InícioAlunoImportância de um ambiente escolar saudável

Importância de um ambiente escolar saudável

Você sabe como o ambiente escolar influencia na aprendizagem? Sabia que o bom grupo escolar é importante não apenas para alunos, mas também para professores? Nesse texto, além de entender a importância de ter um bom meio na escola, vai descobrir como criá-lo fora da escola.

A influência do ambiente escolar além do aprendizado

O ambiente escolar se refere a todos os espaços da escola e a dinâmica que acontece nesses locais.

No período de escola os alunos estão em constante evolução, mas o meio escolar ruim pode interromper esse processo.

Para criar um bom ambiente o primeiro passo é começar pela sala de aula.

Uma sala com carteiras em bom estado, boa iluminação e com circulação de ar.

Um ambiente que atende as necessidades de quem usa irá parece mais estimulante.

Evitar comportamentos que causam conflitos entre os alunos é uma forma de manter o um bom ambiente.

Outra forma de adquirir um bom ambiente na escola é não tentar prender o aluno dentro de uma caixa.

Valorize as diferentes habilidades de cada um.

A maior influência que o ambiente criado na escola tem sobre os alunos é tornar esse tempo algo gratificante.

A ideia é fazer a escola ser parte da rotina do aluno e não apenas uma parte, alunos interessados na escola tem desempenho melhor.

Mas e para os professores? Você sabe qual o impacto da qualidade do ambiente escolar tem sobre eles?

Os professores são a base da convivência nas aulas.

Segundo estudos de Tricoli (2002 cit in Souza, & Castro, 2008) professores estressados prejudicam o desempenho dos alunos.

Para evitar conflitos entre professores e alunos é importante que eles possam realizar o trabalho sem se preocupar.

Com os alunos se desenvolvendo, professores trabalhando, então a direção pode se preocupar com tarefas administrativas e menos com problemas.

O meio escolar ideal tem que ser estimulante e permitir que todos da escola se sintam à vontade.

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância do meio escolar, descubra como cria-lo fora da sala de aula.

Como criar um bom ambiente escolar usando o celular?

Outro fator que influência na qualidade do meio escolar, mas é pouco falado, é a comunicação.

O aplicativo Connect Escolas foi criado para melhorar a comunicação entre todos da instituição.

Dessa forma o aluno continua fazendo parte do ambiente escolar ao sair da escola.

O aplicativo permite que todos consultem as datas de provas e reuniões acessando o calendário da escola.

A comunicação entre pais e professores é feita pela agenda eletrônica disponível no aplicativo.

Com o aplicativo é possível que a escola envie recados para os pais por notificação.

Existe uma variedade de formas de enviar conteúdo que pode ser por mensagem, foto ou vídeo.

O aplicativo atende a todas fases do ensino, desde berçário até ensino médio, além de ser totalmente customizável.

O Connect Escolas foi criado para integrar todos da instituição.

Nesse texto você descobriu a importância do ambiente escolar e como criá-lo fora da escola, basta instalar o aplicativo escolar Connect Escolas.