Conciliando trabalho com crianças pequenas em casa
Close
Conciliando trabalho com crianças pequenas em casa
Redação Connect Escolas
/ Categories: Gestão Escolar

Conciliando trabalho com crianças pequenas em casa

A nova realidade trazida pela atual pandemia de coronavírus trouxe vários desafios para as pessoas. E um dos maiores é, sem dúvidas, conciliar o trabalho com crianças pequenas em casa. As perspectivas de home office, aliada as aulas online de estudantes de todas as idades tem sido algo complicado de ser administrado para muitos. Por isto, veja a seguir algumas informações e dicas importantes sobre o assunto. Saiba também como o Connect Escolas pode ajudá-lo. 

 

O trabalho home office com crianças pequenas 

Por um lado a flexibilização do home office permite um trabalho mais fluido, em horários nos quais você está mais produtivo. Mas por outro, esta opção pode trazer algumas dificuldades, sobretudo se você tem crianças pequenas em casa. Assim sendo, é importante levar alguns fatores em consideração: 

  • Dependendo da instituição de ensino, as aulas dos pequenos seguem a mesma lógica de horários das presenciais. Por outro lado, estas também podem apresentar mudanças; 

  • Além disto, em muitos casos as crianças recebem temas e atividades extras para fazer. Se não houver um planejamento prévio, isto pode prejudicar seu trabalho em casa; 

  • Também é importante destacar que os desafios organizacionais para quem está em casa, tanto pais quanto filhos, são maiores devido as distrações do ambiente. 

Depois de levar estes fatores em consideração, é hora de começar a elaborar um plano que permita a conciliação entre o trabalho e as crianças pequenas. 

 

Algumas atitudes que fazem toda a diferença 

Em primeiro lugar, é importante contar com recursos que permitam uma organização de seus horários de trabalho, e também de estudo e atividades para as crianças. Dentro deste contexto, existem algumas dicas simples que se forem levadas em conta trarão grandes resultados: 

  • É fundamental dividir sua rotina em horários específicos para o trabalho, com intervalos de tempo que priorize os pequenos; 

  • Contar com bons programas e aplicativos, sobretudo para automatizar o estudo das crianças pode fazer uma grande diferença; 

  • Estabeleça um local de trabalho fixo para você, deixando claro para os pequenos que enquanto estiver trabalhando ali é preciso ficar concentrado; 

  • Sempre que for possível, em momentos que tiver um tempo livre, por exemplo, procure agilizar e adiantar demandas. Isto deixará sua rotina mais leve e com mais tempo para as crianças pequenas. 

Tanto para as aulas quanto para as próprias atividades do dia a dia, as crianças precisam de uma rotina em que possam confiar. Assim sendo, o uso de aplicativos e programas que possam lhe auxiliar nestas tarefas pode fazer toda a diferença. 

 

A importância de um aplicativo diferenciado 

Na medida em que você dispõe de meios para conciliar seu trabalho com crianças pequenas em casa, toda a rotina acaba ficando facilitada. Assim sendo, além de dispor de recursos pra ajuda-lo com as tarefas de seu serviço, um programa que permita o desenvolvimento dos estudos dos pequenos também é algo fundamental. Por isto, é importante ter em mente que: 

  • É preciso contar com recursos que envolvam fatores como uma sala de aula virtual, capaz de organizar os estudos e as tarefas das crianças de forma geral; 

  • Também é necessário ter acesso a uma plataforma que permita uma comunicação direta com os professores e a escola, inclusive para a organização da rotina de estudos; 

  • Outro fator indispensável é levar em conta que atualmente a tecnologia desempenha um papel fundamental para as crianças. Na medida em que o isolamento social se torna necessário, recursos como áudios, vídeos e aplicativos tem ainda mais importância. 

Uma dica importante para conseguir encontrar tudo isto em um só aplicativo, é contar com o Connect Escolas, desenvolvido pela Wetok Software. Trata-se de uma plataforma cada vez mais utilizadas por escolas e instituições de ensino, que permite organizar aulas e toda a rotina escolar dos alunos. 

 

Outros fatores importantes 

Além das etapas de estudo, tão importantes para a manutenção da rotina dos pequenos em casa, há também outros fatores que tem relação direta com seu home office e não podem ser negligenciados. Desde e o começo da semana, é importante ter todos os dias programados, respeitando seus afazeres, o estudo dos pequenos e uma quantidade de tempo passada com eles. Por isto, lembre-se sempre de: 

  • Estimular o interesse de seus filhos pelas atividades escolares, atuando de forma participante sempre que possível em suas aulas e tarefas; 

  • Tirar um tempo para estar presente com as crianças de forma mais lúdica. Isto inclui brincadeiras, passeios ao ar livre e refeições onde você e eles estejam livres; 

  • Tentar estipular dias e horários definitivos para realizar seus trabalhos, exceto quando tiver alguma reunião ou atividade importante; 

  • Se possível, contar com a ajuda de outros membros da família, ou de um profissional para auxilia-lo com os pequenos enquanto estiver trabalhando. 

É claro que cada família tem sua própria lógica de funcionamento, que varia entre número de integrantes e tipo de rotina vivida. De qualquer forma, estes pequenos ajustes em seu tempo de trabalho e de família trarão um ótimo resultado final. 

 

As melhores soluções são as mais simples 

Na medida em que o atual quadro de pandemia e isolamento social ainda não tem prazo para acabar, adaptar-se é o melhor que você pode fazer. É importante levar em consideração que esta também é uma fase difícil para as crianças. Trata-se de uma mudança brusca em suas rotinas, o que, dependendo da idade que tiverem, é algo bastante ruim. Assim sendo, ter paciência e compreensão neste momento faz toda a diferença. 

Pelo lado bom, enquanto você estiver trabalhando em casa com crianças pequenas, esta pode ser uma oportunidade de se reconectar a elas. Na medida em que sentirem o apoio e o reforço positivo de seus pais e responsáveis, as vantagens serão muitas. Por isto não deixe que seu trabalho tome todo o tempo que puder ter com os pequenos de seu lar. Ao conseguir conciliar e organizar sua rotina com a rotina deles, os benefícios serão muitos.  

Por fim, não deixe de contar com as soluções do aplicativo escolar Connect Escolas para organizar a rotina de aulas dos pequenos, a tornando mais simples e produtiva. 

Print
185 Rate this article:
No rating

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top