InícioAplicativoFacilidade na cobrança da mensalidade pelo app, com lembretes

Facilidade na cobrança da mensalidade pelo app, com lembretes

A necessidade de investimento para a manutenção da infraestrutura e do ensino não é pequena. Ao contrário, manter o correto funcionamento escolar demanda planejamento adequado e o cumprimento dos responsáveis em termos de pagamento da mensalidade. Existem várias formas de cobrar o valor, contudo, a técnica que vem despontando no momento é a cobrança da mensalidade pelo app.

A capacitação de professores, o desenvolvimento de métodos de ensino, a adequação da infraestrutura para o recebimento dos alunos, a entrega de materiais didáticos, tudo isso depende da forma como os recursos financeiros são administrados.

Um dos principais entraves no manejo correto de tais recursos é a inadimplência. O simples atraso no pagamento da obrigação por parte dos pais também impacta o funcionamento adequado da instituição. Mas, como é possível resolver o problema, encarar a situação e obrar a mensalidade?

Mensalidade atrasada pode gerar uma situação embaraçosa

Ao contrário do que muitos gestores pensam, a hora de cobrar a mensalidade não precisa ser uma situação tensa. A cada dia, mais escolas optam pela cobrança de mensalidade pelo app que adotaram como ferramenta de comunicação com a família do estudante. Atualmente, este configura uma solução efetiva, já que muitos pais esquecem o pagamento por conta das excessivas tarefas do dia-a-dia.

A situação complica um pouco quando se fala em um atraso significativo da mensalidade, por exemplo, aluno A não paga a mensalidade há 3 meses. As instituições de ensino precisam estar preparadas para este tipo de evento, especialmente, a área administrativa.

Nesse sentido, é importante recordar que a situação costuma ser agravada em épocas de crise, uma vez que a relação escola-aluno costuma ser um relacionamento de longo prazo.

O ideal é tentar resolver a situação de uma forma eficiente e respeitosa. Independente da forma como a mensalidade será cobrada, é importante garantir que o aluno não será constrangido.

A Lei 9.870 ampara o estudante e garante que não sofra nenhum tipo de constrangimento para efetuar o pagamento do valor em débito. Conforme a lei, fica terminantemente proibido reter documentação, impedir que o estudante faça as provas ou sejam aplicadas outras penalidades.

Em casos extremos, medidas legais podem (e devem) ser tomadas como é o caso de ação judicial e não renovação da matrícula.

Como efetuar a cobrança da mensalidade pelo app e evitar a bola de neve

Para que esquecimentos sejam reduzidos e não aconteça o acúmulo de mensalidades sem pagamento, o melhor é adotar soluções práticas. Conforme mencionado anteriormente, a cobrança de mensalidade pelo app tem se tornado uma prática frequente nas escolas.

Mesmo que aparente ser uma medida frágil, ela ajuda os pais a se organizarem melhor na rotina de pagamentos, uma vez que evita que estes esqueçam de pagar a mensalidade e vire a famosa “bola de neve”.

Através da adoção de um aplicativo adequado à realidade escolar, é possível efetuar a cobrança de mensalidade pelo app mediante o encaminhamento de lembretes. Esta é uma forma bastante simpática, segura e confiável de cobrar o valor sem constranger as pessoas envolvidas.

Esta funcionalidade serve, inclusive, para quem não está com a mensalidade em atraso e deseja ser avisado na proximidade da data de pagamento. Optar pela cobrança de mensalidade pelo app é uma solução educada e que potencializa a organização financeira dos responsáveis.

Quer saber mais informações sobre esta solução? Acesse o site do aplicativo escolar Connect Escolas e conte conosco!