InícioDicasDicas para deixar os responsáveis satisfeitos com a instituição

Dicas para deixar os responsáveis satisfeitos com a instituição

Quando se fala em gestão escolar nem o mais capacitado dos administradores consegue encarar todos os desafios sem ao menos titubear. Um dos aspectos que ocasiona mais dúvidas nesses gestores diz respeito à satisfação dos clientes. Afinal, a instituição de ensino deve primar pela satisfação dos alunos, pais ou responsáveis pelos menores.

A escolha de uma nova escola ou a permanência das crianças em uma instituição está diretamente relacionada com a qualidade de ensino, relacionamento da escola com os alunos e com as famílias, capacidade de reação perante situações adversas não planejadas. E todos estes aspectos interferem na forma como o público objetivo percebe a instituição, ou seja, afeta (de maneira positiva ou negativa) a satisfação dos responsáveis.

4 dicas para a instituição satisfazer os responsáveis

Embora a escola seja o local onde os alunos conquistam conhecimentos, é preciso compreender que a função da escola costuma ultrapassar a mera formalidade. Como os alunos passam uma boa parte do dia na escola, é compreensível que a instituição seja uma referência na construção do caráter.

Também é na escola que os alunos aprendem a criar vínculos com os seus pares, conquistam novos valores e fortalecem outros tantos, potencializam o desenvolvimento de suas potencialidades. Vale lembrar que é na escola que muitos sonhos nascem e outros costumam ganhar asas, assim, a escola também é fonte de esperança e espectativa sobre o futuro.

Ao entender todos os aspectos mencionados acima, fica mais fácil compreender os motivos pelos quais os reesposáveis buscam instituições bem-conceituadas para a educação das suas crianças e adolescentes. Portanto, para que esses responsáveis compreendam que a melhor alternativa em termos de instituição é a sua escola, precisam estar satisfeitos. Mas como garantir essa satisfação.

1 – Mostre aos pais como a escola contribuirá com a educação

Logicamente, mostrar o plano de ensino, as instalações e demais aspectos formais é importante. No entanto, o que faz a verdadeira diferença é mostrar como os alunos serão beneficiados considerando não somente a dimensão do aprendizado acadêmico como também os aspectos socioemocionais.

2 – Defina valores e a identidade da instituição

No momento de avaliar a permanência das crianças em uma escola ou a mudança para outra entidade de ensino, diversos fatores são ponderados. Cabe salientar que esses fatores ajudam a própria escola a identificar qual o perfil de alunos pretendido e assim, determinar com maior exatidão o público alvo da escola.

Normalmente, os valores são os aspectos mais importantes para os pais, por isso é tão importante que se deixe claro quais são os valores sustentados pela entidade de ensino. Esses valores referem-se à tolerância, religião, inclusão, relacionamento entre pais e filhos e escola e famílias, entre outros.

A identidade escolar é outro ponto relevante. Conhecer a missão e a visão da sua escola, objetivos e demais aspectos estratégicos permite compor a identidade e assim, mostrar com mais clareza esta dimensão ao público objetivo.

3 – Esclareça a proposta de ensino

Contar com um projeto pedagógico bem definido é essencial para as instituições. Na hora de escolher uma escola ou ponderar a permanência do aluno na mesma instituição de ensino, os responsáveis precisam considerar os objetivos principais da escolha. Isto é, é preciso alinhar os objetivos da família aos da escola.

É necessário tem um projeto pedagógico bem estruturado, pois este permite verificar se há compatibilidade da escola com os interesses, características e objetivos dos alunos e responsáveis.

4 – Mantenha uma comunicação eficiente

Manter uma boa comunicação entre pais e escola é indispensável para a satisfação dos responsáveis. Para isso, vale a pena utilizar ferramentas de comunicação efetivas e digitais tal como o uso de aplicativo.

Sem dúvidas, um eficiente app fará toda a diferença na forma como a instituição lida com as famílias. Quer conhecer uma alternativa de qualidade? Conheça o aplicativo escolar Connect Escolas!