexto, o aplicativo escolar Connect Escolas tem a finalidade de intermediar o contato entre escola, pais e alunos. Com um canal de comunicação ágil e permanentemente aberto, pais de alunos com necessidades especiais podem acompanhar o que acontece em sala prontamente.

SEM COMENTÁRIOS