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6 dicas de marketing de relacionamento para escolas

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6 dicas de Marketing de Relacionamento para escolas

Você já sabe o que é Marketing de Relacionamento, certo? Caso não tenha lido nosso artigo sobre o tema, basta clicar aqui e ficar por dentro desta poderosa forma de fidelizar clientes. A comunicação escolar deve usar e abusar deste método, que torna o cliente simplesmente um fã de seu negócio.

Mas a pergunta é: você sabe como usar o Marketing de Relacionamento para otimizar o relacionamento escolar? A internet deixou tudo bem mais fácil para o Marketing de Relacionamento. Desta maneira, a escola pode usar todas as ferramentas do Marketing Digital disponíveis para facilitar o relacionamento da escola com seus pais e alunos.

Conhecer o seu público é fundamental para o Marketing de Relacionamento

Antes de tudo, você deve conhecer o seu público para utilizar o Marketing de Relacionamento. De nada adianta você investir nele se não conhecer exatamente como pensam os pais e alunos da sua escola. Como é que você vai oferecer benefícios a eles? Por isso, é essencial que você crie as personas da sua escola, ou seja, as representações dos clientes mais fiéis que possui. Assim, você vai focar seu relacionamento com esse público-alvo para que ele se torne um garoto-propaganda da sua marca.

Confira essas dicas para que otimizar o Marketing de Relacionamento para escolas!

1. Tenha uma lista de contatos atualizada

Mantenha uma lista com os contatos dos alunos e pais – sempre atualizada. Essa lista deve ter o máximo de informações a respeito de seus clientes. O ideal é segmentar essa lista para construir a estratégia de relacionamento mais adequada a cada um. Ou seja, pais de alunos do Ensino Médio e de crianças matriculadas na creche, por exemplo, possuem objetivos diferentes. Logo, a abordagem também deve ser diferenciada para cada pai.

2. Busque personalizar a mensagem

A ideia de personalizar a mensagem é muito importante para criar um Marketing de Relacionamento eficaz. Mesmo segmentando a sua lista de contatos, você deve pensar que cada pessoa que recebe a mensagem é única. O objetivo desta personalização é fazer ela perceber o relacionamento como algo exclusivo. Enviar um e-mail chamando pelo primeiro nome e pontuando alguma preferência cria uma aproximação natural.

3. Direção sempre a postos

Em qualquer situação, mostrar que a direção existe e está ali para atender é necessário para potencializar o Marketing de Relacionamento. Quando um diretor se apresenta para o pai ou aluno com o intuito de resolver algum problema, pode ter certeza de que o cliente vai se sentir importante para a escola.

4. Seja rápido na resposta

Deixar um pai ou aluno esperando é péssimo para a imagem da escola. Por isso, promova uma gestão no ambiente escolar para que cada profissional seja responsável por uma área. E que saiba atender rapidamente a todas as questões que forem surgindo no dia a dia. Caso o problema ultrapasse as barreiras propostas, a direção deve se envolver de forma ágil.

5. Promova eventos comemorativos diferenciados

Uma forma de aproximar pais e alunos da escola é promover eventos comemorativos inusitados. Muitas escolas promovem eventos comuns, como Dia dos Pais ou Páscoa, mas poucas são as que buscam fazer algo diferente. Que tal a noite da pizza? Ou a noite do pijama? Jogo de queimado entre os pais? Faça uma pesquisa com os pais e alunos e busque fazer eventos variados.

6. O poder da pesquisa

A opinião de pais e alunos é fundamental para a sobrevivência da sua escola. Afinal, quem não se sente valorizado quando a sua opinião é solicitada? Fazer pesquisas recorrentes tem como principal objetivo melhorar o atendimento e o relacionamento.

Assim, fica claro que o marketing da escola tem que ir cada vez mais além do tradicional. Para que o Marketing de Relacionamento seja realizado de forma consistente, aposte na tecnologia como forma de estreitar esse relacionamento entre pais – alunos – escola.

Invista no aplicativo Connect Escolas. O aplicativo escolar foi desenvolvido especialmente para conectar escolas, pais, professores e alunos com apenas um toque, seja do tablet ou smartphone.

O aplicativo Connect Escolas possui muitas funcionalidades: substitui a tradicional agenda escolar, é customizável e pode ser encontrado nas lojas virtuais Google Play e App Store com o nome e identidade visual da escola, onde será facilmente identificado.

1 COMENTÁRIO

  1. Para escolas, estratégias de marketing de relacionamento eficazes incluem personalização da comunicação, eventos interativos para pais e alunos, programas de fidelidade acadêmica e feedback constante para ajustar as abordagens conforme necessário.

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