InícioEducaçãoEntenda qual a importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

Entenda qual a importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

Acompanhar a rotina escolar dos filhos ou daqueles que convivemos não é uma tarefa simples. Afinal, há muito mais nas tarefas cotidianas que apenas este recorte. Diariamente depois de acordar, tomar café da manhã e começar o dia, famílias levam os alunos para escola. Mesmo diante do contexto atual de pandemia, os estudantes passam anos com esta tarefa diária.  

Porém por ser uma rotina corrida o tempo com os filhos é bastante curto, e o engajamento com a escola, quase inexistente. E, consequentemente, é provável que muitos outros departamentos da vida da criança em idade escolar sejam afetados. O que reforça ainda mais o cenário de desatenção com esta rotina que acaba consumindo bastante tempo de vida com a criança. E, por vezes, é possível ainda notar equívocos das pessoas acerca desta educação aplicada fora de casa.  

Alguns responsáveis acreditam que a educação seja de total responsabilidade da escola. Ainda assim, também é sabido que educação é relacionada com valores que vem de casa. E mesmo que o conhecimento técnico e teórico venha do ambiente escolar, ele só terá força e efetividade se reforçados também fora dele. A educação é, portanto, um processo misto, que compreende todas as práticas vistas em casa e na escola. 

Assim sendo, o engajamento familiar na vida escolar do estudante possui uma grande influência. A Participação dos responsáveis nesta rotina tende a estimular o desenvolvimento do estudante, que identifica que há valor em suas tarefas. Com isso, passa a se envolver ainda mais também na sua própria realidade. Seja ajudando na lição de casa, participando das reuniões e eventos ou outras medidas, todas as formas de engajamento são aceitas e bem vindas. Quando a participação dos responsáveis é ativa, o aluno passa a ter um desempenho acadêmico muito melhor e mais motivação para futuros resultados.   

Saiba como participar da educação dos filhos 

Ainda que a tarefa de participação e engajamento pareça ser algo de predisposição, sabe-se que vai muito além disso. A rotina de trabalho, casa, atividades aleatórias e outras rotineiras sobrecarregam bastante as pessoas, a ponto de as limitarem. Por isso os pais se veem cheios de serviço e não conseguem participar mais ativamente da vida escolar do filho. Muitos responsáveis se esforçam, mas não sabem como ajudar na educação dos alunos no processo de aprendizagem. Assim, é preciso detectar pontos para colocar em prática algumas ações para melhorar e aproximar os pais desta rotina e engajamento. Confira! 

Coloque a educação escolar no dia a dia  

Com os pequenos, o ideal é conversar sobre o que ele aprendeu no dia. Conteúdos de disciplinas, comportamento de professores e estrutura da escola podem estar entre os temas norteadores desta conversa.  

Também é importante conversar sobre como foi o dia de forma geral na escola. As atividades alternativas propostas, os assuntos de destaque. E também sobre os amigos. Saber quem são, como se comportam. Demonstrar interesse. Já com os mais velhos, o ideal é, quando se tratar de faculdade, abordar as dificuldades, planos, mercado e também falar sobre o futuro, se as coisas andam como o inicialmente visualizado.  

Valorize o conhecimento, os professores e a aprendizagem 

O aluno aprende o valor da educação quando percebe o quanto isso é importante para a família. Assim, se a meta é fazer com que o estudante desenvolva o interesse pelo ambiente e as práticas escolares, o melhor é mostrar como isso é importante. Além da conversa diária sobre a rotina, comparecer na escola em oportunidades que surgem é algo ótimo. Isto não só mostra que se trata de algo bastante relevante para a família, como também aumenta o engajamento naquele cenário, com os tantos personagens existentes ali. 

Apoie o protagonismo do aluno 

Isto vai além de acreditar que a criança é capaz de tudo que ela se propõe. É preciso deixar claras as suas convicções, mostrar que é isso que pensa. Bem como demonstrar a confiança que sente, a ponto de acreditar que ela resolverá possíveis problemas da sua maneira e com sucesso.  Acredite que a criança e principalmente o jovem, são capazes de realizar o que querem. Todos podem aprender e fazer as melhores escolhas e só precisam de confiança e apoio para isto. 

Compareça aos eventos escolares 

Reuniões, entrega de notas e trabalhos, apresentações, festinhas e outras atividades são iniciativas criadas para aproximação dos responsáveis com ambiente. Assim, comparecer aos eventos faz uma enorme diferença no engajamento escolar. 

Ajudar na lição de casa 

O tema ou lição de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. É por ali que se tem conhecimento do que o estudante está vendo em sala de aula. Então, cria-se um momento de troca e interação entre pai e filho, ou criança e responsável. E este momento tende a ser muito valioso, inclusive pelo convívio, por si só. Determinar local e horário de estudo, pode, portanto, colaborar muito para o aprendizado e também para estreitar laços familiares. Ajude sempre que necessário, seu filho irá gostar muito. 

O que fazer para aproximar a família da escola 

A escola sempre tenta promover engajamento e convívio integral das famílias com o ambiente escolar e o aprendizado dos alunos. Por isso, algumas dicas podem colaborar para esta aproximação mais efetiva: 

  • Apresentação da proposta pedagógica. É importante que os pais conheçam toda a estrutura que o espaço escolar oferece. Assim, a equipe responsável apresentar as instalações, funcionários e, principalmente, a proposta pedagógica já no início do período letivo;  

  • Realize eventos onde a família também participe. Festas e comemorações aproximam de forma mais leve a família da escola. Além disto, é dever da escola receber a todos. Por isso, celebrações são ótima oportunidades. 

  • Uso de aplicativos de comunicação. Dentro do possível, principalmente com a modernização de vários processos, o uso de aplicativo escolar como o aplicativo escolar Connect Escolas facilita e melhora a comunicação entre família e escola. Basta apenas encontrar aquele que atenda o conjunto de necessidades da escola de seu filho.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes