O que é o Marketing Educacional?
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domingo, 16 de dezembro de 2018

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O que é o Marketing Educacional?
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O que é o Marketing Educacional?

O marketing educacional foca os seus esforços na pesquisa social em prol do desenvolvimento de estratégias nas escolas. Estas estratégias possibilitam alcançar soluções em termos administrativos, captação de clientes e satisfação dos seus tutores ou pais. Além disso, o marketing educacional visa atender as demandas sociais e legais no âmbito da educação.

O marketing educacional permite que as escolas se tornem competitivas mesmo diante de um cenário que está sempre aceitando novas instituições. Assim, a instituição que mantem um marketing educacional forte, tem mais chances de destaque perante a concorrência. No que tange ao mercado, uma escola com abundante poder nas ações de marketing educacional consegue se posicionar melhor no segmento.

 

Conceituando o Marketing Educacional

O desenvolvimento do marketing e a sua inclusão em diversos setores da sociedade é cada vez mais amplo. Incialmente, falava-se apenas do seu uso em empresas de grande porte e com fins lucrativos. No entanto, a conjuntura atual permitiu que o marketing se perpetuasse em diversas instituições como micro e pequenas empresas, organizações prestadoras de serviço. O marketing também é usado em igrejas, ONG's, instituições de ensino, etc.

Nos últimos anos, um dos setores que ganhou força após a aplicação, desenvolvimento e uso de ferramentas e estratégias de marketing é a educação. Mas esta perspectiva nem sempre foi assim. Era frequente encontrar profissionais avessos à inclusão do marketing nas escolas. Inclusive, estes defendiam que não havia qualquer relação entre a educação e essa área. E também agregavam que a entrada do marketing no meio escolar poderia ser uma forma de conceber a instituição como um comércio.

Felizmente, a visão tradicional foi substituída por uma mais harmônica nos dias atuais. A realidade do marketing educacional vai de encontro às vendas. O foco do marketing educacional é a criação de relações a longo prazo com os clientes. Embora a captação de alunos seja atrelada à venda de um serviço, o marketing não está restrito ao processo de compra.

Em termos gerais, o marketing educativo pode ser definido como um processo de investigação das necessidades da sociedade no intuito de desenvolver serviços de educação eficientes e de sucesso. Estes serviços prestados pelas escolas precisam agregar valor ao processo educativo sem perder de vista a ética envolvida nas ações de educação.

 

Para que serve o Marketing Educacional?

O marketing educacional é uma importante estratégia das escolas que visam empreender relacionamentos duradouros com os alunos. Em termos gerais, há quatro vantagens fundamentais de contar com este tipo de marketing:

Posicionamento no mercado da instituição de ensino

Ações adequadas de marketing educacional possibilitam que a escola desenvolva o seu posicionamento no mercado e assuma posições de relevância perante os concorrentes. Um marketing efetivo em termos de pesquisas educacionais, necessidades dos alunos, demandas dos alunos potenciais e de suas famílias e conhecimento do âmbito da legislação colabora para o sucesso da instituição.

Melhora as técnicas de comunicação com o público-meta

A forma como a escola envia a mensagem ao seu público assim como a qualidade da mensagem encaminhada são importantes para que a escola possa ter um contato eficiente com os seus clientes (alunos) e o núcleo familiar. Portanto, é preciso prestar atenção na forma como a escola está desenvolvendo essas mensagens. Além disso, precisa ter em mente que ruídos e barreiras na comunicação sempre existem. Assim, é indispensável avaliar se as informações contidas na mensagem estão claras, são objetivas e relevantes para o público.

No que concerne aos canais de contato com o público-alvo, a escola precisa adotar meios efetivos para que haja um relacionamento adequado. Assim, ela pode realizar ações de marketing educacional por meio das redes sociais, e-mail marketing, blog institucional, site da escola, aplicativo e muito mais.

Melhora as condições dos clientes internos

Os clientes internos da escola são os profissionais e trabalhadores que nela atuam. Isto é, professores, pessoal da administração, colaboradores operacionais. Além de prestar atenção na demanda dos clientes externos (alunos e alunos potenciais), a escola deve verificar quais são as necessidades dos seus colaboradores.

A busca pela compreensão dessas demandas potencializa a motivação do pessoal para o trabalho. Outro ponto importante é que ao analisar quais são as carências e perspectivas do seu quadro de funcionários, a instituição poderá realizar ações que visem a melhora das condições de trabalho. Estas novas condições serão valiosas no desempenho dos colaboradores nas suas funções. Como consequência, a escola poderá contar com pessoas mais ativas, motivadas e orientadas ao bom atendimento.

Criação de ofertas educativas que satisfaçam as necessidades do mercado

As pesquisas realizadas pelas escolas a fim de descobrir as necessidades do público meta são importantes para o desenho do mecanismo de ensino da instituição. Além de contar com essas pesquisas, as escolas interessadas em aumentar a captação de alunos podem efetuar pesquisas na comunidade. Este tipo de pesquisa tem como objetivo descobrir as carências e as necessidades dos estudantes em termos de educação.

 

4 dicas para ter sucesso no Marketing Educacional da escola

A escolha do conjunto de ações de marketing educacional nem sempre é fácil, haja vista os diversos pontos que precisam ser considerados. No entanto, contar com algumas dicas pode fazer toda a diferença na hora de realizar essa tarefa.

  • Entender o processo de tomada de decisão do cliente

Os clientes das instituições de ensino são os alunos. Assim sendo, é indispensável compreender como ocorre o seu mecanismo de tomada de decisão. A necessidade de informações adicionais precisa ser contemplada nas diferentes etapas deste processo. Quanto mais informações o seu aluno potencial puder recolher, mais credibilidade a instituição terá perante os seus olhos. Visto isso, é preciso que as ações de marketing educacional proporcionem informações relevantes para as várias etapas da contratação do serviço de educação.

Outro ponto relevante é a necessidade da escola entender como o seu cliente pensa e quais são as demandas dele que precisam ser atendidas. Após fornecer informações importantes e ter plena ciência das necessidades do público-meta, é possível ter mais sucesso captando e fidelizando estudantes e suas famílias.

  • Aposte na Matriz SWOT

A matriz SWOT também conhecida como matriz FOFA é uma metodologia muito eficiente que permite saber quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização. Como toda escola é uma organização, a matriz SWOT pode ser uma ótima alternativa para entender as condições atuais da escola (forças e fraquezas) e do mercado (oportunidades e ameaças).

Para montar uma Matriz SWOT de qualidade é necessário contar com o auxílio dos colaboradores de diferentes áreas da escola. Faça uma reunião e colete as informações necessárias. Você irá ficar surpreso/a com o resultado!

  • Invista no Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo faz parte das ações do marketing digital. Este por sua vez é extremamente usado nas ações de marketing educacional.

A criação de textos informativos acerca de temas que interessem o público-meta da instituição promove a credibilidade da organização perante a concorrência. Além disso, é importante alimentar os canais virtuais com mensagens diversas. Isso é, não sobrecarregar os perfis ou páginas e blogs com conteúdo publicitário da empresa.

  • Estratégias emergentes devem ser consideradas

Nem sempre as estratégias iniciais são adequadas para o seu objetivo. Muitas vezes, este fato é descoberto depois de ter colocado em prática todas as ações estruturadas. O que fazer? Simples! Trace estratégias emergentes.

Uma estratégia emergente é planejada e estruturada para substituir a estratégia inicial. Isso acontece quando as ações da estratégia principal não estão dando certo e é preciso colocar um novo plano em ação. Somente é possível detectar vieses nos resultados a partir do momento em que se desenvolve um controle eficiente da estratégia inicial. Quando os resultados obtidos não estão alinhados aos esperados, é hora de optar por colocar em prática uma estratégia emergente de marketing educacional.

 

3 estratégias matadoras de marketing educacional digital

  • Buyer persona: Quem é o seu alvo?

A primeira estratégia a ser considerada é criar uma persona. Esta é a representante do seu público-meta. Neste caso, ela representa o perfil da pessoa para qual está sendo direcionada as ações de marketing educacional.

Mas atenção, criar a persona é uma missão árdua e requer comprometimento. Assim, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo antes de esboçar o perfil. Caso contrário, as ações são focadas nessa persona e por conta das preferências do mercado acabam alcançando outros públicos.

  • Geração de leads

Não adianta nada ter um discurso super fluído se você não orientou o conteúdo para o público que deseja alcançar. Quando se direciona o discurso, é possível aumentar o número de visitantes no perfil, blog ou site. Um ponto importante a ser mencionado é que tampouco há interesse em um discurso que não capte nenhuma informação sobre o público-alvo. Por isso, é importante apostar nas estratégias de captação de leads. Desta forma ficará por dentro das pessoas que andam visitando os locais web da instituição de ensino.

  • Fale com o público-alvo

Manter contato ativo com o seu público-meta é indispensável para se relacionar bem com o mesmo. As pessoas precisam sentir que estão sendo valorizadas e isso é o que muitas empresas não entendem. É mais ou menos o que acontece em época de eleição, quando os políticos vão as ruas para falar com o povo (leia-se pedindo votos).

Não adianta a instituição de ensino investir em diversas ações de marketing educacional somente em época de volta às aulas. É necessário manter constância nas campanhas e ações, só assim as pessoas sentirão que têm real valor para a instituição.

Deseja saber mais informações sobre este e outros assuntos ligados à área de educação? Entre em contato conosco, aproveite e tire todas as suas dúvidas.

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COMENTÁRIOS RECENTES

Essa nova função vai ficar matadora.
Um incrível já está bom!

Isto é um pouco do que ouvimos durante um dia de trabalho :)

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