InícioComunicaçãoPrincipais motivos para utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação

Os efeitos da era da tecnologia e da informação são visíveis em todas áreas da nossa vida. Com o fácil acesso à internet e aparelhos celulares cada vez mais modernos, que estão ao alcance de toda a população, o nosso relacionamento com o mudou foi totalmente modificado.

A maioria dos ambientes de trabalho foram os primeiros a tornar informatizados. Nossas demais tarefas cotidianas também sofreram influência direta por parte dessas tecnologias.

Temos vários aplicativos a nossa disposição, como agendas, despertadores e outras plataformas feitas para agilizar nosso dia-a-dia. Mesmo as relações humanas estão transformadas, depois do surgimento de uma variedade de sites de redes sociais.

Na área de educação não foi diferente. O curioso foi que enquanto muitas escolas estavam apenas se adaptando aos computadores e se acostumando com a ideia de navegar pela web, os alunos já estavam um passo à frente.

Os chamados ‘millenials’, que são os jovens e adolescentes a partir dos 16 anos de idade mais ou menos, cresceram habituados a utilizar essas ferramentas para efetuar pesquisas e estudar para provas, e também para o seu lazer, acessando a diversos jogos e sites de entretenimento.

Esse fenômeno fez com que muitas instituições de ensino, até alguns anos atrás, enxergassem somente os efeitos negativos da tecnologia e da informação na vida de seus alunos.

Apontada como modismo e característica de dispersão na vida das crianças e adolescente, a internet e os smartphones se tornaram uma espécie de vilã na visão de muitos educadores, gestores da área de ensino e também dos pais de alunos.

Como a utilização de tecnologias passou a ser vista com bons olhos na educação

Desde então, estudiosos de comunicação e engenheiros da informação passaram a buscar maneiras de utilizar a tecnologia a favor do ensino.

Com o crescimento das crianças nascidas depois do ano 2000, foi observado uma mudança no relacionamento com ferramentas modernas, tanto por parte delas, quanto por parte dos seus pais.

Os jovens adultos de hoje também encontram maneiras de usar informações disponíveis na internet e aplicativos de última geração a favor das suas rotinas de trabalho e de estudo.

Resumindo, se ocorreu uma mudança comportamental nas crianças de agora e também no modo seus pais se comunicam, a educação também se viu transformada, podendo aderir ao benefícios que a tecnologia e a informação podem levar para dentro das instituições de ensino.

Motivos para investir no uso das tecnologias de informação e comunicação na sua escola

Nesse cenário de atualizações constantes, os professores de hoje se veem motivados a investir em sua formação continuada. É preciso estar ligado em todas as tendências de comunicação, novos métodos de ensino e nas descobertas que foram possibilitadas a ciência, graças a esse avanço tecnológico.

Dessa maneira, suas aulas se tornam mais dinâmicas e atuais, ganhando não só a confiança como também criando um vínculo de amizade com seus alunos.

Um profissional treinado consegue extrair o que há de melhor em aplicativos e outras plataformas de ensino, mantendo assim a atenção de toda a classe, fazendo com que seus celulares estejam conectados em fontes de conhecimento, e não em ferramentas que provoquem alguma distração.

A comunicação por meio de mensagens instantâneas também é uma realidade da vida da população. O WhatsApp e o Messenger são os mais conhecidos.

No entanto, dentro do ambiente escolar, essas opções podem vir a não ser as mais viáveis na hora da comunicação entre pais, alunos e mestres.

Foi pensando em suprir necessidades como essa, que o aplicativo do Connect Escolas surgiu. Por meio de mensagens instantâneas, via rede social privada, educadores, estudantes e suas famílias se mantêm informadas de tudo o que acontece relacionado a vida escolar.

Montar um calendário com provas, trabalhos e deveres de casa que devem ser entregues pelos alunos também ficou mais fácil, pois é possível fazer isso utilizando ferramentas como a Agenda Virtual.

Com o aplicativo do Connect Escolas, além de acompanhar e poder participar mais da evolução do aprendizado de seus filhos, os pais e responsáveis, trocam mensagens com professores, recebem avisos, fotos e participam de Pesquisas Online.

Toda essa praticidade e aumento do nível de satisfação dos pais, são os principais motivos para se utilizar das tecnologias de informação e comunicação na educação dos seus alunos.