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Integração de alunos com necessidades especiais

Nos dias de hoje, muito tem sido dito com relação ao tema integração dos alunos com necessidades especiais. Esse conceito está em evidência devido a ações governamentais, debates da sociedade civil e novas metodologias aplicadas em sala de aula.

A educação, como um segmento que passa por frequentes avanços precisa ser acompanhada por todos os profissionais envolvidos. Seja pessoal relacionado com afazeres administrativos, tecnológicos, pedagógicos, esportivos e até psicológicos. Na atualidade, os professores, os pais de alunos, os estudantes e a comunidade de maneira geral possuem necessidades e exigências diferenciadas.

Isso significa que os pais de alunos com necessidades especiais têm dimensão da importância da integração e do ensino no desenvolvimento saudável. A questão da inclusão está dentro dos debates, medidas e até projetos de lei.

Esses movimentos colocam o assunto cada vez mais em voga e aceleram a integração de pessoas de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais.

Tudo isso é de vital importância para que os estudantes possam crescer enquanto cidadãos, com direitos e deveres de participação social devidamente assegurados. Contribuição social que possa ser incentivada ali, mas deve ultrapassar a sala de aula.

Integração de alunos com necessidades especiais dentro e fora de sala

Vale salientar que esse debate amplo sobre a inclusão teve origem na movimentação histórica pela conquista dos direitos humanos. Apesar disto, essa não é uma pauta nova tanto no Brasil quanto no exterior.

Levando em consideração, esses princípios já fazem parte de Declarações e Diretrizes Políticas desde 1948. Isso tudo em função da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Desde então, existe a preocupação em garantir e oferecer na prática as devidas condições aos alunos com necessidades especiais. Afinal, o contexto educacional também foi contemplado na Declaração Universal dos Direitos Humanos desde os seus primórdios.

O fato é que ainda há muito que ser debatido e aprimorado a respeito das formas e atividades de inclusão. É preciso encontrar elementos humanos que estejam verdadeiramente comprometidos na realização desta missão, além do conhecimento prático e teórico.

Essa integração precisa acontecer em um ambiente com recursos e suporte técnico para que o aluno possa se desenvolver e crescer ali. Os alunos com necessidades especiais carecem de apoio complementar ao aprendizado de sala de aula tradicional.

E com uma estrutura adequada é muito mais simples impedir que o estudante se sinta desanimado ou frustrado. Com a ajuda e o ambiente ideal, a probabilidade de evasão escolar é reduzida consideravelmente.

Tecnologia para facilitar a integração dos alunos com necessidades especiais

As ferramentas tecnológicas podem ser extremamente úteis para facilitar a integração dos alunos com necessidades especiais. Com suporte moderno, o professor tem muito mais chance de se aproximar e chamar a atenção do estudante.

Em contrapartida, o aluno se sente desafiado e estimulado a desenvolver o seu potencial ao máximo com as novas tecnologias. Até algumas dificuldades podem ser dribladas com uso de softwares, programas, aplicativos e a internet. A transmissão do conteúdo se torna muito mais interativa e interessante.

Neste contexto, o aplicativo escolar Connect Escolas tem a finalidade de intermediar o contato entre escola, pais e alunos. Com um canal de comunicação ágil e permanentemente aberto, pais de alunos com necessidades especiais podem acompanhar o que acontece em sala prontamente.

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