InícioEducaçãoEnsino Híbrido

Ensino Híbrido

O termo Ensino Híbrido tem sido cada vez mais utilizado no setor de educação no Brasil. Na prática, trata-se de um tipo de ensino que visa unir dois tipos próprios de educação. A online, onde normalmente o estudante tem aulas sozinho, o que permite guardar dados bem personalizados sobre cada um dos alunos. Ao lado do off-line, um momento muito importante no crescimento pessoal e profissional, pois há o contato com o professor e outros estudantes.

Ao se falar em estudo online é possível destacar outros fatores que acabam dando mais controle para os alunos, uma vez que ele pode fazer as suas aulas em um horário determinado, no seu ritmo e em um local que sinta confortável. E esse local pode ser o mais variado possível, desde o laboratório da escola, ou na própria sala de aula.

Além disso, no ensino híbrido, as aulas online também podem ser feitas por um grupo de alunos. A pesquisa pode ser realizada em livros, celular ou tablet, e essa autonomia é apontada como muito importante nesse processo, pois desperta um senso de responsabilidade nos estudantes.

Já o off-line é responsável por despertar outros fatores, igualmente importantes, como, por exemplo, o estudo em grupo, vale ressaltar que o contato com outras pessoas ajuda bastante no aprendizado. A presença do professor é outro diferencial no estudo hibrido, pois ela pode ser fixa ou não. O certo é que esse contato contribui positivamente para o desenvolvimento do indivíduo como um todo.

No Ensino Híbrido esses dois mundos se encontram, sendo utilizado para despertar diferentes tipos de aprendizado e de ensinamento sobre um determinado fator. Em ambos os momentos é preciso ter em mende sempre o aprendizado total. Um acaba complementando o outro, sendo necessário que a instituição consiga absorver muito bem todos os conceitos realmente importantes.

Exemplos de Ensino Híbrido

É comum que dentro da plataforma de Ensino Híbrido, possam ser acessados alguns modelos de educação. Basicamente, eles estão divididos em duas categorias, aquela relacionada ao modelo tradicional, e ao considerado disruptivo, que como o nome já sugere, causam uma ruptura com o modelo tradicional, e apresentam algo novo.

Dentro dessas categorias são encontrados alguns exemplos práticos do Ensino Híbrido. Um bom exemplo é o conhecido como “rotação por estações”, que diz respeito aos “cantos” da pedagogia e educação aplicados ao ensino infantil e estudantes do ensino fundamental. Nesse modelo, cada espaço é dividido em estações de trabalho, cada uma voltada para um assunto específico.

No conceito citado acima, pelo menos uma das estações de trabalho precisa ser online. Dentro de um espaço de tempo determinado, o estudante precisa passar por todas as estações de estudo até o final da aula. Vale ressaltar que essas estações dentro do Ensino Híbrido precisam ser independentes entre si.

Outros modelos de Ensino Híbrido

Além do modelo de Ensino Híbrido citado anteriormente, os interessados em implementar a ferramenta nas suas instituições precisam saber que há outros tipos, que seguem o mesmo conceito, tais como:

Rotação Individual:

Muito semelhante à “rotação das estações”, porém, nesse caso, os roteiros são elaborados pelos professores individualmente. Nesse caso, o estudante não precisa obrigatoriamente passar por todas as rotações, mas sim por aquelas que estão mais voltadas para o seu perfil, justamente por esse motivo, essa rotação é personalizada.

Sala de aula invertida:

Nesse caso, o consumo de informações que era feito na sala de aula derruba fronteiras, ou seja, os alunos podem fazer as aulas nos locais que desejarem, seja em casa, na casa de um amigo, etc., basta apenas ter acesso à internet.

Os materiais utilizados nesse caso são os mais diversos, como vídeo-aulas, ebooks, games, slides, aplicativos, entre outros. Tudo que podem de alguma maneira ajudar na aprendizagem, pode ser utilizado nesse momento. Vale ressaltar que tudo precisa ser acompanhado de um tutor, que faz com que os dados passados sejam melhores aprendidos pelos alunos.

Outra característica importante do modelo de sala de aula invertida dentro do Ensino Híbrido é o fato de que os estudantes também têm acesso à conteúdo dentro da sala de aula. Pode ser através da aplicação de provas ou trabalho em grupo, uma vez que esse conceito abrange o estudo online e off-line.

Vale ressaltar que independentemente do modelo a ser aplicado na instituição é essencial ter a participação ativa dos professores. Esses profissionais precisam planejar as aulas pensando em cada um dos ambientes. Cada característica deve ser considerada, uma vez que os estudantes precisam estar preparados para cada etapa.

Como implantar o Ensino Híbrido na sua escola

O planejamento é o ponto inicial para quem deseja implantar o Ensino Híbrido na instituição de ensino. Cada um dos modelos irá de alguma maneira interferir em diversos pontos dentro da escola, as principais alterações será com relação a infraestrutura a ser utilizada, formação para os professores que precisam se adaptar a esse novo modelo, práticas em sala de aula, currículo próprio, adoção de modelos de avaliação, entre outros.

No Ensino Híbrido, os professores precisam dominar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, também conhecidas como TIC´s. que serão utilizadas dentro da sala de aula, sem isso, é muito provável que o profissional se sinta perdido.

Vale ressaltar que quando aplicadas de maneira correta, as novas tecnologias trazem diversos benefícios para alunos e professores. E para adotar esses recursos, da maneira como devem ser colocados em prática, é muito importante pensar sempre em estratégias diferentes, tanto relacionadas aos estudantes, como também a organização como um todo.

Outro ponto importante para quem deseja aproveitar as vantagens do Ensino Híbrido é pensar na avaliação como um diagnóstico, a ser aplicada no decorrer do procedimento e não no final. Pensar com tranquilidade em todos esses dados irá fornecer as informações necessárias para implantar com muito mais tranquilidade um dos modelos dentro do Ensino Híbrido.

O uso do Ensino Híbrido em treinamentos corporativos

O Ensino Híbrido permite que sejam tirados o melhor dos dois mundos, levando em consideração o online e o off-line, isso faz com que até mesmo os treinamentos corporativos possam aproveitar dessas vantagens.

Além de otimizar o processo de ensino, esse modelo híbrido ajuda a aplicar treinamentos muito mais eficazes, uma vez que alguns modelos atingem um nível adequado no meio digital, e outros já precisam de um contato mais próximo.

Suponha que um treinamento necessita de uma aplicação mais prática, porém ele envolve outros pontos que são melhores explorados no modelo e-learning, nesse momento entra em cena o modelo de Ensino Híbrido para atingir o maior número possível de pessoas, sempre buscando os melhores resultados, algo muito importante para aproveitar ao máximo essa ferramenta.

O futuro do Ensino Híbrido

As salas de aulas precisam se adaptar a essa nova realidade dos alunos, ou seja, hoje em dia, crianças, adolescentes e jovens de uma maneira geral estão cada vez mais conectados, e isso exige algumas medidas importantes das escolas.

Através do Ensino Híbrido, educadores podem buscar ferramentas que visam a otimização do ensino, além de aprimorar essas ferramentas às necessidades de cada aluno, de uma maneira altamente personalizada. Pode-se afirmar que essa modalidade de ensino é cada vez mais uma representação da influência na produção de conhecimento não só no Brasil, como no mundo.

Através dessas ferramentas é possível democratizar cada vez mais o ensino à distância, proporcionando também uma interação bem mais efetiva de culturas diferentes.

O certo é que ao pensar no futuro do Ensino Híbrido no país é preciso ter consciência que não há volta nesse processo, e que ao mesmo tempo a postura de professores precisam ser modificadas, da mesma forma que o ensino tradicional está mudando. Sendo que os próprios alunos precisam encarar essa mudança como algo saudável, e que precisa ser “abraçada” por todos os envolvidos, todas as partes precisam estar em sintonia com todos os passos envolvidos.

Especialistas já afirmam que nos próximos anos, a troca de conhecimento será muito mais intensa entre as pessoas, em especial dentro do ensino à distância, que ganha mais força a cada dia.

Ao adotar o Ensino Híbrido, a instituição tem o seu tempo de ensino otimizado de uma maneira singular, isso ocorre devido ao fato dos alunos terem conhecimento de todo o material a ser passado, uma vez que o professor consegue disponibilizar com antecedência tudo o que será visto durante a aula, seja ela online ou off-line.

Isso faz com que cada tema a ser passado durante as aulas ganhem a função de ser estuados mais profundamente. Na prática isso quer dizer que o uso de uma boa plataforma de EAD proporciona mais agilidade nos diferentes processos, algo muito importante.

E um bom exemplo para quem deseja optar pelo Ensino Híbrido é o aplicativo Connect Escolas, com um diferencial extra, os pais são convidados a participarem ainda mais ativamente na vida estudantil dos seus filhos. Com um design moderno e funcional, o app permite que sejam feitas diversas intervenções. Se você se interessou, entre contato conosco para conhecer  sobre esse aplicativo que já vem facilitando a vida de muitas pessoas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes