InícioAlunoHabilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais fazem parte de um dos aspectos mais importantes de formação do indivíduo. Tratam-se de uma série de competências para as pessoas lidar com as próprias emoções, se relacionar com outros e estipular metas e planos. Tais características adquirem uma importância ainda maior na infância, sendo a escola um dos principais agentes para desenvolve-las. Leia mais informações sobre o tema. Além disto, veja como o Connect Escolas pode ajudar as instituições de ensino a cumprirem com esta tarefa.

Principais informações sobre habilidades socioemocionais

A primeira coisa que se deve ter em mente sobre este tema é o fato de que há 10 principais habilidades socioemocionais. São elas:

• Empatia;
  • Felicidade;
  • Autoestima;
  • Ética;
  • Paciência;
  • Confiança;
  • Autoconhecimento;
  • Responsabilidade;
  • Autonomia;
  • Criatividade.

Estes são valores que devem ser estimulados e desenvolvidos nas pessoas desde a infância. E é na escola onde as crianças acabam tendo contato com todas essas habilidades de uma forma mais constante. Por isto, é importante que pais, responsáveis e educadores estejam cientes da importância de trabalhar tais aspectos com eles.

Estimulando as habilidades socioemocionais

Assim como os pais e responsáveis tem a obrigação de cultivar estes valores em casa, a escola também precisa fazer isto. Há uma série de estratégias e métodos capazes de contribuir com a instituição de ensino neste objetivo, tais como:

• Promover oficinas criativas, além de atividades de autoconhecimento;
  • Estimular atividades que desenvolvam a empatia e pensamento crítico;
  • Trabalhar com as emoções dos alunos de formas diferentes;
  • Desenvolver ações sociais, solidárias e voluntárias,

Uma das formas mais eficazes de alinhar estas atividades para desenvolver as habilidades com os pais e responsáveis é por meio da comunicação. Neste sentido, o uso do aplicativo Connect Escolas pode fazer toda a diferença.

O Connect Escolas para o desenvolvimento socioemocional

Estando dentro das maiores tendências de tecnologia e comunicação, o Connect Escolas é um aplicativo que fortalece elos. Por meio de suas funcionalidades, ele ajuda a estabelecer um contato sólido entre pais e responsáveis, alunos e a escola. Seus principais recursos incluem:

• Compartilhamento de informações e dados diversos, por meio de formato como áudios, textos, imagens e vídeos;
  • Funções como agenda, criação de formulários e canais de comunicação diretos para seus usuários;
  • Divulgação e acompanhamento das diversas atividades da escola, propiciando formas de estimular as habilidades dos alunos;

É importante ter em mente que a escola é um dos primeiros ambientes sociais para as crianças. É a partir das vivências que terão no local que irão formar seu caráter e sua visão de mundo. Por isto contar com o Connect Escolas para aproximar professores e pais ou responsáveis a este processo fará uma grande diferença para os estudandes.

Considerações finais importantes

Depois de entender mais a respeito do como funcionam e de que forma se desenvolvem as habilidades socioemocionais, fica claro o papel de todos os envolvidos neste processo. Com o uso do aplicativo escolar Connect Escolas, torna-se muito mais fácil criar uma rede de contato em prol dos alunos. Os resultados para construir personalidades mais saudáveis serão vistos em pouco tempo.