InícioMarketingFidelização e o marketing de relacionamento escolar

Fidelização e o marketing de relacionamento escolar

Grandes e pequenas instituições de ensino são conscientes da necessidade de realizar ações de marketing no intuito de captar alunos e aumentar a sua receita. Contudo, não são todas as instituições que visam empreender um bom relacionamento com os demais atores da comunidade escolar em prol de sua fidelização.

Sabe-se que em empresas de diferente porte, o marketing de relacionamento é extremamente importante para a fidelização dos clientes. Esta situação não é diferente nas escolas, afinal, o centro de estudos sobrevive porque alguém esta comprando o serviço e investindo na empresa. Embora possa parecer uma visão um tanto comercial do meio da educação, é fundamental que as escolas percebam a necessidade de empreender o marketing de relacionamento nas suas instituições.

O marketing de relacionamento escolar quando bem desenhado e aplicado, pode render ótimos frutos e proporcionar excelentes ganhos à instituição. Em especial, por conta do melhoramento da comunicação entre a escola e a família do aluno.

O marketing de relacionamento

Estamos na era das relações, onde vender o serviço que se presta já não é suficiente, é preciso empreender relações duradouras para assegurar que os consumidores serão fidelizados. A fidelização dos clientes é um dos principais fatores que possibilita melhores rendimentos às organizações. Manter um relacionamento com o cliente é a melhor maneira de criar uma relação sólida, duradoura e extremamente vantajosa para a empresa.

Neste caso, a empresa é do nicho escolar. Portanto, é preciso compreender que o seu cliente não é unicamente o aluno como também a sua família. O primeiro aspecto a ser valorizado no marketing de relacionamento é a comunicação. Uma sólida comunicação com os alunos e os seus pais possibilita que esse estudante e sua família percebam um valor abrangente na escola. É indispensável que o aluno e a sua família percebam que são valorizados e priorizados pela instituição de ensino.

É fato que as empresas que dirigem a sua atenção ao relacionamento com o seu público-meta têm resultados mais atraentes. Isso porque a escola consegue ter clientes fixos, ou seja, alunos fidelizados. Como consequência, tanto os alunos quanto as suas famílias tornam-se importantes delegados da marca. Para que isso aconteça é primordial que o marketing de relacionamento escolar mantenha contato constante com o seu público por meio do oferecimento de ajuda, conteúdo, informação. Outro ponto importante é que a estratégia de marketing de relacionamento priorize o esclarecimento de dúvidas.

3 atitudes para marketing de relacionamento de escolas inteligentes

• Não pense nos alunos como meros indivíduos que pagam pela educação e depois de finalizados os estudos desaparecem da vida da escola para sempre. Pense que eles são uma ótima chance para um relacionamento duradouro. Enquanto o estudante está frequentando a instituição, ele pode incentivar outros estudantes a ir para a sua escola. E quando o vínculo finaliza, ele poderá sugerir o centro para outras pessoas.

• Ações do marketing de relacionamento costumam gerar resultados no longo prazo por isso, invista. Investir na boa comunicação com os estudantes e com todo o núcleo familiar é fundamental para que essas ações possam render bom resultados.

• Pense nas redes sociais como excelentes meios de conseguir o apoio que você e sua escola sempre precisaram em termos de fidelização. Aposte em uma ótima gestão de redes sociais e busque nutrir o site e o blog da escola com conteúdo diversificado. No entanto, priorize que este conteúdo esteja acorde com as preferências e necessidades dos alunos e suas famílias.

As novas tecnologias no marketing de relacionamento escolar

A tecnologia é uma excelente aliada para uma comunicação escolar eficiente. É preciso identificar quais são as melhores ferramentas tecnológicas e investir nessas como canais de comunicação. Um dos principais recursos avançados do momento são os aplicativos. Estes são praticamente indispensáveis para o dia-a-dia das pessoas, já que são uma poderosa ferramenta de comunicação com as empresas. Neste sentido e concebendo a escola como organização, é importante perceber que o uso de um aplicativo escolar contempla a melhor alternativa para empreender ações de marketing de relacionamento escolar.

Para que o uso de um aplicativo seja uma experiência fantástica para o marketing de relacionamento, é importante que escolha o melhor aplicativo do mercado. O Connect Escolas é a melhor opção para a sua escola. Através dele é possível realizar ações de marketing de relacionamento escolar e potencializar a comunicação entre a escola, o aluno e o meio familiar.

Deseja saber mais detalhes sobre o Connect Escolas? Acesse aqui e conheça mais informações sobre as suas funcionalidades.