InícioEscolaControle e organização na saída: Estou chegando!

Controle e organização na saída: Estou chegando!

Os horários de entrada e saída da escola costumam ser uma bagunça. Embora a organização na entrada seja importante, hoje o foco será a saída escolar. Ter controle e organização na saída é indispensável tanto para a escola quanto para responsáveis e alunos.

A famosa confusão na porta da escola na hora da saída dos alunos é praticamente uma constante ao longo do ano letivo. Mesmo que a instituição pense em diversas soluções para sanar o problema, a comunicação continua sendo a melhor pedida. Potencializar a comunicação dos responsáveis com a escola tornou-se uma necessidade e hoje, isso é possível graças a utilização de aplicativos.

Um assunto que nem sempre é lembrado e que pode conturbar ainda mais a saída dos pequenos ao meio dia é que muitas escolas recebem alunos nesse horário. Isto é, em diversas ocasiões o horário de saída do turno vespertino é próximo ao horário de entrada das turmas vespertinas.

Essa coincidência pode piorar ainda mais a situação e o controle e organização na saída dos alunos. Mas, o que fazer perante essa situação? Como organizar e controlar melhor a saída dos alunos?

A perspectiva da escola sobre o controle e organização na saída

Gerenciar melhor a saída dos escolares é fundamental para o bom funcionamento da escola e cumprimento de horários tanto dos professores, funcionários quanto dos responsáveis pela busca das crianças e adolescentes na instituição de ensino.

Tendo em vista a necessidade de controle e organização na saída, torna-se primordial otimizar a logística por meio do controle do fluxo de alunos. Evitar correrias, abundância de alunos na área externa ou na hora de entrar no transporte escolar ou carros é indispensável para que a escola finalize suas atividades diárias com sucesso.

Dependendo da forma como a escola encara o horário de saída, ela pode optar por separar os horários de saída por turmas, assim, diminui o tráfego de estudantes em um mesmo horário. Outra solução interessante consta do uso de sinais como placas e adesivos solicitando cautela, prudência e indicando o caminho da saída (solução para os mais pequenos).

A escola também pode ter um melhor controle e organização na saída quando conta com um espaço de convivência para abrigar os alunos que, por algum motivo, precisam deixar a escola em horário posterior ao da saída. Esse espaço de convivência pode ser equipado com pufes, livros e brinquedos configurando assim, um espaço lúdico.

Organizar a fila de vans e carros em frente ao local escolar também é uma alternativa adequada para o melhor controle da saída. Vias congestionadas, veículos brigando por espaços na rua (em especial, se a rua é estreita), espaço tumultuado para pedestres, este é o panorama típico das escolas no horário de saída.

A situação exposta no parágrafo anterior pode ser minimizada. Para isso, a escola precisa orientar os motoristas a não estacionar em locais impróprios, não parar em filas duplas, sinalizar espaços para o estacionamento de veículos escolares como vans.

Como organizar melhor: O uso da tecnologia no controle e organização na saída

Embora todas as soluções citadas até o momento sejam relevantes, a comunicação ainda é a prática mais efetiva. Imprevistos acontecem e é necessário estar preparado para lidar com eles. Desta forma, sugere-se que a escola adote um aplicativo que possa estimular a troca de informações entre a escola e os responsáveis pela busca dos estudantes.

Um aplicativo interessante deve proporcionar um serviço de mensagens que possa servir para informar à escola quando o responsável não conseguirá cumprir o horário ou quando está prestes a chegar à instituição. No caso do aplicativo Connect Escolas, ele ajuda no controle e organização na saída, uma vez que conta com a funcionalidade “Estou Chegando”.

A função permite que os pais enviem um alerta em tempo real para que a instituição prepare o estudante para a saída. Desta forma agiliza o controle e organização na saída, reduz congestionamentos e possibilita uma saída mais segura e organizada. Que saber mais informações sobre a confiabilidade desta função? Conheça o aplicativo escolar Connect Escolas!